Flashdance: Em Ritmo de Embalo, 1983

A coragem para realizar nossos sonhos

Flashdance nos traz a história de Alex (Jennifer Beals), uma jovem de 18 anos que sonha em ser bailarina, embora nunca tenha tido nenhum treino formal. Em busca dos seus sonhos, Alex trabalha como operária durante o dia e como dançarina em uma boate à noite.

Sonhos

Flashdance: Em Ritmo de Embalo é um filme que fala muito sobre sonhos. Alex, a protagonista, sonha em ser bailarina, mas trabalha como operária e dançarina de boate. Ao redor dela estão diversas pessoas que sonham em ser algo, mas trabalham com coisas completamente diferentes.

Um dos únicos amigos de Alex no trabalho de operária, também trabalha como operário, mas sonha em ser arquiteto. Já Jeanie (Sunny Johnson) é uma garçonete que sonha em patinar no gelo profissionalmente e seu namorado, Richie (Kyle THeffner) quer ser um comediante de stand-up.

Jennifer Beals na cena mais famosa do filme Flashdance
Jennifer Beals na cena mais famosa do filme

Fica bem claro que os sonhos e as aspirações de cada uma dessas pessoas são pontos importantes do filme. Acompanhamos a maneira com que Alex lida com o seu desejo, mas os outros sonhos estão em segundo plano. Também são eles ou a dificuldade para que eles se concretizem que empurram Alex para a realização do seu sonho.

Insegurança

É natural que Alex, que é uma jovem de apenas 18 anos, também tenha inseguranças. Ela deseja se tornar uma bailarina profissional e para isso, precisa estudar, mas não se sente segura para se inscrever em nenhum processo de seleção ou curso porque não tem experiência anterior com dança clássica.

Mais tarde, quando começa a sair com Nick (Michael Nouri), ele passa a incentivá-la a investir no seu sonho e até consegue para ela uma audiência em uma renomada escola de dança, o que a princípio, irrita Alex, que deseja conseguir as coisas por seus próprios méritos.

Alex
Alex

O que acompanhamos em Flashdance é Alex superando suas inseguranças e dificuldades para se tornar a pessoa que ela deseja ser. No final, é justamente o que a moça rejeita em si mesma que a torna diferente das outras concorrentes e por isso, mais interessante.

Aspectos técnicos de Flashdance

Como Footloose – Ritmo Louco e Dirty Dancing: Ritmo Quente, Flashdance: Em Ritmo de Embalo não é um musical no sentido clássico da palavra. Os atores não cantam em cena, mas a música é definitivamente muito importante para a trama.

Alex sonha em ser bailarina profissional
Alex sonha em ser bailarina profissional

Os números musicais de Flashdance foram filmados como se fossem videoclipes e feitos de uma maneira que poderiam facilmente ser separados do filme e assistidos sozinhos. Essa técnica se deve ao surgimento da MTV, em 1981, que popularizou o gênero. Flashdance é o primeiro filme que se aproveitou desse estilo de filmagem.

Na trilha sonora de estão os clássicos He’s a Dream, Manhunt, Lady, Lady, Lady, Seduce Me Tonight, Maniac e Flashdance… What a Feeling, interpretada por Irene Cara, atriz de Fama.

O filme é conhecido pelas suas cenas de dança, que são muito bem coreografadas. Entre as cenas mais famosas estão a do show de Alex na boate, quando ela joga água sobre si mesma; e a cena de dança final, da audiência para a escola.

Jennifer Beals e Michael Nouri em cena do filme Flashdance
Jennifer Beals e Michael Nouri em cena do filme

Flashdance: Em Ritmo de Embalo é, de uma maneira geral, um filme bem mediano. Tem características típicas de filmes dos anos 80, que são facilmente reconhecíveis e que hoje, tornam o filme um pouco brega. A trama é bem simples e funciona mais como uma muleta para as cenas de dança. No entanto, o filme se tornou, ao longo do tempo, um clássico à sua maneira.

O legado de Flashdance: Em Ritmo de Embalo

Existem boatos sobre uma possível sequência de Flashdance, mas isso nunca saiu do papel. Jennifer Beals, a protagonista, se recusou a aparecer em outro filme, o que pode ter prejudicado o andamento do projeto.

Cena de I'm Glad que faz referência a Flashdance
Cena de I’m Glad que faz referência a Flashdance

Isso não impediu que o filme virasse um musical em 2008. Assim, batizado de Flashdance The Musical, ele estreou em Londres.

Além disso, Flashdance já foi citado em diversos lugares, como por exemplo no filme Shrek 2, em uma cena em que o Gato de Botas reprisa a cena de Alex dançando na boate; e nos clipes I’m Glad, de Jennifer Lopez, e na versão de It’s Raining Men, de Geri Halliwell. A famosa cena da cadeira também foi a inspiração para um dos pôsteres de Deadpool 2.

Flashdance: Em Ritmo de Embalo é um filme que fala sobre dança e sonhos e se mantém na categoria de clássicos.

Resultado de imagem para deadpool flashdance gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar