Deixa Ela Entrar, o filme sueco de 2008
Em Deixa Ela Entrar, Oskar (Kare Hedebrant) tem 12 anos e vive com a mãe em Estocolmo. Ele é tímido e solitário e sofre bullying na escola. Um dia, Oskar conhece Eli (Lina Leandersson) no pátio do seu prédio. Eli é pálida e só sai durante a noite, mas parece ser a única pessoa que compreende Oskar. Os dois acabam se tornando amigos. Em paralelo, vários corpos completamente sem sangue começam a aparecer pela cidade.
Deixa Ela Entrar é um filme sueco, de 2008, que fez um certo barulho na época do seu lançamento. O filme é baseado no livro homônimo de John Ajvide Lindqvist.
Eli
Características de terror
O longa se classifica como um filme de terror e ele tem, sem dúvida, muitos aspectos do gênero. Para começo de conversa, o filme usa de uma criatura sobrenatural que normalmente está relacionada ao terror: o vampiro.
Mas o vampiro de Deixa Ela Entrar é um pouco diferente do que estamos acostumados, já que ele tem a aparência de uma criança de 12 anos. E, embora ela precise de sangue para viver, o espectador não consegue ver Eli como vilã do filme.
Existem outros vilões que são mais perigosos e mais cruéis que Eli. Como os meninos que perseguem Oskar na escola de uma maneira sádica e o homem que mora com Eli, que Oskar acredita ser o pai dela. Mas na verdade, ele é um pedófilo que está disposto a matar por ela, em troca de favores. E claro, os pais de Oskar que estão tão ocupados com suas próprias vidas que não percebem o que acontece com o filho.
O filme, inclusive, questiona quem é o monstro da história. Se é Eli, que mata para se alimentar, ou se são os seres humanos que são capazes de atos inomináveis, apenas para satisfazer os seus desejos. E se Eli é uma vampira que precisa de sangue, ela também é uma criança que acaba encontrando em Oskar uma companhia, assim como o garoto encontra nela. Com Oskar, ela não é um predador, muito pelo contrário, ela é só uma garotinha.
O primeiro amor
Mas mais do que um filme de terror, Deixa Ela Entrar é um filme que fala sobre o primeiro amor e a relação de Oskar e Eli é muito bonita. Embora os dois tenham passados completamente diferentes, ambos se sentem excluídos e solitários. O filme também fala sobre aceitação. Em uma das cenas mais bonitas, Eli pergunta para Oskar se ele se importaria se ela não fosse uma menina. Ele pensa um pouco e responde que não se importa com o que ela é. Essa frase pode ser entendida das mais diversas maneiras, mas a mensagem é muito clara: Oskar gosta de Eli pelo que ela é por dentro, independentemente do seu exterior.
O filme claro, trata de temas muito mais pesados do que um simples primeiro amor, como a violência e a crueldade humana que permeia todos os personagens, menos Eli e Oskar.
Embora o livro seja bem mais explícito e deixe alguns detalhes mais claros, o filme também não poupa o espectador de muita coisa. Mas vários detalhes ficam meio no ar e são abertos a interpretação e o entendimento de cada pessoa.
Aspectos técnicos de Deixa Ela Entrar
O filme se passa todo em Estocolmo e o que o espectador vê é um cenário de frio, repleto de neve, que combina muito com o conteúdo do filme. Primeiro porque estamos tratando de vampiros, que tradicionalmente não podem sair no sol. Segundo porque todos os moradores da cidade parecem muito frios, especialmente em contraste com Oskar, que é um garoto carinhoso.
A atuação das crianças também é impressionante. Kare Hedebrant, que interpreta Oskar funciona muito bem no papel, e Lina Leandersson, que interpreta Eli está perfeita. Ela é uma menininha interpretando uma criatura que embora tenha a aparência de uma criança, já viveu muito tempo e já viu o pior do mundo, mas que mesmo assim, mantém um pouco da inocência de criança.
Deixa Ela Entrar ganhou um remake americano, chamado Deixe-me Entrar, em 2011. O filme é relativamente fiel ao livro, mas é completamente desnecessário, já que o longa sueco já é ótimo. Além disso, o filme tirou vários dos detalhes mais pesados do livro e do filme original. No elenco americano estão Chloë Grace Moretz, Kodi Smit-McPhee e Richard Jenkins.
Deixa Ela Entrar é um filme de terror, que trata de temas extremamente pesados, mas que mesmo assim é delicado e bonito, quando retrata uma situação em que todos podem se reconhecer.
Nome original: Låt den rätte komma in
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergquist
Direção: Tomas Alfredson
Gênero: Drama, Horror, Mistério, Romance
Produtora: EFTI
Distribuição: Magnolia Pictures