Você Nem Imagina – Cyrano de Bergerac LGBTQ+

Em Você Nem Imagina, Ellie Chu (Leah Lewis) é uma adolescente tímida e inteligente, que costuma fazer os trabalhos de casa pelos colegas em troca de dinheiro. Quando Paul (Daniel Diemer) pede que ela o ajude a escrever uma carta para Aster Flores (Alexxis Lemire), uma menina por quem ele está apaixonado, Ellie não aceita, mas como ela mesma também gosta de Aster, acaba topando.

As coisas entre Paul e Aster começam a dar certo, mas Ellie percebe que também está cada vez mais apaixonada por Aster. Ela começa a se sentir culpada pela mentira e a se perguntar por quem Aster, de fato, está apaixonada.

Você Nem Imagina – Um Cyrano de Bergerac moderno

A trama deste filme é bem simples e até já meio batida, embora seja relativamente eficiente. O longa bebe na fonte da peça de Edmond Rostand, Cyrano de Bergerac, que por sua vez é inspirada na vida do próprio Cyrano de Bergerac.

Ellie em Você Nem Imagina
Ellie

Na peça, Cyrano é um homem ótimo com as palavras, mas que tem um nariz enorme e, por isso, é considerado feio. Ele é apaixonado por Roxana, mas não tem coragem de se declarar. Quando Cristiano, um jovem bonito, mas que não sabe falar ou escrever, pede que ele o ajude a escrever cartas para Roxana, Cyrano aceita e começa a declarar seu amor por ela.

Já vimos esse filme antes…

Essa é uma trama que já foi usada uma série de vezes em Hollywood, seja em adaptações diretas da peça, como Cyrano de Bergerac ou Roxanne, que é uma versão modernizada da peça; seja em filmes que usam essa trama para apresentar outra história como Fluentes no Amor ou Sierra Burgess é uma Loser, que mostra uma situação meio oposta a essa.

Você Nem Imagina segue nessa linha. Ellie não é uma menina feia, mas é impopular e é motivo de piada na escola, por isso, vive sempre escondda, mas é ótima com as palavras e já está acostumada a fazer os trabalhos de vários colegas. Por isso, quando Paul a pede para escrever para Aster, ela vê a chance perfeita de se declarar para a garota.

Paul pede que Ellie escreva cartas para Aster
Paul pede que Ellie escreva cartas para Aster

Personagens diversificados

No entanto, o filme tem algumas inovações que são interessantes e caem como uma luva para os dias de hoje. A primeira delas é que a protagonista é uma garota nascida na China, mas criada nos Estados Unidos, que sofre bullying por causa de sua origem. Parece uma mudança pequena e quase sem sentido, mas é um grande passo, uma vez que é muito difícil ver protagonistas asiáticas.

O segundo é que Ellie também é homossexual e o filme não trabalha nas questões referentes ao seu descobrimento, a sua aceitação ou a sua saída de armário. Ellie sabe desde o começo que gosta de meninas e parece estar tranquila em relação a isso. Ela não se debate com sua sexualidade, nem tenta ficar com os meninos ou evita olhar para as garotas. Ela parece segura sobre sua sexualidade e, embora não esteja gritando sobre isso para o mundo, não está tentando mudar ou aceitar.

Ainda bem!

Ellie tem uma série de inseguranças, mas nenhuma delas tem a ver com a sua sexualidade. O filme então, apresenta uma representação dupla, afinal, Ellie é asiática e homossexual. A produção nos entrega um filme que não quer debater a sexualidade de sua protagonista, mas sim, colocar uma personagem homossexual e asiática em uma comédia romântica que normalmente tem como protagonistas personagens heterossexuais e brancos.

O filme Você Nem Imagina traz uma personagem asiática e homossexual
O filme traz uma personagem asiática e homossexual

A sexualidade, inclusive, parece ser uma coisa muito fluida no filme e que é tratada de maneira muito natural. Ellie não é a única personagem que não questiona a sua sexualidade e que se aceita como é. Nesses aspectos, Você Nem Imagina é um filme moderno e atual, que faz muito sentido nos dias de hoje, e que é muito importante.

Aspectos técnicos de Você Nem Imagina

É óbvio que o filme parte de uma enorme boa intenção, e traz questões que devem ser mostradas em filmes juvenis e tratadas de maneira natural, como deveriam ser tratadas sempre. A trama é um pouco bobinha e é muito fácil prever tudo que vai acontecer, em parte porque a história já foi reciclada tantas vezes que todo mundo meio que já sabe como ela é, mesmo que não tenha tido contato com a peça, mas ela funciona e consegue cumprir o que promete.

Você Nem Imagina é uma comédia romântica adolescente, que só quer retratar uma história bonitinha, portanto, é um ponto a mais que o longa tenha tanta representação assim. A questão é que o filme se torna um pouco parado com o tempo, o que pode deixar alguns telespectadores um pouco entediados. Algumas questões que são expostas no filme não são muito bem desenvolvidas e acabam ficando sem resolução.

Ellie e Aster
Ellie e Aster

O elenco se sai bem, Daniel Diemer e Alexxis Lemire estão bem em seus papéis e entregam boas atuações; Wolfgang Novogratz, que interpreta o popular bonitão clássico dos filmes adolescentes é tão irritante que de fato sentimos raiva dele, mas quem chama a atenção mesmo é Leah Lewis, que entrega uma protagonista inteligente e divertida, mas que também é sensível e insegura, e por quem nos apegamos rapidamente.

Você Nem Imagina não é nenhuma grande obra prima do cinema, mas essa nem parece ser a sua intenção. O longa se vende como uma comédia romântica para adolescentes e entrega isso, o bônus é que ele também traz muita representação que se faz necessária. O filme está disponível na Netflix.

Você Nem Imagina

Nome Original: The Half Of It
Direção: Alice Wu
Elenco: Leah Lewis, Alexxis Lemire, Daniel Diemer, Enrique Murciano, Becky Ann Baker
Gênero: Comédia, Romance
Produtora: Likely Story
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar