Entre as Linhas do Jornal

Uma redação, vários protagonistas

O The Back Bay Mainline é um jornal independente de Boston, onde os jornalistas se dão bem e gostam do que fazem. Mas o jornal corre o perigo de ser comprado por um empresário rico que deseja lucrar muito mais do que manter a essência do The Back Bay Mainline.

O filme Entre as Linhas do Jornal tem como principal foco a redação do jornal The Back Bay Mainline, que é uma publicação independente de Boston. O jornal emprega vários funcionários que parecem amar seus trabalhos e se dedicam de corpo e alma às matérias que fazem.

O interessante do longa é que ele não tem um protagonista e acompanha a vida de mais ou menos dez personagens, dando praticamente o mesmo destaque e o mesmo tempo de tela para cada um deles. O filme retrata suas vidas profissionais, que se passam quase todas dentro da redação do jornal, e pessoais, que muitas vezes se misturam.

O filme Entre as Linhas do Jornal acompanha vários personagens diferentes
O filme acompanha vários personagens diferentes

Em Entre as Linhas do Jornal o verdadeiro protagonista é o jornal que está prestes a ser comprado, para o terror de seus funcionários, e que une todas essas pessoas em um só ideal.

Os funcionários

Ao mesmo tempo em que acompanhamos os desafios profissionais dessas pessoas, também temos acesso à suas vidas pessoais e suas relações fora do trabalho, permitindo que a plateia se aprofunde nas histórias dessas pessoas.

Michael (Stephen Collins) está escrevendo um livro, mas está frustrado com o resultado. Ele namora com Laura (Gwen Welles), mas o relacionamento está claramente desgastado. Enquanto ele se dedica ao livro e ela trabalha no jornal, Michael também espera que ela cuide da casa e da cachorra dele.

Harry (John Heard) está apaixonado por Abbie (Lindsay Crouse), a fotógrafa do jornal, os dois constantemente trabalham juntos e ele se vê dividido entre admirar a inteligência dela e se sentir diminuído por Abbie quando ela toma a liderança nas entrevistas e se sai melhor do que ele.

Entre as Linhas do Jornal
Abbie e Laura

O filme ainda acompanha Stanley (Lewis J. Stadlen), que não é muito bem-visto na redação, mas está interessado em Lynn (Jill Eikenberry), a secretária que vive fugindo dele, e Max (Jeff Goldblum), que nem parece muito interessado em trabalhar, mas está sempre presente.

Aspectos técnicos de Entre as Linhas do Jornal

Este é um filme que escolhe retratar uma série de vidas, sem definir exatamente quem é o seu protagonista. Claro que existe um maior destaque a alguns personagens, como Michael, Harry e Abbie, mas o mais importante aqui parece ser retratar a redação do jornal e como as relações se dão ali.

O The Back Bay Mainline é um jornal independente que não vende muito e que por isso corre o risco de ser comprado, mas ele é claramente muito amado pelos funcionários, e assim o telespectador também começa a sentir que gosta daquele local e que ele deve se manter exatamente como é.

O roteiro, em certo sentido, retrata situações relativamente comuns, especialmente na vida de jovens adultos. Os personagens se preocupam com suas carreiras, relacionamentos e amizades, mas também com questões um pouco mais profundas, como casamento e frustrações profissionais e pessoais. É interessante notar que quase todos os funcionários do jornal estão frustrados de alguma maneira, como acontece com jovens que tentam achar seu caminho no mundo e, em maior medida, como acontece com todo mundo que vive uma rotina e se questiona sobre que caminho tomar. As cenas muitas vezes não têm ligação entre si e antes que se entenda quem são aqueles personagens, a sensação que se tem é que estamos acompanhando várias esquetes.

O personagem principal é a redação do jornal
O personagem principal é a redação do jornal

Nas entrelinhas

Um ponto que chama a atenção no longa é a maneira com que ele mostra o machismo, justamente porque a abordagem soa até moderna para a época em que o filme foi feito. A denúncia do machismo aparece de maneira muito clara em duas situações: no caso de Laura, cujo namorado acredita que ela tem obrigação de cuidar da casa dele, e no caso de Abbie, que é uma jornalista melhor que Harry, mas tem que ser contida para não ferir o ego dele. Em uma cena em que os dois entrevistam uma stripper, por exemplo, ela faz perguntas sérias e relevantes, enquanto ele só está interessado na vida sexual da mulher.

O elenco se sai bem de uma maneira geral e tem uma boa química, a plateia acredita que eles não só trabalham juntos, como se gostam de verdade e são amigos fora da redação, o que é importante para a trama do filme. Jeff Goldblum chama a atenção com um personagem divertido, que é sempre bom acompanhar, mesmo que sua trama não seja das mais sérias ou das mais relevantes.

O machismo é um assunto recorrente na trama de Entre as Linhas do Jornal
O machismo é um assunto recorrente na trama

Entre as Linhas do Jornal é um filme relativamente longo, mas não é cansativo, justamente porque apresenta tramas diversas que se misturam e se relacionam entre si. O longa consegue uma proeza difícil: fazer com que o telespectador se apegue ao jornal que ele nunca sequer conheceu e torça para que ele se mantenha exatamente como é.

O filme chegou ao catálogo do Belas Artes à La Carte no dia 14 de outubro.

BETWEEN THE LINES (1977) - Trailer

Entre as Linhas do Jornal

Nome Original: Between the Lines
Direção: Joan Micklin Silver
Elenco: John Heard, Lindsay Crouse, Gwen Welles, Jeff Goldblum, Stephen Collins
Gênero: Drama, Comédia, Romance
Produtora: Midwest Films
Distribuidora: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Ano de Lançamento: 1977
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar