Quer começar a jogar RPG de mesa online?

Aqui está o caminho de algumas pedras

Em muitos grupos de RPG no Facebook ou Instagram é fácil encontrar a pergunta, “Como faço para jogar RPG de mesa online?”. Pode ser fácil utilizando o Discord ou alguma ferramenta online como o ROLL20, mas às vezes falta aquele “plus” que poderia incrementar a mesa.

Se você está nesta publicação, acredito que você já tenha alguma noção do que é RPG de mesa ou Role-playing Game. Jogar RPG presencialmente era se encontrar com os amigos em escolas, clubes ou na casa dos jogadores, e isso poderia se tornar um problema devido ao tempo de deslocamento, dinheiro e outros fatores.

Com a evolução da tecnologia, jogar RPG ou encontrar pessoas para jogar está mais fácil do que antes, até mesmo sem sair de casa.

RPG de mesa online via Áudio, Vídeo ou Texto?

Este é o ponto crucial para se jogar RPG, como será a comunicação do grupo? Será via áudio e védeo? Se feita por áudio, será necessário utilizar webcam? Ou será por mensagens de texto em grupos do Telegram ou WhatsApp?

Essas perguntas devem ser bem definidas, pois por elas vocês estabelecerão como irão se divertir. Por mensagem não sentimos aquela imersão que você tanto queria ter, ou talvez você não se sinta confortável em conversar por voz, ou mostrar sua webcam para que os outros jogadores te vejam.

Comunicação via Áudio

Existem diversas ferramentas para que isso ocorra, e aqui vou listar algumas.

Discord

O Discord é a ferramenta mais utilizada pelos jogadores de RPG online, e o motivo é a existência de Bots. Alguns possuem rolagens de dados e outros podem tocar música para dar uma ambientação na mesa.

A possibilidade de ter um servidor ativo também é um dos agrados do Discord, pois não é necessário criar uma chamada de áudio, as chamadas ficam ativas no servidor, sendo assim, o jogador pode acessar a sala a qualquer momento.

Logo discord
Logo do discord
Skype

O Skype é uma das ferramentas mais antigas de comunicação via chamada de vídeo. Diferentemente do Discord, é necessário criar uma chamada, sendo assim, é preciso duas pessoas para começar uma call. O que agrada os jogadores é a qualidade superior em vídeo do que as outras plataformas.

Skype Logo
Logo do Skype
Google Meet

Você com certeza já ouviu falar do Google Meet, ele é a maior ferramenta de comunicação do Google, possui uma interface muito simples e fácil acesso devido a sua integração com o Android.

O único problema de se jogar por ele é que em sua versão grátis é possível iniciar uma chamada de apenas 1 hora, sendo assim, é necessário criar uma nova sala a cada 60 minutos.

Google Meet
Logo Google Meet

 

Para o começo essas três ferramentas já são suficientes para se ter a comunicação entre os jogadores, e você pode escolher qual se adapta mais ao seu estilo. Com elas também já é possível jogar, pois cada jogador pode imprimir sua ficha de personagem e passar ao mestre da mesa os status das fichas.

Comunicação via Texto

Muitos jogadores preferem utilizar mensagens para jogar, então abaixo seguem algumas ferramentas que são possíveis para se jogar via mensagem.

mRPG

Uma ferramenta pouco conhecida, sendo uma das melhores no gênero. O mRPG possui uma interface parecida com o WhatsApp, e nela é possível que mestres e jogadores criem fichas, rolem dados, compartilhem mapas, imagens, áudios e uma infinidade de outras funcionalidades.

mRPG
mRPG um simplificador de mesas por texto
WhatApp

Quem hoje vive sem whatsApp? O maior aplicativo de mensagens instantâneas que existe. Devido essa facilidade, é possível também jogar RPG por essa ferramenta, porém ela possui poucas funcionalidades para se jogar, mas nada que impeça o jogo.

Logo Whatsapp
Logo Whatsapp
Telegram

Uma outra alternativa para se jogar é o próprio Telegram. Muito parecido com o WhatsApp, ele é um aplicativo para celular onde é possível criar salas e compartilhar mensagens entre grupos. Diferentemente do seu concorrente, no Telegram é possível utilizar bots para rolagem dos dados, ou até criar bots para suas aventuras.

Telegram
Logo Telegram

Rolagem de dados

Os dados são as ferramentas primordiais para se jogar RPG de mesa. Alguns sistemas não os utilizam, outros utilizam cartas de baralhos, mas como a maioria deles é sobre dados, vou mostrar algumas ferramentas que fazem isso.

Google

O próprio Google possui um rolador de dados, jogando no campo de pesquisa “dice roller” ou “jogar dados”, aparece uma interface na qual é possível realizar as rolagens de dados.

Dice Roller
Google Dice Roller
Discord

Como havia informado, o Discord é uma das ferramentas mais completas para se jogar devido às suas inúmeras funcionalidades, e uma delas é o bot para rolagem de dados. Um dos bots mais famosos para isso é o Avrae, e ao adicioná-lo em seu servidor, é possível realizar a chamada das rolagens via chat.

Avrae Dice Roller - RPG de mesa online
Um exemplo de Rolegam de dados no Avrae

Vtts

Se você está à procura de uma ferramenta mais robusta, com muitas opções de fichas, rolagens de dados, tokens, animações, históricos e muito mais, existem ferramentas para isso, algumas pagas e outras totalmente gratuitas, e essas sim fazem a diferença para qualquer grupo de RPG, conhecidas como VTT (Virtual Tabletops).

Roll20

Essa é, no Brasil, a ferramenta mais famosa de RPG. O roll20 é realmente completo, possui rolagem de dados, fichas customizáveis, tokens prontos, integração com livros de regras, opção de conversa via vídeo e áudio, pesquisa de mesas disponíveis e mais uma infinidade de outros recursos disponíveis para se ter uma imersão e histórico de mesas.

Roll20 - RPG de mesa online
Roll20
Foundryvtt

Essa ferramenta tem tudo o que o Roll20 oferece e muito mais recursos, porém ela é paga. No roll20 você pode ter uma conta paga para se ter mais recursos, mas o Foundry você precisa realmente comprar. Foundry é uma ferramenta muito famosa para os jogadores de RPG fora do Brasil, pois como seu preço é em dólar, no Brasil acaba ficando um pouco “salgado” comprar essa ferramenta. Pelo menos você só precisa pagar uma vez para ter acessos a todos os recursos. É necessário ter apenas uma licença, ficando geralmente em cargo do mestre, e os jogadores não precisam realizar pagamento.

Foundry Vtt - RPG de mesa online
Foundry Vtt
Fantasy Grounds

Uma das ferramentas mais antigas de VTT, hoje ela possui sua versão de compra na steam onde vira e mexe acontecem promoções e também há suporte em caso de problemas. O Fantasy Grounds é uma das ferramentas mais antigas de RPG online, talvez por isso muitas pessoas não o utilizem mais, sua versão de interface é um pouco ultrapassada, e se você for muito organizado com suas coisas, pode ser que se perca um pouco nessa ferramenta.

Fantasy Grounds - RPG de mesa online
Fantasy Grounds

Agora eu acredito que você já possui todas as ferramentas possíveis para se jogar um RPG de mesa Online. Junte seus amigos, sente em uma cadeira confortável, pegue uma garrafa de água, ligue a câmera e…
ROLE OS DADOS!

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar