Quick Assist: Conheça o 'Team Viewer' nativo do Windows 10
Quem nunca precisou dar uma forcinha para o amigo e passou horas no telefone tentando explicar o que deve ser feito chorou de alegria quando teve acesso ao TeamViewer. O aplicativo permite que outro usuário faça acesso remoto no Windows 10 (de longe, usando a internet) o equipamento do usuário e que possa fazer alterações, diferente dos modelos que antes, só permitiam a visualização.
Aham, legal Luan, mas o TeamViewer é de 2005 meu amigo, essa sua matéria está um pouco desatualizada! Sim e não. A proposta da descrição aí do título é um tapa na cara do sistema operacional mais utilizado no mundo. Depois de 10 anos a Microsoft teve uma ideia: colocar o recurso de acesso remoto nativo no Windows, facilitando o suporte de seus usuários. Existem várias soluções que oferecem a possibilidade de se conectar no computador do amiguinho para ajudá-lo, mas inseri-la de maneira nativa no windows é um grande passo para evitar o uso de aplicações externas, que muitas vezes sofrem alterações complicadas para os usuários.
Como usar
Para usar o recurso é fácil, só digitar: Assistência Rápida ou Quick Assist no campo de busca no Menu Iniciar e abrir a aplicação.
Ao executá-la o usuário deverá escolher entre duas opções:
- Solicitar Assistência
- Prestar Assistência
A primeira permite que uma pessoa de sua confiança o ajude controlando o seu computador e a segunda garante o acesso para ajudar outra pessoa por meio de acesso remoto.
O sistema funciona um pouco diferente de seus primos distantes. Ao escolher a opção Prestar Assistência você terá que fazer login com sua conta Microsoft. Após essa etapa será oferecido um código que será a numeração necessária para que seu amigo digite no campo de Solicitar Assistência afim de liberar o acesso para você. No TeamViewer o solicitante que fornece a numeração, interessante.
Até o momento o recurso parece ser seguro, falta agora o feedback da comunidade para descobrirmos para que caminho a tecnologia irá andar.
TeamViewer vs Quick Assist
Mas não se engane, o TeamViewer já está em sua versão 11 e possui muito mais recursos que a ferramenta da Microsoft como:
- Acesso em dispositivos Android
- Acesso a Linux sem interface gráfica
- Controle de Canais
- Execução no Browser
- Suporte a ChromeOS
Se compararmos as duas aplicações teremos uma diferença grande, porém, para aquilo que vem a ser do interesse da Microsoft acredito que a ferramenta venha atender esse espaço que precisava ser preenchido nas aplicações que vieram nas últimas versões do Windows. Para quem presta suporte, uma aplicação de acesso remoto vem a ser mais um item no canivete suíço que qualquer bom suporte carrega e conhece. E você? Já usou? Fiquei curioso para saber se trava muito 8)