Dica de Livro: Crônicas da Tormenta
Tormenta foi um marco na minha vida como jogador de RPG, mais ou menos fica ali junto com 3DeT logo no começo, que era o RPG que a gente jogava com mais freqüência no meu grupo por ele ser extremamente simples. Depois compramos os livros de Tormenta e já estávamos jogando no cenário com nossas campanhas completamente sem noção e inacabadas, depois veio Holy Avenger e uma compreensão da grandeza do que aquele mundo significava e a partir daí deixou de ser um cenário de RPG e pra mim foi um mundo de fantasia.
Comprei os Gibis de Dungeon Crawler, depois os dos Mercenário$ e li o gibi online que não lembro o nome. Enfim era coisa pra caramba que saia em quadrinhos, mas um livro eu só fui ter contato alguns anos atrás, a Jambo gentilmente cedeu o Cronicas da Tormenta para que fosse feita essa resenha, sério obrigado mesmo, desculpa a demora, mas é que minha lista é mega conturbada… Eu precisava mesmo ler alguma coisa ligada ao mundo de Arton que eu estive afastado por alguns anos. O livro foi organizado por J.M. Trevisan, Crônicas da Tormenta conta com os talentos deLeonel Caldela, Remo Disconzi, Claudio Villa, Marlon Teske, Ana Cristina Rodrigues, Douglas MCT,Rogerio Saladino, Leandro Radrak, Raphael Draccon, Antonio Augusto Shaftiel, Marcelo Cassaro e J.M. Trevisan, com apresentação de Gustavo Brauner e prefácio de Eduardo Spohr.
Vários nomes de peso e bem conhecidos do meio literário de fantasia nacional, como eu sou legal vou comentar cada um dos contos, mas sem muitos detalhes para livrar a todos dos famigerados Spoilers.
Historia de Herói (Leonel Caldela)
A historia é contada em duas frentes, uma temos o paladino chegando a uma cidade que para ele é pior que qualquer inimigo que já tenha enfrentado. Na outra temos dois deuses prestes a entrar a vias de fato por causa de quem vai liderar o panteão. Enquanto o paladino está desconfiado com todo o cenário ao seu redor, o deus Khalmyr parece bem certo do que vai acontecer.
Teopatia (Remo Disconzi)
Um homem começa a ouvir vozes e ele descobre que a voz é de um deus. Ele se lança para um submundo e é elevado a um status de divino, uma historia com bastante sangue (começa em uma casa de abate). Muito interessante a criação do personagem e o que vai acontecendo.
O Ultimo Golpe de Javelin (Claudio Villa)
Javelin é um ladrão sacana e acabou dando um golpe nos proprios companheiros, agora ele procura um próximo grande golpe e vai fazer de tudo para consegui-lo. Uma historia leve e bem divertida.
Canção para Duas Vozes (Ana Cristina Rodrigues)
Um bardo humano quer a canção perfeita, uma barda elfa quer a canção que vai lança-la e deixar famosa. Uma historia de dois extremos unidos por inimigo comum.
Revés (Douglas MCT)
Um conto sobre uma garotinha que sofre abusos em sua casa e por um acaso acaba indo parar em um reino mágico. Fala bastante sobre magia e coisas que todo mundo que gosta de fantasia adora, então é muito bom, mas não é um conto de fácil entendimento.
Perfil do Escorpião (Rogerio Saladino)
Foi uma das historia mais tensas do livro, conta a historia de um andarilho do deserto liderando uma caravana até um determinado Oasis, muuuito tensa mesmo vale a pena ler.
Lua de Trevas (Leandro Radrak)
Um homem entra na taverna e começa a contar a historia do assassino da Lua de Trevas que toda vez que surge no céu, assassina um seguidor de Khalmyr. Muito boa também.
Hedryl (Raphael Draccon)
Nossa relação com o Draccon vocês já sabem e o seu conto dispensa qualquer apresentação aos leitores do blog. É um conto sobre um paladino no meio das invasões goblinoides ao continente de Lamnor. O paladino libera sobreviventes e eles se preparam para lutar e revidar.
O Rouxinol e os Espinhos (Remo Disconzi)
Um conto de um bardo que é levado a um misterioso “circo” e é chamado para apresentar uma peça, que muito provavelmente vai mudar toda a historia da cidade. Excelente para quem gosta de coisas bem boladas e audaciosas.
Arautos da Guerra (Antonio Augusto Shaftiel)
Uma historia sobre quatro clérigos de Keenn que recebem uma missão praticamente impossível de ser cumprida, tudo por ninguém gostar dos quatro clérigos e suas aptidões para a guerra e a confusão.
Vingador de Aço (Marcelo Cassaro)
Marcelo invoca dois personagens seus dos tempos que ele começou a escrever o cenário da tormenta. Aqui vez o desfecho final do Taskan Skylander e o seu inimigo dragão-de-aço. Mas ele traz muito mais coisa para aqueles que adoram tormenta, mais detalhes.
Ressureição (Leonel Caldela)
Um conto sobre companheiros presos a uma maldição, um jovem dragão apaixonado por uma guerreira e uma luta desesperada para tentar quebrar essa maldição, sério você precisa ler isso.
O Cerco (J.M. Trevisan)
É o conto final, ele encerra a coletânea durante as invasões da Aliança Negra a historia conta uma invasão do goblins a um vilarejo, de alguma forma o final não deixa duvidas que ainda há esperança ali. Eu acho que foi um final digno para uma coletanea tão heterogenea como essa, cada autor com seu estilo e cada conto com sua historia. Todas elas foram o continente de Arton.
Quem gostava do cenário de Tormenta vai se sentir nostalgico como eu, recomendo para todos que gostam de RPG e gostam de literatura nacional. Se não pelo RPG temos os autores nacionais que precisam do nosso suporte para continuar a sua jornada.