Dica de Livro: O Rei de Amarelo

O Rei Amarelo faz parte de uma coleção de dez contos feitos pelo romancista Robert W. Chambers. Escrito durante o século 19, este livro é parte do coletivo que estimulou a ficção de horror nos anos seguintes. Chambers estava ligado a outros autores, como H.P Lovecraft, Robert Bloch e Ambrose Bierce. Esses escritores foram fortemente influenciados pelo “medo cósmico” e criaturas interdimensionais. Apesar de estar familiarizado com tais escritores, Chambers confiou na escrita do romance para conceber a obra.

As quatro primeiras histórias estão ligadas por três dispositivos principais:

Um jogo em forma de livro intitulado O Rei de Amarelo
Uma entidade sobrenatural misteriosa e malévola conhecida como o Rei em Amarelo
Um símbolo sinistro chamado o Sinal amarelo
A primeira e quarta histórias, “O Reparador de Reputações” e “O Sinal Amarelo”, se passam em uma América da década de 20, enquanto a segunda e terceira história, “A Máscara” e “Na Corte do Dragão”, se passam Em Paris. Estas histórias são assombradas pelo tema: “Você encontrou o sinal amarelo?
O caráter estranho e macabro desaparece gradualmente durante as histórias restantes, e os três últimos são escritos no estilo de ficção romântico comum ao trabalho posterior de Chambers. Todos eles estão ligados às histórias anteriores por seu cenário parisiense e seus protagonistas artísticos.

O que faz o livro ser surpreendente é o fato de, Chambers empregar uma variedade de tipos de medo. A paranóia, a doença mental e o estigma social que ela carrega são um tema constante em todo o livro. O próprio Rei em Amarelo aparece aos personagens de muitas maneiras diferentes, assim como o Sinal Amarelo. Como leitura de terror o Rei em Amarelo é uma escolha acertada, não irá se arrepender, mais uma coisa… você encontrou o sinal amarelo?

Caso queira comprar o livro está com um preço bem bom ali na livraria do Sr. Saraiva clique aqui

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar