Assassin’s Creed – Conheça Todos os Jogos da Franquia

Por Ordem de Lançamento - Parte 1

Você muito provavelmente já ouviu falar do Assassin’s Creed ou até mesmo viu de relance alguma coisa sobre na internet, correto? Se sua resposta for sim, continue na postagem. Caso seja não, continue mesmo assim e conheça esse maravilhoso universo criado e desenvolvido pela Ubisoft.

Mas, afinal, o que é o Assassin’s Creed?

Assassin’s Creed é uma franquia que mostra uma rivalidade entre duas sociedades secretas. A dos Assassinos que buscam manter a paz e o livre arbítrio e os Templários que buscam manter a paz através da “ordem”. Assim, a saga mistura personagens e ficção com eventos reais históricos e figuras importantes da nossa linha do tempo.  A franquia Assassin’s Creed iniciou-se em 2007 com o lançamento para consoles e PC.

Outro ponto bacana que preciso destacar antes de continuarmos de fato a falar sobre todos os jogos da franquia é que ela possui duas linhas temporais bem distintas…

A história fora do Animus (máquina que leva o personagem os momentos históricos da humanidade) e a dentro do Animus (vivenciar os momentos históricos, parte principal do game). Iremos tratar aqui apenas dos fatos dentro do Animus e por ordem de lançamento, OK!? Avisos dados, informações prévias fornecidas, vamos então ao que interessa.

Assassin’s Creed

O primeiro da série utiliza o conflito histórico que aconteceu na Terceira Cruzada*, que criou uma narrativa do “bem contra o mal” entre grupos secretos que estão até hoje entre nós e continuam lutando pelos seus ideais e para o progresso do mundo.

Assassins-Creed-Conheca-Todos-os-Jogos-da-Franquia-2017

Algumas das figuras históricas encontradas neste primeiro jogo da franquia são:

  • Robert IV de Sablé (Grão-Mestre dos cavaleiros templários durante a Terceira Cruzada);
  • Rei Ricardo I (rei da Inglaterra conhecido pelo apelido Ricardo Coração de Leão);
  • Ibn Jubayr (geógrafo e poeta árabe que pode ser considerado o pai da geografia moderna – foi o primeiro a publicar estudos geográficos que relatavam a topografia e recursos naturais de um local e também suas relações geopolíticas).

*A Ordem dos Templários é um grupo da igreja católica que tinha como missão invadir e reconquistar a Terra Santa para os seguidores de Cristo, enquanto os Assassinos ou Hashāshīn, eram um grupo de mercenários que costumeiramente eram contratados para matar lideranças templárias. 

Ano de lançamento: 2007.
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC.
Período em que ocorre: 1191 D.C.
Região Retratada: Terra Santa (local onde hoje esta localizado a Palestina e o estado de Israel).
Protagonista: Altaïr Ibn-La’Ahad.
Eventos históricos retratados: A Terceira Cruzada.

Assassin’s Creed II 

vitaminanerd-assassins-creed-II

O jogo começa após os eventos de Assassin’s Creed. O jogador então assume o papel de um jovem nobre que se tornou assassino, chamado Ezio Auditore da Firenze.

O pai e os irmãos de Ezio são acusados injustamente de trair a cidade de Florença. São executados em praça pública. Ezio escapa da morte por ainda ser muito jovem. Ele, sua mãe e irmã vão para a vila dos Auditore em Monteriggioni. Após alguns anos Ezio descobre que seu pai e irmãos eram assassinos. Após essa descoberta ele passa a ajudar seu tio Mario na guerra entre templários e assassinos. Entretanto, sua ajuda tem o intuito de vingar a morte dos seus familiares.

Após abater diversos alvos templários Ezio ainda precisa eliminar o real “assassino de sua família”.

Ano de lançamento: 2009.
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Mac OS X, PC.
Período em que ocorre: 1476-1499 D.C.
Região Retratada: norte da Itália.
Protagonista: Ezio Auditore da Firenze.
Eventos históricos retratados: Renascimento.

Assassin’s Creed Brotherhood

O jogo se inicia logo após a conversa entre Minerva e Ezio Auditore da Firenze. Considerado “o segundo capítulo na trilogia Ezio”, porém ainda não é Assassin’s Creed III, mas um novo capítulo que expande a história de Ezio e o introduz agora como mestre na Ordem de Assassinos.

Após deixar Rodrigo Borgia escapar, Ezio e seu tio Mario retornam para Monteriggioni. Eles então se reencontram com seus familiares e aliados da irmandade, incluindo Catarina Sforza, Condessa de Forlí, Nicolau Maquiavel, intelectual e integrante da irmandade, além de Cláudia e Maria, irmã e mãe, respectivamente. Quando Maquiavel descobre que a vida de Rodrigo Borgia foi poupada, se irrita com Ezio e vai para Roma. Ezio estava convencido que as guerras haviam acabado e que a vingança contra os Borgia também havia terminado. Ezio fica em Monteriggioni por cerca de um mês.

Então Monteriggioni é atacada por um exército liderado por César Borgia, filho de Rodrigo. Uma imensa batalha acontece, resultando na morte de Mario Auditore. Ezio por sua vez é forçado à deixar Monteriggioni e consegue fugir para Roma. Em Roma, Ezio encontra-se com Maquiavel, ele então explica para Ezio que César se tornou o novo governador de Roma e Rodrigo se tornou o novo papa. Se nada for feito, toda Itália irá ceder ao poder dos templários. Ezio decide permanecer em Roma e reconstruir a Irmandade dos Assassinos. Com isso Ezio se torna o novo Grão-Mestre dos Assassinos na Itália.

=====SPOILER ALERT=====

Assassins-Creed-Brotherhood-vitamina-nerd.jpg

Após encarar de frente os membros da família Borgia e até eliminar alguns deles, Ezio, ao lado de seus aliados, se depara cara a cara com Cesar no final do game, preso pelo exército do Papa Júlio II. Mesmo derrotado, Cesar consegue escapar da prisão e ataca a cidade de Navarro, na Espanha. Assim, com a Maçã do Éden recuperada, Ezio retorna à Itália, onde resolve esconder o artefato no Templo de Juno.

No presente, com base nas memórias do assassino, Desmond e seus aliados partem em busca do Templo, onde apenas Desmond se depara diretamente com a deusa que diz que a humanidade é “inocente e ignorante”.

Em seguida Juno passa a controlar o corpo de Desmond e o faz assassinar Lucy. Após o ato aparentemente sem motivo, o herói do presente entra em coma e no mesmo momento, os créditos começam a subir na tela.

Ano de lançamento: 2010.
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Mac OS X, OnLive.
Período em que ocorre: 1499-1507 D.C.
Região Retratada: Roma.
Protagonista: Ezio Auditore da Firenze.
Eventos históricos retratados: Renascimento.

Continua na parte 2 (em breve)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar