Águas Selvagens

Um noir na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina

O ex-policial Lucio Gualtieri (Roberto Birindelli) aceita trabalhar como investigador particular na solução de um crime que aconteceu na tríplice fronteira. Chegando lá, ele dá de cara com uma trama bem mais intrincada, que envolve prostituição, assassinato e pedofilia.

Ares de noir

Águas Selvagens é um filme policial que circula com muita facilidade no gênero do noir. O filme acompanha Lucio Gualtieri, ex-policial, que hoje sobrevive trabalhando como investigador particular. Ele tem uma vida pregressa a qual somos apresentados aos poucos, mas é retratado como um homem extremamente solitário.

Lucio aceita o trabalho de investigar um crime que aconteceu na fronteira entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai e acredita que fará isso de maneira rápida, mas chegando lá se depara com uma trama bem mais complexa.

O filme Águas Selvagens acompanha uma investigação
O filme acompanha uma investigação

Como é comum no noir, as estrelas do filme são personagens cheios de defeitos e que são muitas vezes, problemáticos. Em Águas Selvagens temos vários dos elementos do noir: o detetive com um passado, aparentemente, sombrio, a femme fatale, Rita (Mayana Neiva), um homem (Luis Guilherme) muito rico cheio de segredos, um cabaret e uma história que envolve o desaparecimento de crianças e algumas mortes misteriosas.

O filme tem também um clima de mistério bem construído, que deixa o telespectador com a sensação de que tem algo de errado acontecendo ali, embora não seja possível apontar o que exatamente. Claro que Águas Selvagens trata de temas bem pesados e até perturbadores em alguns momentos, e suas cenas são explícitas, o que aumenta ainda mais essa sensação.

A investigação

Embora Lucio chegue à fronteira com a intenção de investigar apenas um crime, ele logo percebe que o local está cheio de problemas e que a corrupção reina por ali, então é possível dizer que o longa começa com uma investigação, mas se deságua em várias.

Roberto Birindelli como Lucio Gualtieri
Roberto Birindelli como Lucio Gualtieri

Não existe muito suspense em relação a isso, fica claro logo no começo do filme que a investigação para qual o protagonista foi contratado é apenas uma desculpa para que ele chegue a esse lugar. Também existe uma série de pistas e acontecimentos estranhos que vão levando a plateia a acreditar que nada é tão simples quanto parece e realmente não é.

Águas Selvagens, no entanto, segura seu mistério durante bastante tempo, mas se perde um pouco na resolução, que perto do final do filme, se torna um tanto quanto óbvia.

Aspectos técnicos de Águas Selvagens

Este é um filme que circula tranquilamente entre os gêneros do policial, do suspense e do noir e entrega uma investigação interessante, que prende o espectador rapidamente. O filme é longo, mas não se nota o tempo passar.

O longa Águas Selvagens circula com bastante competência no noir
O longa circula com bastante competência no noir

Ele tem como temas questões muito comuns em filmes do gênero, como assassinatos, sequestros, pedofilia e a violência de maneira geral e ele desenvolve bem boa parte desses temas, mas abraça algumas outras questões com as quais não consegue trabalhar e que acabam um pouco jogadas na trama. Mas o filme se sai muito bem em construir um clima de suspense e de tensão que deixa a audiência com a sensação de que tem algo errado acontecendo ali, mesmo que não seja muito óbvio.

O filme tem boas atuações, que entregam o que seus papéis pedem e que funcionam muito bem em conjunto. O protagonista Roberto Birindelli se sai bem como o detetive, que é cheio de defeitos, mas de quem acabamos gostando, já que ele é o mais próximo de um herói na trama; Mayana Neiva também está bem no papel de Rita.

Águas Selvagens é um filme com uma trama intrincada e uma investigação que empolga e certamente vai agradar os fãs de filmes do gênero. O longa chega aos cinemas no dia 12 de maio.

Águas Selvagens - Quinta Nos Cinemas

Águas Selvagens

Nome Original: Agua dos Porcos
Direção: Roly Santos
Elenco: Roberto Birindelli, Mayana Neiva, Allana Lopes, Daniel Valenzuela, Leona Cavalli
Gênero: Policial
Produtora: LAZ Audiovisual
Distribuidora: Imagem Filmes
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar