Convidado de Honra

Entre pai e filha

Jim (David Thewlis) é um inspetor de alimentos rigoroso que passa o dia frequentando restaurantes e procurando os problemas neles. Ao mesmo tempo, ele faz de tudo para tirar sua filha, Veronica (Laysla de Oliveira) da cadeia, onde ela está desde que foi condenada por ter mantido relações sexuais com um de seus alunos (Alexandre Bourgeois), menor de idade.

Quando Jim descobre que Veronica não quer sair da prisão, a relação entre os dois estremece e eles passam a investigar a vida um do outro.

A relação pai e filha

Convidado de Honra se baseia muito na relação entre Jim e Veronica e como a vida de um influencia na do outro. Quando conhecemos esses personagens, Jim é um homem solitário e um pouco rancoroso, mas ainda completamente dedicado ao seu trabalho. Logo descobrimos, através de uma filmagem antiga, que ele tem uma filha.

David Thewlis como Jim em Convidado de Honra
David Thewlis como Jim

Com o tempo entendemos como funciona a dinâmica dessa família: a esposa de Jim, Rosangela (Tennille Read) morreu e pediu que ele cuidasse de Veronica, no entanto, Veronica está presa e recebe visitas do pai com frequência. Jim passa seus dias cuidando de Benjamin, o coelho já idoso de Veronica.

Jim não acredita que Veronica tenha cometido nenhum crime e, por isso, ele deseja tirar a filha da cadeia, mas logo ele descobre que ela não tem a menor intenção de sair da prisão, já que segundo Veronica, ela merece o que está acontecendo com ela. A relação dos dois então, começa a ficar estremecida, pois um não compreende o outro.

Flashbacks

O que faz de Convidado de Honra um filme diferente é a maneira com que a sua trama é narrada, o filme é composto por uma série de flashbacks, que não se dão necessariamente em ordem cronológica.

O longa trabalha com muitos flashbacks
O longa trabalha com muitos flashbacks

Logo que começa, por exemplo, acompanhamos Veronica conversando com um padre (Luke Wilson) sobre o funeral de Jim, que morreu recentemente. A partir do que ela conta para o padre, o telespectador passa a ter acesso à vida dos dois.

Mas claro que o que começa com Veronica contando pequenos causos envolvendo seu pai, vai aos poucos se tornando um relato de toda a história de Jim e Veronica e alguns flashbacks chegam a retratar até a infância de Veronica.

O interessante é que esses flashbacks não se dão em ordem cronológica, mas sim de acordo com o que Veronica conta e que, mesmo assim, é fácil entender em que ordem eles se dão, não só pelo que ela fala, mas também pelos detalhes que aparecem em cena.

Laysla de Oliveira em cena do filme Convidado de Honra
Laysla de Oliveira em cena do filme

Aspectos técnicos de Convidado de Honra

A trama parece simples, mas é bem pensada. Ela se dá basicamente através de flashbacks, que são contados por Veronica, embora, em alguns momentos o telespectador tenha acesso a momentos da vida de Jim em que ele esteve sozinho. As histórias que Veronica conta começam a trazer à tona segredos, tanto da filha, quanto do pai, o que vai aproximando o filme de uma trama de suspense.

O longa não tem muita ação, embora seja repleto de reviravoltas e deixe o telespectador sempre na expectativa de que algo vai ser descoberto, por isso ele depende muito das atuações, que são de fato um ponto alto. Tanto David Thewlis, quanto Laysla de Oliveira se saem muito bem e conseguem retratar com perfeição essa relação entre pai e filha que é complexa e difícil. O filme erra, no entanto, quando escala Tennille Read, uma atriz canadense, para interpretar uma personagem brasileira, não porque a atuação seja ruim, mas porque seria interessante respeitar a nacionalidade da personagem.

O filme tem um clima de suspense
O filme tem um clima de suspense

Convidado de Honra também prende a plateia rápido e com uma certa facilidade, porque logo percebe-se que os personagens guardam segredos e é natural que a audiência queira acompanhá-los até descobrir quais são esses segredos.

Com uma trama instigante, que entrega drama com uma pitada de suspense, Convidado de Honra parece um filme simples, mas que aos poucos mostra todo o seu potencial. O filme chega aos cinemas no dia 15 de outubro.

Convidado de Honra - Trailer legendado [HD] - 2021 - Drama | Filmelier

Convidado de Honra

Nome Original: Guest of Honor
Direção: Atom Egoyan
Elenco: David Thewlis, Laysla De Oliveira, Luke Wilson, Rossif Sutherland, Gage Munroe
Gênero: Drama
Produtora: Ego Film Arts, The Film Farm
Distribuidora: California Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar