Guia de Carroças – Black Desert Online

Pretendendo levar materiais ou treinar cavalos?

Black Desert Online possui diversos sistemas e entre eles está a Habilidade de Vida: Comércio, nela os jogadores entram na pele de um mercador e devem ir de cidade em cidade adquirindo e vendendo itens especiais, que podem ser obtidos nos NPCs de Comércio distribuídos pelo extenso mapa ou pela fabricação de caixas de materiais que podem ser vendidas usando-se do mesmo sistema. Nesse guia de carroças vamos fornecer um norteador inicial para aqueles que querem se aventurar e ganhar muito dinheiro.

Por que um Guia de Carroças?

Para transportar essas mercadorias o jogador deverá contar com o uso de carroças que garantirão mais velocidade no deslocamento (que é reduzido ao carregar esses tipos de itens) e garantirão lucro a longo prazo. Além disso, carroças podem ser utilizadas para agilizar o processo de treinamento de cavalos, que podem ser vendidos ou utilizados para procriação.

As carroças são transportes em Black Desert que ajudarão o jogador a levar itens de Comércio e treinar cavalos. Atualmente o jogo disponibiliza 8 tipos de carroças que possuem variações entres suas qualidades como capacidade, peso, velocidade e outros atributos, sendo possível construí-las nas Oficinas de Carroças nas principais cidades do jogo.

Utilizando Carroças para Comércio

Em Comércio os jogadores terão que utilizar as carroças para transportar as caixas de materiais fabricados ou itens de comércio obtidos nos NPC’s. Isso porque esse itens possuem um alto peso e sabendo que a distância influencia no valor da entrega dos produtos, possuir uma boa carroça irá permitir que você leve mais materiais e que a entrega ocorra mais rapidamente.

Utilizando Carroças para Treinar Cavalos

Existem 2 carroças que permitem acoplar 4 cavalos. Ao fazê-lo, todos os animais são treinados ao mesmo tempo, em uma velocidade menor do que seria treiná-los individualmente, porém, mais vantajosa se considerada a totalidade de treinamento do conjunto. Para quem reproduz cavalos, evoluir 2 pares ao mesmo tempo é uma maneira mais ágil de obter sucesso nos cruzamentos.

Como obter Carroças em Black Desert Online?

Existem 8 carroças diferentes no jogo e elas podem ser fabricadas em oficinas nas principais cidades, obtidas no NPC de Estábulo ou obtidas no Mercado de Jogadores.

Para ter acesso às oficinas é necessário alugá-las em troca de CP nas cidades. Ao fazê-lo, é preciso reunir o conjunto de materiais necessário e mandar operários para fabricá-la, em um processo similar ao que ocorre na fabricação de barcos. Ao terminar o processo será possível registrar a carroça no NPC de Estábulo.

Oficina de Carroça em Mediah
Oficina de Carroça em Mediah

As Carroças Frágil, Velha e de Fazenda podem ser obtidas no NPC de Estábulo e podem ser um bom começo para aqueles que querem conhecer a mecânica do transporte.

Você pode fabricar todas as 8 carroças:

Tier 1: Carroça Frágil e a Carroça Velha
Tier 2: Carroça Resistente (Heidel, Calpheon), Carroça Branca (Altinova)
Tier 3: Carroça Comercial (Calpheon – 14CP), Carroça Mercantil (Altinova – 11CP) e Carroça Nobre.

Repare que algumas carroças só estão disponíveis em certas cidades.

Atributos das Carroças

As carroças em Black Desert possuem 8 atributos diferentes, que são importantes para maximizar seu lucro ou a evolução dos seus cavalos.

Toda carroça possui vida e durabilidade, e quando a vida da sua carroça acaba ela é destruída. A durabilidade pode ser reparada com Kit de Reparo de Carroça ou no Estábulo. Você deverá anexar cavalos em sua carroça, que também subirão de nível enquanto se encarregam de levar seus produtos.

A velocidade da carroça não é afetada pelos cavalos anexados a ela.

Evoluir 1 cavalo de cada vez é mais efetivo, a não ser que você anexe 4 cavalos na carroça.

Os cavalos na carroça não precisam de cenoura.

Diferentes carroças vão permitir que você anexe uma quantidade de cavalos diferente. As carroças Frágil, Velha, Resistente e Branca permitem anexar 1 cavalo enquanto que a de Fazenda e Comercial permitem anexar 2 cavalos.

A escolha para aqueles que desejam treinar cavalos são as Carroças Mercantil e Nobre, que permitem anexar 4 cavalos. Essas duas carroças e as carroças Comercial e de Fazenda permitem anexar 4 rodas, as outras carroças permitem anexar 2 rodas.

A velocidade da carroça também é determinada pela sua categoria, assim como a quantidade de absorção de impacto, valor que afeta a quantidade de itens que podem ser destruídos ao passar em buracos ou relevos durante seu trajeto, havendo uma redução de acordo com a carroça e seus equipamentos.

Peso e espaço também são valores presentes na escolha da carroça e terão impacto direto na quantidade de itens que você poderá carregar nas suas viagens. Confira todos os atributos e materiais de construção das carroças:

Carroça Mercantil

Peso Máximo: 810 LT
Espaço(s) no Inventário: 18
Aceleração: 100%
Velocidade: 100%
Curva: 100%
Frenagem: 100%

Material:
12 x Lingote de Latão
12 x Madeira Compensada de Acácia
25 x Pó de Pedra Negra
15 x Pele Macio
4 x Cavalo para Carroça

Carroça Nobre

Peso Máximo: 900 LT
Espaço(s) no Inventário:
20
Aceleração:
95%
Velocidade:
95%
Curva:
95%
Frenagem:
95%

Material:
12 x Lingote de Latão
12 x Madeira Compensada Robusta de Pinho
30 x Pó de Pedra Negra
15 x Couro Macio de Qualidade Alta
4 x Cavalo para Carroça

Carroça Branca

Peso Máximo: 540 LT
Espaço(s) no Inventário: 12
Aceleração: 110%
Velocidade: 110%
Curva: 120%
Frenagem: 120%

Material:
5 x Lingote de Latão
5 x Madeira Compensada de Cedro Branco
20 x Pó de Pedra Negra
5 x Couro Macio de Qualidade Alta
1 x Cavalo para Carroça

Carroça Comercial

Peso Máximo: 720 LT
Espaço(s) no Inventário: 16
Aceleração: 100%
Velocidade: 100%
Curva: 100%
Frenagem: 100%

Material:
8 x Lingote de Latão
8 x Madeira Compensada
20 x Pó de Pedra Negra
10 x Pele Macio
2 x Cavalo para Carroça

Carroça da Fazenda

Peso Máximo: 630 LT
Espaço(s) no Inventário: 14
Aceleração: 100%
Velocidade: 100%
Curva: 100%
Frenagem: 100%

Material:
8 x Lingote de Ferro
8 x Madeira Compensada de Árvore Bordo
10 x Pó de Pedra Negra
10 x Couro de Raposa
2 x Cavalo para Carroça

Carroça Frágil

Peso Máximo: 270 LT
Espaço(s) no Inventário: 6
Aceleração: 100%
Velocidade: 100%
Curva: 100%
Frenagem: 100%

Material:
3 x Lingote de Bronze
3 x Madeira Compensada de Freixo
3 x Pó de Pedra Negra
5 x Couro de Raposa
1 x Cavalo para Carroça

Carroça Resistente

Peso Máximo: 450 LT
Espaço(s) no Inventário: 10
Aceleração: 110%
Velocidade: 110%
Curva: 120%
Frenagem: 120%

Material:
12 x Lingote de Latão
12 x Madeira Compensada de Acácia
25 x Pó de Pedra Negra
15 x Pele Macio
4 x Cavalo para Carroça

Carroça Velha

Peso Máximo: 360 LT
Espaço(s) no Inventário: 8
Aceleração: 110%
Velocidade: 110%
Curva: 120%
Frenagem: 120%

Material:
3 x Lingote de Bronze
3 x Madeira Compensada de Freixo
5 x Pó de Pedra Negra
5 x Couro de Raposa
1 Cavalo para Carroça

Qual carroça escolher?

Para treinamento de cavalos precisaremos de uma carroça com 4 espaços para cavalos. Nesse caso, ficamos com a Carroça Nobre e a Carroça Mercantil. A Carroça Nobre possui menos velocidade que a Mercantil (-5%), então vamos escolher a Carroça Mercantil para transportar nossos materiais. Se você investir em pérolas (alguns reais) sua XP vai ser de 588 a cada 20 ~ 21 segs contra 477 a cada 22 ~ 23 segs caso não use pérolas.

Quando se trata de Comércio, a carroça Nobre pode parecer uma boa pedida com 90LT e 2 espaços extras na carroça, entretanto, o custo de fabricação da Carroça Mercantil acaba tornando-a novamente a melhor escolha.

Carroça Mercantil é a melhor opção para ambas as opções.

Coletando materiais para carroça

Okay, já descobrimos qual carroça queremos fazer, mas o que é necessário para fabricá-la? Vamos ver como fabricar a Carroça Mercantil:

Materiais:

4 x Cavalo para Carroça
12 x Madeira Compesada de Acácia
12 x Lingote de Latão
15 x Pele Macia
25 x Pó de Pedra Negra

Cavalo para Carroça

Os cavalos podem ser comprados diretamente no Npc de Estábulo - Guia de Carroças
Os cavalos podem ser comprados diretamente no Npc de Estábulo

Podem ser obtidos comprando diretamente no NPC de Estábulo, os 4 cavalos custarão 60k.

Madeira Compensada de Acácia

Acácia é um tipo de madeira que pode ser obtida no jogo por intermédio da Habilidade de Vida: Coleta ou Utilizando Operários para Coletá-la nos nodes habilitados pelo mapa.

Para obtê-la pelo mundo você pode verificar na imagem acima alguns locais de alta concentração da árvore, lembrando que é necessário ter consigo um Machado de Lenhador para coletar o item das árvores.

Confira também nosso Guia de Madeiras – Black Desert Online

É possível obtê-la de maneira semi-passiva, ligando o node Deserto Cauda de Pedra e enviando um operário para lá, lembrando de alimentá-lo periodicamente para mantê-lo trabalhando.

Até aqui conseguimos obter Acácia, o recurso primário que deverá ser processado para virar a Madeira Compensada. Para produzir uma Tábua de Acácia são necessárias 5 matérias-primas, para o próximo nível são necessárias 10 Tábuas de Acácia, formando assim 1 Madeira Compensada de Acácia. Quantas acácias precisaremos?

50 Acácias = 10 Tábuas = 1 Compensada

Esse é o valor mínimo de obtenção do material processado, podendo variar dependendo do nível de habilidade de vida do personagem. Além disso, não estamos considerando os processamentos críticos que podem nos oferecer Madeira Compensada durante seu processamento.

Lingote de Latão

O Lingote de Latão é uma combinação de 2 minérios: Cobre e Zinco. Ambos os materiais podem ser obtidos por intermédio da Habilidade de Vida: Coleta, sendo necessário utilizar de uma Picareta para coletá-lo. A região de Balenos possui diversos lugares para obtenção de Cobre e a região de Mediah é o lugar onde você encontrará Zinco, mas você pode obtê-los com facilidade enviando seus operários para os seguintes nodes:

Zinco em Mediah: Caverna de Lava do Omar, Mina de Ferro Abandonada e Fissura Ancestral
Zinco em Drieghan: Cânion de Khalk
Cobre em Balenos: Caverna de Goblins, Caverna dos Diabretes, Caverna Costeira, Floresta de Reclusão e Penhasco Thermian

Com essas duas matérias primas poderemos utilizar da Habilidade de Vida: Processamento para transformá-las em Lingote de Latão. Para isso vamos precisar de 5 de cada material.

5 x Zinco + 5 x Cobre = 1 Lingote de Latão

Sendo esse o valor mínimo gerado pela fusão dos materiais.

Pele Macia

Diferentemente dos outros materiais, você não encontrará Pele Macia em nodes. Assim, resta obtê-la utilizando da Habilidade de Vida: Coleta com uma Faca de Curtimento nos seguintes animais: Cervo, Ovelha, Gazela, Pantera Negra e Llama. Acredito que Ovelha seja o mais fácil no conhecido spot das montanhas do Rancho Lynch, ao lado de Heidel.

Spot para obtenção de Lã das ovelhas: Rancho Lynch - Guia de Carroças
Spot para obtenção de Lã das ovelhas: Rancho Lynch

Pó de Pedra Negra

A grosso modo, você obterá Pó de Pedra Negra derretendo cristais com Habilidade de Vida: Processamento, com a quantidade de pó variando de acordo com a raridade do cristal.

Node para obtenção de pedras: Mina de Ferro Abandonada - Guia de Carroças
Node para obtenção de pedras: Mina de Ferro Abandonada

Se você não quiser comprar cristais do mercado, poderá enfrentar os inimigos da Mina de Ferro Abandonada, no território de Mediah. Os monstros elite dropam caixas que fornecem cristais com facilidade.

Itens no Armazém, vamos a obra!

Okay, você conseguiu juntar tudo, hora de construir sua carroça. Lembre-se que precisaremos da Carroça Mercantil, então iremos para Altinova e vamos depositar os itens no Armazém da cidade.

Lá iremos alugar por Pontos de Contribuição uma Oficina de Carroças e vamos evoluí-la até o nível 3. No NPC Avet (Supervisor de Trabalho), iremos contratar operários para fabricar nossa carroça e vamos enviá-los para fabricá-la na oficina que alugamos.

Cada operário poderá executar 1 ação, podendo ser repetida até o término do uso do material ao qual o Operário foi alocado. É possível enviar múltiplos operários e acelerar o processo, só não esqueça de alimentá-los.

Confira também nosso Guia de Operários – Black Desert Online

Com a construção finalizada, você poderá resgatar o item Registro de Carroça: Carroça Mercantil. Com ele em mãos, vá até um Estábulo e faça o registro, habilitando sua nova carroça!

Equipando a Carroça

Para melhorar sua carroça você poderá equipá-la com um conjunto de 5 elementos:

Bandeira: DP da Carroça (10~20)
Rodas: Bônus de movimentação (1~3%)
Cobertor: DP da Carroça (10~21) e Estabilidade (10~30)
Emblema: Limite de Peso (100~150LT)
Lâmpada: DP (12) e fornece luz

Assim como armaduras e armas, você poderá utilizar Pedras Negras de Armadura para evoluir os equipamentos e consequentemente aumentar seus atributos. Quando a vida da sua carroça se esgotar, é possível remover esses equipamentos e usá-los em outras carroças.


Esse guia está em constante desenvolvimento, caso observe alguma mudança ou tenha alguma sugestão, nos avise que ajustamos aqui 😉
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar