Bob Cuspe e Angeli num dilema mortal

Quem tem mais de 30 anos, com certeza já deve ter se deparado com alguma edição da revista brasileira underground, Chiclete com Banana. A revista clássica publicada na metade dos anos 1980, era a marca da irreverência e rebeldia daqueles anos, reunindo grandes cartunistas e desenhistas, como Angeli (cabeça da revista), Glauco e Laerte.

A ideia era ter uma linha editorial parecida com publicações subversivas dos EUA, como a Revista MAD e as publicações de Robert Crumb (Fritz The Cat). A revista representava uma parte da rebeldia jovem que pairava no país, próximo da abertura e período final da Ditadura Militar, o período da redemocratização.

Bob Cuspe é o centro dessa animação stop-motion de alta qualidade

A história se passa num futuro incerto estilo Mad Max, uma realidade desolada e sem água. Bob Cuspe aparece mais velho e mais rabugento do que de costume e vive em combate com robôs nanicos com aparência do músico pop Elton John. Como um punk das antigas, Bob odeia música pop, e daí surge a guerra cultural que desencadeia na sobrevivência do mais forte, entre Bob e os robôs ensandecidos.

O foco da trama é a construção de uma história onde o Bob Cuspe será aniquilado pelo autor, algo que Angeli já havia feito com Rê Bordosa. Na construção do roteiro, Angeli aparece detalhando sobre suas ambições recentes, sobre suas crises artísticas, e seus toques para conseguir ter inspirações para desenhar e coloca a dificuldade em acabar com seu personagem e reitera que Bob Cuspe pode ser um alter-ego de si mesmo, de sua fase punk juvenil. Óbvio que personagens clássicos do autor aparecem na trama como Os Skrotinhos e Rê Bordosa.

Bob cuspe

Nós não gostamos de gente

A trilha sonora é animal, e tem como base a música “Cabeça Dinossauro” do Titãs (fase mais punk do grupo), dando um forte sentido para o então Punk niilista e rebelde que Bob Cuspe representa.

Dirigido por César Cabral e feita pelo Estúdio de animação Coala Filmes, que já fez outras animações baseadas em trabalhos de Angeli, com em ‘Dossiê Rê Bordosa’ (2008) e a série ‘Angeli The Killer’ (2017), Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente é o emblema perfeito da obra de Angeli, de sua irreverência, genialidade e limites pessoais. Altamente recomendável, lembrando que antes de estrear no circuito, o filme irá passar na 45º Mostra Internacional de Cinema (2021).

Confira também:

Wood e Stock: Sexo, Drogas e Rock’n’Roll (2006) – filme em animação.

– Curta Dossiê Rê Bordosa (2008):

https://www.youtube.com/watch?v=75txxLyGnJ8 – Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=uxC1JTyuvwg – Parte 2

Angeli The Killer (2017), minissérie em stop-motion (2ª Temporada saiu em 2021) está disponível no Globoplay.

https://www.youtube.com/watch?v=qwkojuafGZg 

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente

Nome Original: Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente
Direção: Cesar Cabral
Elenco: Bonecos
Gênero: Animação
Produtora: Coala Filmes
Distribuidora: Vitrine Filmes
Ano de Lançamento: 2021
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar