Final Fantasy XIII Lightning Returns, o fim da trilogia Nova Crystallis

A série Final Fantasy é famosa e não é atoa. Jogos de estratégia e RPG são a base da Square Enix, produtora do game, que já teve inúmeros produtos no mercado. Desde animações fantásticas dignas de cinema até Action Figures dos personagens que cativam o jogador com suas histórias e habilidades. Há 3 anos tivemos o lançamento de Lightning Returns, o terceiro jogo da 13ª versão do jogo. Com um sistema de batalha que envolve um pouco mais de ação que seus antecessores o RPG gera dúvidas sobre esse universo que precisa de tantos jogos para ser explicado. E nós vamos tentar!

Para começar a entender que tal fazer uma viagem do tempo?

Tudo começou…

O primeiro Final Fantasy XIII saiu em 2009 para Xbox 360, PS3 e PC. O jogo inclui um combate acelerado. Um novo sistema chamado Crystarium para determinar quais habilidades dos personagens serão desenvolvidas e um sistema para controlar quais papéis cada personagem irá desempenhar em batalha. Final Fantasy XIII também inclui elementos de jogos anteriores da série, como a invocação de monstros, chocobos e dirigíveis.

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O jogo se passa no mundo flutuante de Cocoon, cujo governo expurga civis que supostamente entraram em contato com Gran Pulse, o temido mundo terrestre. A ex-soldado Lightning luta contra o governo para salvar sua irmã que foi marcada contra sua vontade como uma serva de uma divindade, transformando-se em uma inimiga de Cocoon. Lightning se junta com um grupo de aliados, com todos sendo juntos marcados pela mesma criatura de Pulse. Eles se voltam contra o governo Sanctum enquanto tentam descobrir sua tarefa e como podem evitar se transformarem em monstros ou cristais.

Final Fantasy XIII é o carro-chefe da Fabula Nova Crystallis, uma subsérie dentro da franquia Final Fantasy, sendo o primeiro jogo da Square Enix a utilizar o motor Crystal Tools. O título recebeu críticas geralmente positivas, que elogiaram seus gráficos, apresentação e sistema de batalha. Entretanto, a história foi recebida de forma mista e sua grande linearidade foi muito criticada. O jogo mesmo assim foi um grande sucesso comercial e vendeu mais de 7,1 milhões de cópias mundialmente.

[c5ab_box c5_helper_title=”” c5_title=”Crystal Tools” type=”alert-info” ]Também conhecido como White Engine, o motor gráfico proporciona CGI fotorealistas a serem renderizados em tempo real. Ele também manipula processamento de audio, transição cinemática cut-scenes, cálculo de efeitos físicos e renderização de efeitos especiais.[/c5ab_box]

Uma continuação melhorada

Final Fantasy XIII-2 inicialmente foi lançado em 2012 para o PlayStation 3 e Xbox 360, sendo uma sequência direta de Final Fantasy XIII e parte da subsérie Fabula Nova Crystallis. O jogo incluí elementos modificados em relação ao anterior, incluindo combate mais rápido, um sistema customizável para controlar quais habilidades são usadas por cada personagem e também um novo sistema que permite que monstros sejam capturados e usados em batalhas. XIII-2 também possui um elemento de viagem no tempo, possibilitando que o jogador pule entre diferentes épocas do mesmo lugar ou diferentes lugares no mesmo período. Na história, a protagonista original Lightning desapareceu do mundo conhecido. Sua irmã, Serah Farron, e um jovem, Noel Kreiss, entram em uma jornada no tempo em uma tentativa de encontrar Lightning e corrigir a linha temporal.

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Ele foi elogiado por sua jogabilidade, falta de linearidade e gráficos, porém sua história foi criticada como fraca e confusa. O jogo vendeu 524 mil unidades durante sua primeira semana no Japão, tornando-se o quinto jogo mais vendido no país em 2011, já tendo vendido 3,1 milhões de cópias até janeiro de 2013. Suas versões digitais para PlayStation 3 e Xbox 360 foram lançadas em junho de 2013 junto com um relançamento exclusivo japonês com todos os conteúdos para download. Sua sequência Lightning Returns: Final Fantasy XIII foi lançada em novembro de 2013, concluindo a trilogia XIII.

Retornando como um Raio

Lightning Returns: Final Fantasy XIII é um jogo eletrônico RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square Enix originalmente para o PlayStation 3 e Xbox 360, posteriormente também para Microsoft Windows, iOS e Android. O jogo faz parte da Fabula Nova Crystallis, uma subsérie dentro da franquia Final Fantasy, sendo uma sequência direta de Final Fantasy XIII-2 que conclui a linha de história iniciada em Final Fantasy XIII. Lightning Returns emprega uma jogabilidade renovada em relação aos dois jogos anteriores, com um sistema de batalha mais orientado para ação e a habilidade de trocar os figurinos da personagem principal.

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A história se passa quinhentos anos após o final de XIII-2. Lightning, a protagonista do primeiro jogo e uma personagem importante do segundo, acorda após uma hibernação apenas treze dias antes do fim do mundo, sendo escolhida pelo deus Bhunivelze para salvar a humanidade, incluindo antigos amigos e aliados que desenvolveram enormes fardos emocionais. Ela acaba descobrindo durante suas viagens a verdade sobre o destino do mundo e os verdadeiros objetivos de Bhunivelze.

O desenvolvimento começou em maio de 2012, pouco após o lançamento do último conteúdo para download de XIII-2, sendo anunciado em setembro do mesmo ano durante um evento comemorativo dos 25 anos da franquia Final Fantasy. A maioria dos membros da equipe dos dois jogos anteriores retornaram, com ele sendo desenvolvido pelo Primeiro Departamento de Produção da Square Enix em parceria com a tri-Ace. A equipe tinha a intenção de criar um fim conclusivo para a história de Lightning e do universo XIII, além de abordar as críticas feitas para os títulos anteriores.

Lightning Returns foi lançado em novembro de 2013 no Japão e em fevereiro de 2014 na América do Norte e Europa. Ele foi o 17º jogo mais vendido de 2013 e recebeu críticas mistas: apesar de vários elogios terem sido feitos para o sistema de batalha, as opiniões foram mais divididas sobre os gráficos, limite de tempo e outros aspectos da jogabilidade, enquanto sua história e personagens foram descritos como fracos e mal desenvolvidos.

Um trovão de evolução

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A equipe esteve atenta ao lançar as sequências dos jogos que já falamos aqui, ao longo do processo de desenvolvimento foi coletado o feedback dos usuários e utilizado para prover melhorias nos sistemas por todo o jogo. Com isso, temos um jogo que começa na linha tradicional da produtora, usando o sistema de combate convencional mas que manteve um sistema linear de evolução, elemento que evoluiu em sua sequência que apesar de manter o sistema de batalha passa a permitir que o jogador vá onde quiser. Por fim, a dose certa é aplicada em Lightning Returns, com um sistema de batalha alterado para um estilo mais ativo e com tempo, o que torna a coisa um pouco mais interessante.

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