A Ilha do Tesouro, Graphic Disney pela Panini
de Teresa Radice e Stefano Turconi
O casal responsável por criar uma das histórias mais memoráveis dos quadrinhos Disney, “Pateta Repórter”, investe agora na principal publicação de Robert Louis Stevenson: A Ilha do Tesouro! Mas colocando Mickey, certamente, como o protagonista e narrador.
Além dele, Jim Ratkins – ao invés de Hawkins, numa série de trocadilhos inventivos com nomes, que ainda traz Intry Bones (Intrigatão como Billy Bones), Dr. Horácio Livesey (Horácio no lugar de David), Capitão Lockett (Sir Lock Holmes como Capitão Alexander Smollett), Ben Patet (Pateta como Ben Gunn), Conde Cintrowney (Coronel Cintra como Squire John Trelawney), o navio Brasileira ao invés do Hispaniola e, claro, o mais cativante de todos: Long Bafo Silver, que coloca João Bafo-de-Onça como o lendário Long John Silver, icônico pirata de personalidade dualista, que divide o personagem principal no meio da jornada.
Teresa Radice preserva todos os elementos da obra original, injetando criatividade com os elementos cartunescos típicos da Disney. Sendo assim, temos um roteiro eficiente e divertido. Enquanto isso, Stefano Turconi mais uma vez impressiona nos desenhos, explorando enquadramentos ousados e ângulos dinâmicos. Eles certamente contribuem a todo momento para uma narrativa ora enervante, ora reflexiva, sem jamais ficar pedante.
A Ilha do Tesouro
A nova edição, agora pelas mãos da Panini e produzida pelo Studio 313 Comics, capricha em um álbum gigantesco que valoriza cada página quase próximo da medida original, em capa dura, com extras de esboços sobre a criação de personagens e alguns argumentos sobre a dupla criativa, tornando essa publicação mais um item de colecionador, seja você fã do clássico do Stevenson ou das crias de Walt Disney.
Em A Ilha do Tesouro, a fortuna em questão torna-se, magicamente, ainda mais preciosa graças à “riqueza” dos personagens Disney. Afinal, eles interpretam os protagonistas do livro clássico. Este álbum é enriquecido pelo diário de bordo da roteirista-navegante e pelo caderno de esboços do desenhista-marujo, que revelam o segredo de sua viagem aventureira pelo mar, fazendo o leitor sonhar com mundos tropicais e ilhas desertas.