Aplicativo deixa os bombeiros portugueses um passo a frente
Não é de hoje que a tecnologia tem salvado vidas ao longo do mundo e se olharmos mais de perto veremos que ela é uma extensão daquilo que desejamos fazer e não a solução para todos os nossos problemas. Vejam a quantidade de calamidades transmitidas diariamente e veremos que apesar de termos simuladores de big bang, nanorobos e espaçonaves tripuladas para Marte, ainda estamos despreparados para muitos elementos, entre eles, a força da natureza.
Entre terremotos e tempestades, o fogo não deixa de ser o menos destrutivo e se expande deixando um rastro de pó pelas regiões aferidas, destruindo florestas, casas e muitas vezes, o eco sistema daquela região. A catástrofe que ocorreu na região de Pedrógão Grande, em Portugal, é um dos exemplos: o incêndio provocou a morte de 64 pessoas e deixou mais de 200 pessoas feridas.
A situação além de comoção gerou a oportunidade de prover soluções para melhorar o sistema de cobertura, aviso e acionamento do sistema de bombeiros e surge então um aplicativo chamado bombeiros.pt. O aplicativo tem como objetivo apoiar o corpo de bombeiros em diversas missões, utilizando um conjunto de ferramentas que permite um maior fator de decisão.
A ferramenta mostra como podemos utilizar a tecnologia para apoiar setores onde esse tipo de recurso encontra-se defasado, infelizmente é um pesar saber que esses passos só ocorrem depois de alguma catástrofe ou perda. Que o recurso possa servir de exemplo para a criação de novos aplicativos que possam diminuir acidentes e incêndios ao redor do mundo.