Eu Nunca… (1ª temporada) na Netflix
Uma série adolescente para todas as idades
Eu Nunca… traz a história de Devi (Maitreyi Ramakrishnan), uma garota de 15 anos que, depois de um ano terrível em que perde seu pai, decide que vai mudar seu status na escola e se tornar popular.
Ao mesmo tempo em que descobre mais sobre si mesma, ela também precisa lidar com sua mãe (Poorna Jagannathan), suas duas melhores amigas, Eleanor (Ramona Young) e Fabiola (Lee Rodriguez) e o garoto por quem ela está apaixonada, Paxton (Darren Barnet).
A série parte de um princípio bem simples, mas com o qual também é bem fácil de se reconhecer. Explora questões que fazem parte da adolescência e que, consequentemente, fizeram parte da adolescência da maioria das pessoas.
Eu Nunca…
A protagonista é Devi, esta garota de quinze anos que, depois de perder o pai e ter ficado temporariamente paralisada da cintura para baixo, resolve que vai dar uma volta na sua vida e se tornar popular na escola.
Mas claro que só a decisão de Devi não é suficiente para que isso aconteça. A garota começa a mudar sua personalidade para se encaixar em determinados padrões, mas ainda precisa lidar com sua mãe, que é extremamente protetora, suas melhores amigas, que parecem não caber na nova vida que Devi deseja, e com Ben Gross (Jaren Lewison), um colega de turma com quem ela compete desde sempre. Tudo isso ao mesmo tempo em que tenta chamar a atenção do garoto mais popular da escola, por quem está apaixonada.
A sinopse é bem simples e até meio clichê, mas Eu Nunca… chama atenção porque, de certa maneira, é fácil se reconhecer com pelo menos, um dos personagens. O que a série retrata são experiências comuns à maioria dos adolescentes, uma vez que ela trata de temas como primeiro beijo, primeiras experiências sexuais, primeiras paixões, descobertas sexuais, amizades, brigas e a busca pela própria identidade.
Representação
Os assuntos abordados na série não são nenhuma novidade. Eles são constantemente abordados em filmes e séries voltadas para o público adolescente. Então, qual é o diferencial de Eu Nunca…?
A série, obviamente, se preocupa com representação e tem um elenco e personagens bem distintos. Para começo de conversa, a protagonista é de origem indiana e, embora rejeite boa parte dos costumes de sua mãe, essa é uma questão importante dentro da trama. Um dos assuntos que a produção traz à tona é justamente esse contraponto entre a cultura indiana em que Devi foi criada e a cultura americana em que ela vive e da qual ela quer desesperadamente fazer parte.
Devi tem duas melhores amigas, Eleanor, que é de origem oriental, e Fabiola, que é de origem latina e que se assume como gay durante a série. Além dela, a série apresenta outros personagens homossexuais.
Tudo isso é relevante
A personalidade desses personagens também é importante e Eu Nunca… quebra alguns estereótipos ao longo do tempo. Devi é a protagonista e, automaticamente, quem o telespectador vai acompanhar, mas em muitos momentos, ela é egoísta e irritante e pisa na bola com seus amigos constantemente. Entretanto, conforme acompanhamos a série, também vemos o crescimento de Devi e o que ela vai aprendendo com seus erros, o que é exatamente o que acontece na adolescência.
Já Ben, o eterno concorrente de Devi, é retratado a princípio como um riquinho mimado, mas conforme nos aproximamos dele, percebemos que, na realidade, ele é um garoto solitário que tem todos os bens materiais que deseja, mas que recebe pouca atenção dos pais e que por trás de toda a hostilidade que ele dirige a Devi, existe também gentileza.
O mesmo acontece com Paxton, o típico garoto popular de filme americano. Ele é o sonho de consumo de Devi, mas nem parece notá-la, até o dia em que ela vai lá e fala com ele. A partir daí, os dois se tornam amigos e vamos percebendo que Paxton não tem nada do babaca que ele parecia ser. Seu personagem vai sendo cada vez mais humanizado e deixa de ser um estereótipo para se tornar um adolescente mais realista.
Aspectos técnicos de Eu Nunca…
Passamos boa parte do tempo acompanhando a história do ponto de vista de Devi e por isso que a acompanhamos em seus melhores e piores momentos. Fica claro, por exemplo, que Devi é uma garota inteligente e gentil, mas que, muitas vezes, na tentativa de cumprir seus objetivos, ela passa por cima dos amigos e os magoa.
É interessante, no entanto, que o telespectador tenha vontade de acompanhar Devi, mesmo nos momentos em que ela se torna intolerável. Isso faz dela uma personagem realista e a aproxima muito do comportamento de uma adolescente real. Também é dessa maneira que podemos ver como a personagem cresce e se torna adulta, uma vez que ela aprende com seus erros.
Alguns episódios também se afastam de Devi e se aproximam de outros personagens, o que nos permite conhecer melhor personagens dos quais pouco sabemos quando assistimos tudo através dos olhos de Devi. É assim que nos aprofundamos nas vidas e nos problemas de Ben e Paxton.
E o que mais?
Eu Nunca… é sempre narrada por um narrador em terceira pessoa (John McEnroe, interpretando ele mesmo) e em um episódio recebe a narração de Andy Samberg, também como ele mesmo. O narrador está próximo de Devi o suficiente para saber seus pensamentos, mas não tão perto que não possa julgar – como o telespectador eventualmente faz – as ações da adolescente. A narração se torna engraçada ao longo do tempo.
A série também se beneficia do talento de seus atores. O elenco é jovem, mas se sai muito bem e Maitreyi Ramakrishnan, que interpreta Devi, é divertida e extremamente carismática, o que ajuda muito a compreensão da sua personagem.
Deve-se manter em mente que Eu Nunca... é uma série sobre adolescentes e voltada para o público adolescente. A série trata de assuntos que vão causar reconhecimento nesse público, por isso é natural que os agrade mais, o que não impede que agrade adultos também.
Com uma protagonista que aprende com seus erros, um elenco variado e diverso e muita comédia, Eu Nunca… é uma série adolescente feita com qualidade e que, embora fale bastante com seu público alvo, pode encontrar reconhecimento entre os adultos também.