A Garota Invisível – Mais um filme adolescente

Ariana (Sophia Valverde) é uma adolescente inteligente e divertida, mas que é praticamente invisível na escola, até o dia em que um vídeo dela se declarando para Khaleb (Guilherme Brumatti), o garoto mais popular da escola, vaza.

Isso chama a atenção de Khaleb, que logo chama Ariana para sair, mas também de Diana (Mharessa Fernanda), ex-namorada de Khaleb. Além disso, chateia Téo (Matheus Ueta), o melhor amigo de Ariana.

A Garota Invisível é um filme voltado para o público adolescente e não nega isso, muito pelo contrário, o filme mergulha fundo na temática.

Sophia Valverde como Ariana em A Garota Invisível
Sophia Valverde como Ariana

A Garota Invisível

No longa, acompanhamos Ariana, uma adolescente tímida e inteligente, que é completamente invisível na escola mas, obviamente, tem uma queda pelo garoto mais popular, Khaleb.

Quando Khaleb termina com a namorada, Diana, Ariana animada, grava sem querer um vídeo se declarando para ele e transmite para a escola toda, chamando atenção pela primeira vez. Khaleb então, nota Ariana e resolve chamá-la para sair.

A Garota Invisível está repleto de clichês de filmes adolescentes, como a menina tímida que ninguém conhece e que tem uma queda pelo garoto mais popular da escola, a ex-namorada chata que faz de tudo para impedir que os dois fiquem juntos, o garoto popular que parece meio babaca mas que se mostra legal com o tempo e o melhor amigo apaixonado.

Mharessa Fernanda interpreta Diana, a ex-namorada de Khaleb
Mharessa Fernanda interpreta Diana, a ex-namorada de Khaleb

Isso por si só não é um problema, já que o público desse tipo de filme vai assistir em busca disso mesmo, e que muitos filmes de adolescentes ainda usam dessas temáticas, a questão é que A Garota Invisível não se sai bem de uma forma geral.

Filmagens em tempos de Covid-19

A Garota Invisível foi filmado durante a pandemia de Covid-19 e isso claro, exigiu que as filmagens e, portanto, o filme, tivessem características bem especiais. A trama acontece quase que totalmente através de redes sociais, e existem poucas cenas filmadas fora de casa ou que tenham dois atores ao mesmo tempo.

É interessante que o filme escolha essa linguagem, uma vez que é voltado para o público jovem, que já está completamente imerso nas redes sociais, e que o tema seja justamente as redes sociais e o vazamento do vídeo de Ariana.

A trama de A Garota Invisível é apresentada pelas mídias sociais
A trama é apresentada pelas mídias sociais

O filme até se sai bem dentro das possibilidades que tem. Deve-se levar em conta que é muito difícil rodar um filme que fale sobre relações entre adolescentes sem que esses adolescentes se encontrem pessoalmente, mas o filme se prejudica em função disso.

Embora não seja estranho que Ariana e Téo se comuniquem por vídeos chamadas ou que ela e Khaleb marquem seu encontro pelas redes sociais, é peculiar que os dois melhores amigos não se encontrem nunca em momento nenhum da trama. Claro que essa é uma questão que pode ser relevada quando se pensa no período que vivemos, mas o público, por exemplo, não assiste ao encontro de Ariana e Khaleb, que é bem importante para a trama.

Talvez por isso, por não acompanharmos não só o primeiro encontro de Ariana e Khaleb, mas também a relação de Ariana e Téo, que é apaixonado pela amiga, as relações pareçam superficiais e as tramas bobas, mesmo para um filme de adolescente. Afinal, se estamos assistindo a um romance, precisamos acreditar naquela relação e naqueles sentimentos, o que não acontece aqui.

Khaleb
Khaleb

Aspectos técnicos de A Garota Invisível

A primeira coisa que se deve levar em conta – e se relevar – em relação A Garota Invisível é o fato de que o filme foi rodado durante a pandemia de Covid-19 e, por isso, teve que se adaptar a várias questões.

O longa então usa como linguagem as mídias sociais. Os alunos têm aulas de recuperação pela internet, conversam entre si por chamadas de vídeos e interagem em redes sociais, Diana, a ex-namorada de Khaleb, é uma blogueira, e acompanhamos sua vida através dos vídeos que ela posta.

A linguagem até funciona e, se tratando de um filme para jovens, tem algum sentido, mas A Garota Invisível sai bem prejudicado quando tenta estabelecer a profundidade das relações de seus personagens.

O filme A Garota Invisível se esbalda nos clichês adolescentes
O filme se esbalda nos clichês adolescentes

O filme é um tanto quanto clichê, uma vez que se escora em arquétipos muito claros do cinema adolescente americano. Por isso, é muito fácil prever o que vai acontecer, mas esse não é exatamente o problema.

Só mais um filminho adolescente

A trama é bobinha e fútil. Como as relações entre os personagens soam soltas e pouco realistas, parece quase sem sentido acompanhar aquela história. Um filme de romance, especialmente o de romance adolescente, geralmente não é muito inovador, mas pode fazer com que o público goste do casal e os acompanhe e torça por eles. Entretanto, não é o que acontece aqui, onde não acreditamos em nenhum dos casais.

O elenco também não ajuda muito e a impressão que se tem é que o filme é quase caseiro e que as falas, que também são bobinhas, são ditas de maneira nem um pouco natural. Mharessa Fernanda até se sai bem, embora interprete uma personagem ligeiramente estereotipada, que é feita para ser a vilã, mas não é o suficiente para segurar o filme.

A Garota Invisível fala sobre as redes sociais
A Garota Invisível fala sobre as redes sociais

Ainda que A Garota Invisível seja um filme de romance pensado para o público adolescente, sua trama não convence e seus personagens fracos, com relações simplistas, fazem com que o público, adulto ou adolescente, não veja muito sentido em acompanhar a história de Ariana.

O filme estreia dia 22 de dezembro nas plataformas de streaming.

A Garota Invisível - Trailer (HD)

A Garota Invisível

Nome Original: A Garota Invisível
Direção: Mauricio Eça
Elenco: Sophia Valverde, Matheus Ueta, Bia Jordão, Kaik Pereira, Guilherme Brumatti
Gênero: Romance
Produtora: Santa Rita Filmes
Distribuidora: Atômica
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar