Abarat, livro infanto-juvenil de Clive Barker

Candy Quackenbush é uma adolescente frustrada com a própria vida e que acha que sua família não a entende. Então, um dia, depois de uma discussão com um professor, Candy sai andando. Assim, ela chega até o limite da cidade e vai parar em outro mundo, chamado Abarat.

Chegando lá, Candy descobre que o Lorde da Meia Noite, Cristóvão Carniça está atrás dela. Então, ele vai tentar capturá-la a qualquer custo.

O livro foi publicado em 2002 e é o primeiro livro de uma quadrilogia, onde todos os livros se passam no mundo imaginário de Abarat.

Clive Barker
Clive Barker

Clive Barker

Além de ser o primeiro da série, Abarat também é o primeiro livro de Clive Barker voltado para o público juvenil.

Barker é um escritor inglês, muito conhecido pelos seus livros de terror. Entre eles estão Sacramento, Evangelho de Sangue, Hellraiser (que ele também dirigiu o filme) e o mais famoso (e raríssimo) Os Livros de Sangue.

Aliás, muito mais do que só um escritor de terror, as obras de Barker são conhecidas por serem especialmente sanguinárias e por suas diversas cenas de sexo. Então, a mudança para um livro infanto-juvenil é realmente enorme.

Barker não faz feio em Abarat. O livro é adequado ao público a que se destina, e em muitos aspectos não parece um livro de Barker. Principalmente para quem já leu algum outro livro do autor. Mas uma coisa boa do livro é que ele tem o melhor dos dois mundos.

Ilustração de Barker no livro
Ilustração de Barker no livro

Abarat é um livro para crianças e adolescentes, mas com pitadas de terror, que em determinados momentos, pode ser demais até para alguns adultos.

Além disso, o livro é repleto de ilustrações que mostram como é o mundo de Abarat e alguns dos seus habitantes, todas feitas pelo próprio Barker.

Candy Quackenbush

Este é um exemplo típico da Jornada do Herói. Candy é uma menina rejeitada na escola, que não é compreendida nem pelos professores. Em casa, ela se sente ignorada pelos pais. Mas quando ela chega a Abarat, ela faz amigos e percebe que ela já era conhecida por lá.

As ilustrações no livro são todas da autoria de Barker
As ilustrações no livro são todas da autoria de Barker

Neste mundo, Candy também vai descobrir coisas sobre o seu passado e sua família.

Em muitos aspectos, Abarat pode parecer repetitivo, afinal, a Jornada do Herói é uma técnica que é muito usada e que foi extensivamente estudada e escancarada depois da febre da série Harry Potter, mas Abarat tem detalhes que diferem de outros livros.

Primeiro que a protagonista é uma menina e não um menino, como em casos mais antigos de livros desse estilo. E segundo, o mundo que Barker criou, que é diferente de qualquer outro presente em tramas de fantasia.

Uma das paisagens de Abarat
Uma das paisagens de Abarat

Abarat também lembra muito os clássicos Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, que também falam sobre garotas que vivem aventuras em um mundo que não é o seu. Em uma releitura mais recente, lembra o filme Labirinto (1986), que tem uma trama relativamente parecida.

Abarat

O mundo criado por Barker, é um arquipélago, que é banhado pelo mar de Izabella. E, uma vez em Abarat, Candy descobre que o mundo imaginário é divido em 24 ilhas e cada ilha representa uma hora.

Durante a história, Candy visita boa parte das ilhas e encontra lugares bizarros e criaturas estranhas, que são extremamente interessantes.

Um dos gatos
Um dos gatos

É impossível negar a criatividade de Barker para criar um mundo totalmente novo. Repleto de criaturas que não existem na vida real, e conseguindo colocar tudo isso em uma série de livros. Claro que sendo de um escritor que escreve majoritariamente terror, Abarat tem diversas cenas de terror, nada comparadas com algumas das cenas que Barker já escreveu, mas que são sim, assustadoras ao seu modo.

Uma delas se passa em uma sala escura, onde Candy caminha sozinha e a cada minuto encontra um gato. O livro tem uma ilustração referente a essa cena que mostra o quão bizarra a cena era dentro da mente de Barker.

Além de Abarat, que é o primeiro livro da série, Barker também escreveu Days of Magic, Nights of War, Absolute Midnight e Kry Rising. Infelizmente, o único livro da série que foi publicado aqui no Brasil foi Abarat, o resto só pode ser lido em inglês.

O livro fala sobre um mundo fantástico
O livro fala sobre um mundo fantástico

Também existe um boato há algum tempo sobre um adaptação cinematográfica do primeiro livro, que nunca sai do papel, e sabe-se pouca coisa sobre o assunto.

Abarat é um livro de fantasia, que pode agradar, e assustar, crianças e adultos.

Nome Original: Abarat
Autor: Clive Baker
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura e Ficção
Ano: 2002
Número de Páginas: 440
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar