Além da Lenda – O Filme
Folclore brasileiro x Halloween
Todas as lendas do folclore brasileiro estão reunidas em um único livro sagrado que fica escondido na Montanha Coração do Brasil, mas no dia 31 de outubro, dia do saci, o trio do Halloween – data que também é comemorada no dia 31 de outubro – planeja se apropriar do livro e apagar as lendas brasileiras.
Além da Lenda faz parte do universo da série de TV de mesmo nome.
Folclore nacional
Um dos pontos mais interessantes de Além da Lenda é o fato de trabalhar com o folclore nacional. Aqui temos personagens como o Saci Pererê, Comadre Fulozinha, Negrinho do Pastoreio e Curupira. O universo do folclore nacional é muito vasto e muito instigante, mas ele é pouco explorado.
A trama circunda ao redor desse tema. Os personagens das lendas são imortais, mas conforme são esquecidos pela população, eles podem ir parar no além das lendas. Todas as lendas fazem parte de um livro que conta as suas histórias, e qualquer alteração que acontece lá, muda a vida desses personagens e pode fazê-los desaparecer.
É nesse contexto que Lucas, um menino que é fã de quadrinhos e que sabe desenhar, entra na história. Ele é capaz de redesenhar essas lendas e, eventualmente, colocá-las de volta no livro.
Halloween
Além da Lenda tem três vilões: a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, que formam o trio Halloween e que querem destruir as lendas nacionais. A metáfora é tão óbvia que talvez nem possa ser chamada de metáfora: o Halloween, uma festa estrangeira, toma mais espaço no Brasil e é mais conhecido do que as lendas brasileiras. Não à toa, o dia do saci é comemorado no mesmo dia do Halloween e, na animação, é esse o dia que o trio Halloween escolhe para roubar o livro.
As crianças humanas que aparecem já não conhecem várias das lendas brasileiras que são apresentadas e, por isso, algumas delas acabam no além das lendas, mas a ideia do trio Halloween, que é bem popular aqui no Brasil, é apagar de vez as lendas nacionais e assim não ter mais nenhuma competição.
A ideia é simples, mas é bem astuta e o longa é divertidinho. Também é de se louvar as boas intenções que existem por trás de Além da Lenda, que são justamente divulgar as lendas nacionais e valorizar a cultura brasileira.
Aspectos técnicos de Além da Lenda
Essa é uma animação cujos traços lembram animações atuais e de bastante sucesso, como Steven Universe, mas trazendo essa realidade para o Brasil. O desenho é simples, o roteiro também, mas tudo é bem-feitinho e bonitinho.
O longa ganha pontos justamente por tratar de um tema que quase nunca é explorado e, como o próprio filme dá a entender, não ganha o reconhecimento que merece, que é o folclore brasileiro. A ideia é apresentar as lendas nacionais para as crianças, que são o público-alvo aqui, e isso funciona, o filme tem personagens mais famosos e menos famosos, mas é uma boa porta de entrada para o assunto.
O longa também é colorido e isso prende a atenção durante bastante tempo. Além da Lenda é um filme que funciona com as crianças e também agrada os adultos, se destacando por seu tema diferenciado, e de uma maneira geral, divertindo a audiência. O longa chega aos cinemas no dia 4 de agosto.