Aquaman, o mais novo filme da DC

Arthur (Jason Momoa) é o filho de um humano (Temuera Morrison) com Atlanna (Nicole Kidman), a Rainha de Atlanta, o que dá ele poderes super-humanos. Depois de adulto, ele passa a proteger o oceano e é conhecido como Aquaman, mas vive na superfície.

Até que um dia, Mera (Amber Heard), uma princesa do mar, entra em contato com Arthur para que ele venha ajudar a cidade de Atlanta, que está sendo comandada por Orm (Patrick Wilson), meio irmão de Arthur e que pretende declarar guerra contra a terra.

Aquaman, dirigido por James Wan é o mais novo filme da DC.

aquaman-jason-momoa
Jason Momoa dá vida ao personagem principal

Jornada do herói

Aquaman segue um princípio muito usado em diversas obras, inclusive em histórias de super-heróis, conhecido como a jornada do herói. Logo no começo, Arthur aparece como um menino tímido e diferente, que conversa com peixes. Embora ele saiba que não é um simples humano, é só mais tarde que ele vai entender o quão importante ele é para o povo de Atlanta.

A jornada do herói fala especificamente sobre um personagem que é considerado um párea no mundo ou sociedade onde nasceu. Mas que está destinado a ser algo muito maior em outro mundo. A técnica bate muito com a ideia do Escolhido, muito popular na literatura e no cinema. Para que esse herói chegue onde deve chegar ele precisa de um antagonista, e de um mestre que o ensine.

Aquaman tem tudo isso

O antagonista é o vilão que deseja entrar em guerra com a terra porque o ser humano vem poluindo o mar há anos. Isso que impulsiona a ida de Arthur à Atlanta. E o mestre é Vulko (Willem Dafoe), que secretamente treinou Arthur por anos.

aquaman-mera-amber-heard
Amber Heard como Mera

Pode-se dizer que a jornada do herói não é exatamente criativa, uma vez que ela vem sendo usada desde o começo dos tempos. Mas ela funciona e parece não cansar a audiência, já que as obras que a utilizam continuam populares. Em Aquaman a técnica é usada de maneira bem feita.

O filme quer explicar as origens do herói, já que esse é o primeiro filme solo do personagem que teve pouco destaque em A Liga da Justiça (2017) e o faz muito bem. Fica claro para quem não sabe nada dos quadrinhos de onde vieram as habilidades de Arthur.

Rei Arthur

Muito mais do que a jornada do herói, Aquaman tem outras referências. Algumas mais simples, como uma cópia de O Horror em Dunwich, de Lovecraft, um conto que também fala sobre uma criança mestiça que aparece na mesa de centro da casa de Arthur; ou a citação a Pinóquio, um conto de fada moderno, onde os personagens acabam presos na barriga de uma baleia; até uma que permeia o filme todo: a lenda do Rei Arthur.

aquaman-nicole-kidman
Nicole Kidman em cena do filme

A coincidência começa justamente no nome do personagem do filme, que também é Arthur. Logo que o menino nasce, os pais inclusive resolvem batizá-lo assim em homenagem às lendas, mas as semelhanças não param por aí.

Assim como o Arthur das lendas, Aquaman é um rei de uma terra que ele nunca conheceu, e que foi criado longe dessa terra, mas que retorna quando necessário. Os dois precisam encontrar e tomar posse de um objeto que lhe dá os poderes necessários para reinar. No caso de um a Excalibur, no de outro, o Tridente que pertenceu ao rei anterior. E se o Artur da Bretanha representa a junção do povo católico com o povo pagão, (uma vez que foi criado em Avalon, mas que reinará em Camelot) o Arthur de Aquaman representa a junção do povo da terra, com o povo de Atlanta, já que foi criado na terra, mas deve reinar no mar.

Os dois são destinados a serem reis, justamente porque podem unir dois povos diferentes. Também ajuda o fato de que as lendas Arturianas são em suas maioria baseadas na jornada do herói. Nesse aspecto é impossível não lembrar da teoria de Marion Zimmer Bradley, que escreveu uma série de livros sobre as lendas Arturianas, que começam justamente na cidade de Atlanta. Para ela, os personagens da lenda seriam descendentes diretos do povo Atlante.

aquaman-arthur-orm
Arthur e Orm

Um filme de super-herói para os dias de hoje

É verdade que está na moda a realização de filmes de super-heróis e justamente por isso, ultimamente temos visto muitos filmes do gênero. Mas Aquaman certamente fala com os dias de hoje e que traz questões importantes.

O filme tira sarro das mídias sociais, uma vez que no começo, Aquaman é conhecido justamente porque as pessoas filmam suas ações e colocam na internet. Ele inclusive tem fãs. Essa é uma boa maneira de mostrar como seria o mundo de hoje, se os super-heróis de fato existissem. O que nem sempre aparece nos quadrinhos, uma vez que eles são muitas vezes, anteriores à tecnologia que temos hoje. Aquaman também fala vagamente sobre o preconceito, especialmente contra o que é de fora, já que Arthur no começo, não é bem aceito em Atlanta por ser mestiço e por ter sido criado na terra.

Orm, o vilão do filme
Orm, o vilão do filme

O ser humano e a poluição

Outro assunto muito moderno que aparece no filme é a poluição e o mal que o ser humano fez e faz para a natureza. O vilão do filme, Orm, deseja declarar guerra contra a humanidade justamente porque jogamos lixos no mar e porque o planeta está cada dia mais inabitável devido ao nosso comportamento irresponsável. O longa não dá muitas lições de moral em relação a isso, mas não é só Orm que se preocupa. Mera, a mocinha do filme também fala que a humanidade tem uma tendência a destruir as coisas, inclusive o próprio planeta.

Mera, aliás, é mais uma coisa interessante do filme. Ela de fato é a mocinha, e também é uma princesa que está noiva de Orm. Mas a sua postura não poderia ser mais diferente da ideia que se faz desse tipo de personagem. Mera não é uma donzela indefesa. Ela que vai atrás de Arthur quando Athena precisa. Ela também sabe melhor que ele como encontrar o Tridente que ele precisa. Ela protagoniza cenas de luta, é uma articuladora política e em um determinado momento, inclusive, salva Arthur.

Atlanna, a mãe de Arthur também é uma personagem feminina interessante. Embora ela seja uma princesa prometida ao rei com quem ela não quer se casar, ela resolve viver uma história de amor com um humano. E assim como Mera, ela também está bem longe da ideia de mocinha tradicional. Soma-se isso ao fato de que uma das criaturas mais temíveis do mar é dublada por Julie Andrews. Então pode-se dizer que o filme tem uma representação feminina forte e bem fora dos padrões.

Os efeitos especiais do filme são realistas
Os efeitos especiais do filme são realistas

Aspectos técnicos

Naturalmente que os efeitos especiais do filme são incríveis. Acompanhamos diversas cenas onde o mar se revolta e muitas vezes ataca; cenas em que os personagens demonstram seus poderes; mas o grande destaque fica para as cenas que se passam dentro do oceano.

Primeiro de tudo, de fato parece que os atores estão atuando embaixo da água. Segundo que o filme se preocupa em reconstituir tudo que tem no mar. As partes naturais e as que fariam parte da cidade de Atlanta e de outros reinos que ficam submersos. Além disso, o espectador vê diversas criaturas que são incrivelmente bem feitas, desde as mais comuns como tubarões e baleias, até criaturas mitológicas ou que só existem nas profundezas do mar.

E é extremamente divertido ver todas essas criaturas, que parecem reais. Aquaman também se passa em diversos países uma vez que Arthur e Mera viajam pelo mundo. Portanto, o filme começa no Maine, nos Estados Unidos, onde Arthur mora, passa pelo Egito e pela Sicília e todos esses lugares são extremamente bem construídos e realistas.

Arthur e Mera
Arthur e Mera

O filme conta com grandes nomes no elenco, que se sai bem na pele de seus personagens. Como Jason Momoa, Amber Heard, Patrick Wilson, Nicole Kidman, Yahya Abdul-Mateen II e Willem Dafoe. Além da voz de Julie Andrews.

Aquaman é um filme longo (2h22), que passa rápido, já que o filme entretém. Sempre é bom lembrar que há uma cena pós-crédito, como já é de praxe. Aquaman entra em cartaz no dia 13 de dezembro.

Aquaman

Nome Original: Aquaman
Direção: James Wan
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Nicole Kidman
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Produtora: DC Comics
Distribuidora: Warner Bros.
Tags

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar