Eu Nunca… (1ª temporada) na Netflix

Uma série adolescente para todas as idades

Eu Nunca… traz a história de Devi (Maitreyi Ramakrishnan), uma garota de 15 anos que, depois de um ano terrível em que perde seu pai, decide que vai mudar seu status na escola e se tornar popular.

Ao mesmo tempo em que descobre mais sobre si mesma, ela também precisa lidar com sua mãe (Poorna Jagannathan), suas duas melhores amigas, Eleanor (Ramona Young) e Fabiola (Lee Rodriguez) e o garoto por quem ela está apaixonada, Paxton (Darren Barnet).

A série parte de um princípio bem simples, mas com o qual também é bem fácil de se reconhecer. Explora questões que fazem parte da adolescência e que, consequentemente, fizeram parte da adolescência da maioria das pessoas.

Devi
Devi

Eu Nunca…

A protagonista é Devi, esta garota de quinze anos que, depois de perder o pai e ter ficado temporariamente paralisada da cintura para baixo, resolve que vai dar uma volta na sua vida e se tornar popular na escola.

Mas claro que só a decisão de Devi não é suficiente para que isso aconteça. A garota começa a mudar sua personalidade para se encaixar em determinados padrões, mas ainda precisa lidar com sua mãe, que é extremamente protetora, suas melhores amigas, que parecem não caber na nova vida que Devi deseja, e com Ben Gross (Jaren Lewison), um colega de turma com quem ela compete desde sempre. Tudo isso ao mesmo tempo em que tenta chamar a atenção do garoto mais popular da escola, por quem está apaixonada.

A sinopse é bem simples e até meio clichê, mas Eu Nunca… chama atenção porque, de certa maneira, é fácil se reconhecer com pelo menos, um dos personagens. O que a série retrata são experiências comuns à maioria dos adolescentes, uma vez que ela trata de temas como primeiro beijo, primeiras experiências sexuais, primeiras paixões, descobertas sexuais, amizades, brigas e a busca pela própria identidade.

Maitreyi Ramakrishnan em cena de Eu Nunca...
Maitreyi Ramakrishnan em cena de Eu Nunca…

Representação

Os assuntos abordados na série não são nenhuma novidade. Eles são constantemente abordados em filmes e séries voltadas para o público adolescente. Então, qual é o diferencial de Eu Nunca…?

A série, obviamente, se preocupa com representação e tem um elenco e personagens bem distintos. Para começo de conversa, a protagonista é de origem indiana e, embora rejeite boa parte dos costumes de sua mãe, essa é uma questão importante dentro da trama. Um dos assuntos que a produção traz à tona é justamente esse contraponto entre a cultura indiana em que Devi foi criada e a cultura americana em que ela vive e da qual ela quer desesperadamente fazer parte.

Devi tem duas melhores amigas, Eleanor, que é de origem oriental, e Fabiola, que é de origem latina e que se assume como gay durante a série. Além dela, a série apresenta outros personagens homossexuais.

A série Eu Nunca... acompanha os erros e os acertos de Devi
A série acompanha os erros e os acertos de Devi

Tudo isso é relevante

A personalidade desses personagens também é importante e Eu Nunca… quebra alguns estereótipos ao longo do tempo. Devi é a protagonista e, automaticamente, quem o telespectador vai acompanhar, mas em muitos momentos, ela é egoísta e irritante e pisa na bola com seus amigos constantemente. Entretanto, conforme acompanhamos a série, também vemos o crescimento de Devi e o que ela vai aprendendo com seus erros, o que é exatamente o que acontece na adolescência.

Já Ben, o eterno concorrente de Devi, é retratado a princípio como um riquinho mimado, mas conforme nos aproximamos dele, percebemos que, na realidade, ele é um garoto solitário que tem todos os bens materiais que deseja, mas que recebe pouca atenção dos pais e que por trás de toda a hostilidade que ele dirige a Devi, existe também gentileza.

O mesmo acontece com Paxton, o típico garoto popular de filme americano. Ele é o sonho de consumo de Devi, mas nem parece notá-la, até o dia em que ela vai lá e fala com ele. A partir daí, os dois se tornam amigos e vamos percebendo que Paxton não tem nada do babaca que ele parecia ser. Seu personagem vai sendo cada vez mais humanizado e deixa de ser um estereótipo para se tornar um adolescente mais realista.

Fabiola e Devi
Fabiola e Devi

Aspectos técnicos de Eu Nunca…

Passamos boa parte do tempo acompanhando a história do ponto de vista de Devi e por isso que a acompanhamos em seus melhores e piores momentos. Fica claro, por exemplo, que Devi é uma garota inteligente e gentil, mas que, muitas vezes, na tentativa de cumprir seus objetivos, ela passa por cima dos amigos e os magoa.

É interessante, no entanto, que o telespectador tenha vontade de acompanhar Devi, mesmo nos momentos em que ela se torna intolerável. Isso faz dela uma personagem realista e a aproxima muito do comportamento de uma adolescente real. Também é dessa maneira que podemos ver como a personagem cresce e se torna adulta, uma vez que ela aprende com seus erros.

Alguns episódios também se afastam de Devi e se aproximam de outros personagens, o que nos permite conhecer melhor personagens dos quais pouco sabemos quando assistimos tudo através dos olhos de Devi. É assim que nos aprofundamos nas vidas e nos problemas de Ben e Paxton.

Eu nunca... tem um elenco e personagens diversos
A série tem um elenco e personagens diversos

E o que mais?

Eu Nunca… é sempre narrada por um narrador em terceira pessoa (John McEnroe, interpretando ele mesmo) e em um episódio recebe a narração de Andy Samberg, também como ele mesmo. O narrador está próximo de Devi o suficiente para saber seus pensamentos, mas não tão perto que não possa julgar – como o telespectador eventualmente faz – as ações da adolescente. A narração se torna engraçada ao longo do tempo.

A série também se beneficia do talento de seus atores. O elenco é jovem, mas se sai muito bem e Maitreyi Ramakrishnan, que interpreta Devi, é divertida e extremamente carismática, o que ajuda muito a compreensão da sua personagem.

Paxton e Devi
Paxton e Devi

Deve-se manter em mente que Eu Nunca... é uma série sobre adolescentes e voltada para o público adolescente. A série trata de assuntos que vão causar reconhecimento nesse público, por isso é natural que os agrade mais, o que não impede que agrade adultos também.

Com uma protagonista que aprende com seus erros, um elenco variado e diverso e muita comédia, Eu Nunca… é uma série adolescente feita com qualidade e que, embora fale bastante com seu público alvo, pode encontrar reconhecimento entre os adultos também.

Eu Nunca...

Nome Original: Eu Nunca...
Elenco: Maitreyi Ramakrishnan, Richa Moorjani, Jaren Lewison, Darren Barnet, Darren Barnet
Gênero: Comédia
Produtora: Universal TV, 3 Arts Entertainment, Netflix
Disponível: Netflix
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar