Errementari – O Ferreiro e o Diabo

Errementari é uma fábula de terror baseada num conto basco, diferente de tudo o que você já viu do gênero. Afinal, da premissa a solução, surpreende do começo ao fim.

Sua atmosfera imediatamente remete a O Labirinto do Fauno. Inclusive com elementos semelhantes, como a garota, a criatura, o homem mau etc. O longa conta com uma fotografia caprichada e uma direção de arte espetacular, que colaboram para a imersão no enredo. Este muito lembra também aquela série Contos de Fada transmitida pela TV Cultura (no uso torpe da fantasia, nas interpretações teatrais), mas com mais orçamento. A direção de Paul Urkijo é inspirada e singular. Assim, temos um misterioso ferreiro desertor da guerra, que ao voltar para casa comete uma atrocidade. A fim de escapar de seu destino, ele aprisiona um demônio na sua oficina. Mas a história ainda envolve uma garota desolada pelo suicídio da mãe.

Eneko Sagardoy é Sartael
Eneko Sagardoy é Sartael

O elenco de Errementari

A jovem Uma Bracaglia interpreta a menininha Usue de maneira impressionante. Inegavelmente sem os cacoetes de atores mirins de sua geração. Ela lida com contextos crus e cruéis para tenra idade, enquanto que Eneko Sagardoy se diverte na figura demoníaca (vermelho, chifrudo, com direito a rabo pontiagudo e tudo) de Sartael. O elenco, entre várias figuras que cumprem bem seu papel, ainda dispõe de Kandido Uranga como o ferreiro Patxi, um homem recluso, forte e atormentado, que aprendeu da pior a maneira como sobreviver dentre todas as adversidades da vida.

Tecnicamente impecável, sabendo mesclar CG com boa maquiagem (entregando criaturas aberrantes na medida), Errementari – O Ferreiro e o Diabo conta ainda com um roteiro engenhoso, que desvia de todas as jornadas conhecidas e evita os clichês hollywoodianos em favor de uma história criativa e única. Fundamentada em uma fábula local, para compor um filme repleto de cenas improváveis, diálogos certeiros (que refletem o conservadorismo cristão da época), aliado a saídas difíceis que surpreendem até a subida dos créditos.

Tudo isso torna Errementari um longa que merece ser descoberto por todos os fãs do gênero, em uma sessão de Halloween.

Nome Original: Errementari
Elenco: Kandido Uranga, Uma Bracaglia, Eneko Sagardoy, Ramón Aguirre, José Ramón Argoitia
Direção: Paul Urkijo Alijo
Gênero: Fantasia, Horror
Produtora: Kinoskopik s.l.
Distribuidora: Netflix
Tags

Douglas MCT

Douglas MCT já escreveu para os gibis da "Turma da Mônica", roteirizou o desenho animado "Galera Animal" da TV Globo, participou do enredo do game "Chico Bento" para as redes sociais, é autor dos quadrinhos “Edgar Alan Corvo”, "SUPER" e “Hansel&Gretel”, e dos livros "O Coletor de Almas" e da série "Necrópolis".

Matérias Relacionadas

Close