As Falsas Confidências – Supo Mungam Films

Inspirado em uma peça de Pierre de Marivaux

Araminte (Isabelle Huppert) é uma rica viúva, prometida a um Conde (Jean-Pierre Malo), mas quando ela contrata Dorante (Louis Garrel) como seu secretário, as coisas começam a mudar.

Dorante se apaixona por Araminte e tenta convencê-la a não se casar com o Conde.

As Falsas Confidências é inspirado em uma peça de Pierre de Marivaux.

Araminte e Dorante em As Falsas Confidências
Araminte e Dorante

Dorante e Araminte

A relação entre os dois protagonistas começa de maneira simples: Dorante vai até a casa de Araminte para participar de um processo seletivo para ser secretário da viúva. Ele tem uma vantagem, pois foi indicado por um amigo de Araminte e, por isso, é o favorito.

O rapaz consegue o emprego e passa a viver na casa de Araminte e trabalhar lado a lado com ela. Além de Dorante, o local tem uma série de outros empregados, como Dubois (Yves Jacques) e Marton (Manon Combes) e a vida da patroa e do staff se cruza o tempo todo.

A convivência faz com que Dorante se apaixone por Araminte, e ela não parece incomodada com a afeição do rapaz, mas existe um empecilho. A mulher foi prometida por sua mãe (Bulle Ogier) ao Conde Dorimont, como uma maneira de evitar uma batalha legal por um terreno.

O filme As Falsas Confidências é inspirado em uma peça
O filme é inspirado em uma peça

Dorante, apaixonado por Araminte, começa a tentar convencer a mulher que ela poderia facilmente vencer um processo contra o Conde, o que a livraria do casamento, possibilitando que os dois ficassem juntos. Ao mesmo tempo, Marton começa a imaginar que Dorante está interessado nela, causando um problema ainda maior na casa.

Farsa

As Falsas Confidências é inspirado em uma peça de Pierre de Marivaux, de 1737 e o filme tem muitos aspectos do teatro. Primeiro, é o gênero onde ele se coloca: As Falsas Confidências é uma farsa e mesmo que esse gênero não exista oficialmente no cinema e seja típico do teatro, o longa não foge nada disso. A história é simples, a trama é curta e poucos personagens aparecem em cena.

As Falsas Confidências soa datado
As Falsas Confidências soa datado

Claro que o motivo pelos quais peças como essa continuam sendo adaptadas é o fato de que elas tratam de temas universais, que se mantém relevantes e é o caso aqui também, no entanto, isso não deveria impedir que uma atualização desses temas fosse feita.

O que o filme apresenta é uma trama dos anos 1700, com muitos aspectos que já não dizem respeito e nem fazem muito sentido nos dias de hoje, com figurinos modernos e diálogos um pouco mais atuais. Quando assistida com os olhos de hoje, muitas das questões soam absurdas, como a ideia de uma mulher adulta que foi prometida a um Conde ou sequer a existência de Condes, que ainda se apresentam com esse título.

O filme não nos diz exatamente em que época ele se passa, e o figurino não é especialmente datado – embora fique claro que ele é do século XX ou XXI -, mas o que o telespectador assiste são pessoas vestidas com roupas relativamente atuais se portando como pessoas que viveram em 1737.

Além dos protagonistas, todos os empregados da casa tem suas próprias histórias
Além dos protagonistas, todos os empregados da casa tem suas próprias histórias

Quando não moderniza seu conteúdo e nem tenta relacionar a peça com os dias de hoje, As Falsas Confidências perde uma das melhores chances que uma adaptação de um clássico pode ter: provar que ele é de fato, universal.

Aspectos técnicos de As Falsas Confidências

A trama é relativamente simples. Inspirado em uma peça, o longa mantém os ares de farsa e não moderniza quase nenhum aspecto de sua história, o que é um grande problema. A trama da peça, mesmo sendo simples, poderia passar mensagens para os dias de hoje, se tivesse sido trazida para a atualidade e relacionada com o mundo contemporâneo, mas como não faz isso, perde várias chances.

É justamente por isso que o filme perde seu público no meio do caminho. É muito difícil para alguém nos anos 2010, se relacionar com uma história de Condes e castelos, que não se define como um filme de época. Quando assistimos os personagens usando roupas atuais, mas se comportando como pessoas de outra época, o filme parece só uma bagunça, que faz com que o espectador se pergunte por que uma mulher adulta, que aparentemente vive no século XX ou XXI, precisa ser prometida? E por que ela precisa se casar a mando de sua mãe?

A adaptação é muito teatral
A adaptação é muito teatral

As Falsas Confidências também se mantém muito fiel ao teatro nos seus aspectos técnicos. O texto até soa natural, mesmo porque o elenco é composto de bons atores, mas o filme todo se passa em um só ambiente e o clima é de teatro. Filmes que não conseguem se desvencilhar do teatro são, em sua maioria, parados e tediosos, porque existe uma diferença gigantesca entre assistir a uma peça, ao vivo, onde você está completamente envolvido com a trama, atores, luzes, trilha sonora e o resto da plateia e assistir a um filme no cinema, onde a obra final já está pronta. O longa vai se tornando cada vez mais parado e é muito fácil perder a atenção, embora ele não seja um filme comprido.

Tanto Isabelle Huppert, quanto Louis Garrel se saem muito bem nos seus papeis, mas a atuação dos dois não é suficiente para deixar a produção interessante e a sensação geral é que o filme sai de lugar nenhum, para lugar nenhum.

Isabelle Huppert em cena do filme As Falsas Confidências
Isabelle Huppert em cena do filme

É inegável que existem textos que contam tramas tão universais e tão realistas que façam sentido em qualquer época ou espaço, no entanto, é sempre necessária uma adaptação. As Falsas Confidências peca quando entrega um texto muito fiel ao original e que por isso, soa datado, quando poderia entregar uma versão atual de uma história atemporal. O filme está disponível na plataforma Supo Mungam Plus.

As Falsas Confidências

Nome Original: Les Fausses Confidences
Direção: Luc Bondy
Elenco: Isabelle Huppert, Louis Garrel, Yves Jacques, Bernard Verley, Bulle Ogier
Gênero: Comédia, Drama
Produtora: Idéale Audience, Arte France, Maha Productions
Distribuidora: Supo Mungam Plus
Ano de Lançamento: 2017
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