Recursos e bugs da Atualização do Windows 10

Tanto tempo se passou desde do meu primeiro contato com o Windows. Agora passamos pelo aniversário e o lançamento da Atualização do Windows 10! Desde do 98 muita coisa mudou, a última versão do sistema: Windows 10, oferece ao usuários recursos que tendem a facilitar a interação do usuário com o computador. Ainda mais, para quem trabalha na área consegue perceber as melhorias de estabilidade entre as versões. Um desligamento incorreto no Windows XP tem muito mais chance de corromper o sistema do que no Windows 7. Essa fórmula atua com sucesso na maioria dos itens, mas perde em outros. Exemplos são o Menu Iniciar no Windows 8 e remoção do Movie Maker, que para muitos amigos meus salvava na hora da edição rápida.

2001034045

Um ano depois, o filho do filho do filho faz aniversário! Para quem já está atualizado (tem gente que nem queria e está né? rs) só consegue a confirmação que todos nós temos. É um sistema BOM e um sistema RUIM. Confira comigo: Windows Me, Windows Vista, Windows 8, só obra de arte.

As diferenças entre o Windows 8 e Windows 10 já virou matéria do passado, após um ano o sistema mais recente faz aniversário e comemora lançamento uma atualização que traz alguns recursos interessantes.

Novos Aplicativos disponibilizados na Atualização do Windows 10

Windows Ink: acompanhando a compatibilidade do sistema Windows 10, que tem a intenção de substituir o Windows Mobile e gerar um sistema operacional que englobe diversos dispositivos a Microsoft disponibilizou uma ferramenta Ink, similar aquela que tínhamos no finado MSN, para você desenhar ou colocar notas na tela usando uma plataforma touchscreen, com o dedo ou usando canetas stylus.

atualizacao-do-windows-10-ink
Atualização do Windows 10 traz o Ink, uma maneira fácil de colocar notações em aplicativos de escritório.

Sincronização de notificações: agora você pode receber notificações do celular (Windows 10 Mobile ou Android) diretamente na Central de Ações do Windows;

Project Centennial: adaptar softwares clássicos ao ecossistema de aplicativos universais do Windows 10 ficou mais fácil;

atualizacao-do-windows-10-conversor
Conversor de aplicativos para o formato Windows, elemento que você encontra na Atualização do Windows 10

Cortana: olha aí, a assistente de voz da Microsoft finalmente aprendeu a falar português!

Aplicativos Remodelados na Atualização do Windows 10

Microsoft Edge: houve um aumento na velocidade do navegador e a inclusão da capacidade de suporte a extensões.

Windows Hello: o Hello é a ferramenta utilizada pela microsoft para fazer autenticações biométricas no Windows 10. Com a nova atualização o aplicativo passa a reconhecer serviços online também, como sites bancários.

atualizacao-do-windows-10-pins
Pins, pins e mais pins na nova Atualização do Windows 10

Windows Defender: o antivírus nativo do Windows 10 ganhou a capacidade de funcionar em segundo plano mesmo que você tenha outro antivírus instalado;

Xbox One: mais integração com o Windows 10, incluindo suporte à Cortana;

Bash: o interpretador de comandos clássico dos sistemas baseados no Unix chegou mesmo ao Windows 10;

atualizacao-do-windows-10-bash
Bash operando na nova Atualização do Windows 10

E os Bugs da Atualização do Windows 10?

Nem tudo são as mil maravilhas, a atualização introduziu alguns bugs, sendo que pelo menos um deles é capaz de congelar totalmente seu computador — falha que foi reconhecida pela própria Microsoft.

“A Microsoft recebeu um pequeno número de notificações que o Windows 10 está congelando após a Atualização de Aniversário quando o sistema está presente em um drive de estado sólido (SSD) e os aplicativos e dados estão armazenados em um drive separado”, afirma um funcionário da companhia.

“Essa situação não ocorre ao iniciar o Windows 10 em Modo de Segurança. Caso você esteja passando por essa situação, vamos continuar oferecendo atualizações para esse tópico, complementa a mensagem. Como uma solução temporária, a companhia recomenda usar as ferramentas de restauração do sistema para voltar à versão 1511, que antecede a Atualização de Aniversário.

E vocês atualizaram o sistema? O que acharam?

Tags

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar