Bad Samaritan, ou A Casa do Medo

Quem é o vilão?

Sean Falco (Robert Sheehan) e Derek Sandoval (Carlito Olivero) trabalham como manobristas de um restaurante e têm um esquema. Enquanto os clientes estão comendo, Sean vai até a casa deles, invade e rouba pequenas coisas que a dupla possa vender.

Uma noite, Cale Erendreich (David Tennant) vai ao restaurante e Sean e Derek percebem pelo seu carro que ele é muito rico, e decidem assaltar a sua casa. Quando Sean começa a explorar a casa de Cale, ele encontra em um quarto, uma mulher (Kerry Condon) presa e amordaçada.

Sean descobre que Cale sequestrou a mulher e, sem conseguir tirá-la da casa a tempo, denuncia o sequestrador à polícia que, antes de qualquer coisa, limpa seus rastros e escapa. Sean decide que vai desmascarar Cale e soltar a jovem e, então, passa a tentar de tudo para que isso aconteça, sem imaginar que Cale é um homem perigoso e poderoso.

David Tennant em cena do filme Bad Samaritan
David Tennant em cena do filme

Mocinho ou vilão

Bad Samaritan parte de uma premissa relativamente simples e até bem comum. Aqui acompanhamos Sean, um jovem fotógrafo que não consegue viver do seu trabalho e, por isso, também trabalha como manobrista. Seu tempo como manobrista, no entanto, é só uma maneira de encontrar possíveis vítimas para assaltos.

Ele e seu parceiro, Derek, invadem e assaltam as casas dos clientes dos restaurantes, enquanto os donos fazem suas refeições. A dupla sempre leva coisas pequenas que possam, na teoria, passar despercebidas pelas vítimas.

O filme determina que, embora ele seja um ladrão, Sean é uma boa pessoa que está tentando viver do que ama e que precisa pagar suas contas de alguma maneira. O fato deles roubarem poucas coisas ajuda a audiência a ter a sensação de que ele é uma espécie de Robin Hood, mesmo que faça o esquema em causa própria e que esteja cometendo mais de um crime. De toda forma, Sean e Derek ainda são ladrões, o que os deixa bem longe da ideia de mocinho que o cinema tradicional vende.

Cale
Cale

O que faz a plateia mudar totalmente de ideia é o encontro de Sean com a jovem que está presa na casa de Cale, porque fica claro que por mais que Sean faça coisas erradas, ele não é um monstro, como é Cale. Sean fica assustado com a moça presa e pensa em libertá-la mas, quando não consegue, vai embora jurando que vai resgatar a mulher. Sean então, vai à polícia, mesmo que ele tenha que explicar o que estava fazendo na casa de Cale.

É assim que Bad Samaritan diferencia Sean, um ladrão que não está disposto a encobrir um sequestro, mesmo que isso o coloque em problemas, e Cale, um homem capaz de sequestrar e prender uma jovem.

Cale – the bad samaritan

Bad Samaritan – A Casa do Medo não é um filme que guarda muitos mistérios, uma vez que desde o começo já sabemos não só que o protagonista é um ladrão, como também que o antagonista mantém uma mulher amarrada e amordaçada na sua casa. Em função disso, as reviravoltas se dão por outros motivos.

O filme faz o telespectador questionar quem é mau e quem é bom
O filme faz o telespectador questionar quem é mau e quem é bom

Depois que Sean denuncia Cale, o sequestrador descobre que alguém esteve na sua casa e cobre seus rastros. Quando a polícia chega à casa de Cale, não só não encontra a vítima, como também sai encantada por ele. Fica óbvio que, assim como boa parte dos psicopatas, Cale sabe ser simpático e charmoso e é capaz de convencer qualquer pessoa. Sean é o único que, tendo ficado de frente ao crime, sabe quem Cale é e quão perigoso ele é.

Mas Cale também é rico, poderoso e inteligente e ele logo descobre quem o denunciou e encontra Sean e é a partir daí que a vida do protagonista vira um inferno. Os pais de Sean perdem seus empregos e a namorada (Jacqueline Byers) é brutalmente espancada.

É em função das ações de Cale visando se vingar que o filme estabelece seu suspense, afinal, a plateia nunca sabe o que o homem pode fazer contra Sean. Ao mesmo tempo acompanhamos as diversas tentativas do protagonista de resgatar a mulher que ele viu na casa de Cale e de desvendar os mistérios que circundam esse homem.

A Casa do Medo tem um clima de suspense que aumenta depois que Sean descobre o segredo de Cale
A Casa do Medo tem um clima de suspense que aumenta depois que Sean descobre o segredo de Cale

Aspectos técnicos de Bad Samaritan

O filme começa de maneira simples e tem uma trama que já vimos em filmes como Os Intrusos, O Homem nas Trevas e Vilões. O grande diferencial do longa é o que acontece quando Sean está dentro da casa de Cale. Aqui o protagonista encontra uma casa extremamente tecnológica e opulenta, mas que apresenta, em contrapartida, uma surpresa terrível: uma mulher amordaçada e presa.

A questão aqui é se questionar quem é de fato mau, mesmo que os dois personagens cometam crimes. Sean, que rouba coisas pequenas para viver, ou Cale, que tem uma mulher sequestrada em casa. E esse é um questionamento bem interessante. No entanto, o longa, que começa muito bem, vai se tornando um pouco cansativo com o tempo, justamente porque o telespectador já sabe boa parte dos mistérios no meio do filme.

Robert Sheehan em cena do filme Bad Samaritan
Robert Sheehan em cena do filme

E o que mais?

Bad Samaritan tem boas atuações, como a de Robert Sheehan e de David Tennant, que interpreta um homem frio e está, de fato, assustador. O longa tem um clima de suspense e de mistério, que aumenta depois que Sean entra na casa de Cale, como se antes a vida do protagonista, mesmo que repleta de crimes, fosse leve e alegre e a partir do momento em que ele vê a jovem presa e maltratada na casa de Cale, tudo ao seu redor se tornasse mais sinistro e assustador.

Bad Samaritan tem uma premissa um pouco repetitiva, mas que se revela com o tempo e traz um assunto instigante, que faz o público se questionar e se colocar no lugar do protagonista, mas vai perdendo sua força e se tornando parado.

A Casa do Medo (Bad Samaritan, 2018) | Trailer Oficial Legendado HD

A Casa do Medo

Nome Original: Bad Samaritan
Direção: Dean Devlin
Elenco: David Tennant, Robert Sheehan, Kerry Condon, Carlito Olivero, Jacqueline Byers
Gênero: Suspense
Produtora: Electric Entertainment
Distribuidora: TeleCinePlay
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar