Carro Rei

Os perigos da tecnologia

Desde pequeno Uno (Luciano Pedro Júnior) possui a habilidade de falar com carros, e sempre se comunica com um veículo (Voz de Tavinho Teixeira) que faz parte da frota de seu pai, Josenildo (Adélio Lima).

Quando uma lei na cidade decide que todos os carros com mais de 15 anos devem parar de circular, Uno percebe que vai perder seu melhor amigo. Assim, sob os comandos do Carro e com a ajuda do tio, Zé Macaco (Matheus Nachtergaele), ele começa a transforma o Carro em um modelo novo, criando assim, o Carro Rei.

O Carro

Carro Rei é uma ficção científica um tanto inusitada, que usa justamente um carro como seu elemento fantástico. O filme narra a vida de Uno, cujos pais tem uma frota de táxi e cujo tio é mecânico, portanto, o garoto vive cercado por carros. Uno também tem uma habilidade incomum: ele se comunica com os automóveis.

Matheus Nachtergaele em cena do filme
Matheus Nachtergaele em cena do filme

Mais especificamente, ele se comunica com um Carro, que ele considera seu melhor amigo. As outras pessoas não conseguem se comunicar com o Carro, e enquanto Uno escuta palavras, os outros personagens escutam apenas ruídos e barulhos comuns de carros.

Uno é o protagonista de Carro Rei, mas é claro que o Carro – que se autodenomina Carro Rei – é quase tão importante quanto Uno, já que toda a trama se dá em função dele. A trama se passa em uma cidade pequena, onde as autoridades decidem que os carros com mais de 15 anos deverão parar de circular, e a medida prejudica os negócios de Josenildo, que na sua frota só tem carros antigos, e também incomoda Uno, que não quer perder seu melhor amigo.

Com orientações do “Carro Rei” e com a ajuda do tio, Uno começa a modificar os carros da frota de seu pai, com a intenção de que eles pareçam novos, sem pensar nas consequências disso.

O longa usa um carro como objeto fantástico
O longa usa um carro como objeto fantástico

O problema da tecnologia

Mas o Carro Rei, que aqui não só consegue falar, como também consegue pensar e ter uma vida própria que não depende de seus “donos”, é uma grande metáfora para a tecnologia que toma cada vez mais espaço na sociedade. Essa questão está presente no filme todo, mas é explicitada quando Uno, já adolescente, comenta que a cidade costumava ser repleta de jumentos, mas que agora está repleta de motos.

O Carro Rei pode ser um personagem curioso, que chama a atenção a princípio, mas não demora para que ele esteja mandando nos humanos, já que é dele a ideia para modernizar todos os carros da frota. Através do Carro Rei, o filme quer nos mostrar como é fácil perder o controle das tecnologias cada vez mais avançadas.

Existe também uma discussão sobre o que é mais importante: a natureza ou a tecnologia, já que Uno estuda agroecologia, mesmo contra a vontade do seu pai, que quer que ele trabalhe na frota, mas vive constantemente dividido entre o curso – a natureza – e o mundo dos carros onde foi criado – a tecnologia. Isso é colocado em pauta de maneira ainda mais forte nas falas de Amora (Clara Pinheiro), colega de Uno, que leva a questão ecológica muito a sério e que cobra um posicionamento de Uno.

Carro Rei é um comentário sobre a evolução da tecnologia
Carro Rei é um comentário sobre a evolução da tecnologia

Aspectos técnicos de Carro Rei

Este longa é, certamente, uma inovação dentro do cinema brasileiro, já que é um filme de ficção científica, gênero que é pouco explorado por aqui. O elemento alvo do fantástico aqui é o carro e ele está presente em quase todos os aspectos do filme. Os pais de Uno são donos de uma frota de táxi, portanto, vivem rodeados de carros, além disso, a paixão do casal por carros é tão grande que batizaram o filho de Uno.

Carro Rei também usa e abusa das imagens de carros, eles estão presentes em praticamente todas as cenas, seja na garagem da frota, seja nas ruas da cidade, a câmera filma detalhes do carro, quase como se fosse um objeto de fetiche. A abordagem faz muito sentido, afinal, Carro Rei é um filme sobre um carro. As cores fortes predominam e vão se acentuando ao longo do filme, dando essa sensação de que algo vai acontecer e de que em algum momento, acompanharemos um clímax.

Amora e Uno
Amora e Uno

O longa conta também com boas atuações, como a do protagonista Luciano Pedro Júnior, e de seus pais Adélio Lima e Jules Elting. Matheus Nachtergaele se sobressai, assim como Tavinho Teixeira, que dubla o Carro Rei.

A proposta de Carro Rei é bem interessante e o filme é construído de uma maneira com que toda essa trama fantástica faça sentido e pareça real. A metáfora por trás da história é oportuna e fala com os dias de hoje, mas não é muito bem trabalhada e fica um tanto solta. Mas de uma maneira geral, Carro Rei é um filme mediano que não explora todas as boas ideias do roteiro. O longa chega aos cinemas no dia 30 de junho.

Carro Rei I Trailer Oficial

Carro Rei

Nome Original: Carro Rei
Direção: Renata Pinheiro
Elenco: Matheus Nachtergaele, Luciano Pedro Júnior, Jules Elting, Clara Pinheiro, Tavinho Teixeira
Gênero: Ficção Científica
Produtora: Aroma Filmes
Distribuidora: Boulevard Filmes
Ano de Lançamento: 2021
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar