Google Alo e Duo: O plano da Google de dominar a comunicação Global e derrubar o Skype

Quem não se lembra da ideia genial da Microsoft de unir o maior mensageiro da época: Windows Messenger, com um dos pioneiros na comunicação via internet, o Skype? Mesmo reconhecendo que o MSN possuía recursos de áudio e de câmera e sabendo que o Skype sempre teve problemas de quedas de ligação, qualidade e uma interface péssima, alguém achou que seria um bom plano. E talvez até seria, se na sequência não tivéssemos uma consolidação forte do Facebook com seu mensageiro, o WhatsApp tomando conta das ligações e com o aumento da onda gamer, a chegada de aplicativos como TeamSpeak e RaidCall que funcionam bem para a proposta dos jogos.

Porém, lá atrás, bem lá atrás, tipo naquele cantinho onde fica o Google+, está escondido também o Hangouts, que apesar de possuir recursos interessantes (é possível gravar uma conferência com diversos participantes e no final ter tudo direto no youtube sem fazer esforço) a moda parece que só chegou a palestrantes e ainda fico curioso como ele fica diante do Facebook Ao Vivo ou do Twitch. Esse ano, a Google resolveu investir forte no campo da comunicação e lançou dois aplicativos: Google Alo e Google Duo, que prometem completar as lacunas que a empresa deixou, despertando dúvidas sobre a integração e funcionalidade dos novos sistemas. Vamos conhecê-los?

Conferências no Google Hangouts

A maioria dos usuários já está familiarizado com o Hangouts, uma vez que o aplicativo já está na ativa a mais de 3 anos. Durante esse tempo, o aplicativo acumulou diversas funções como chamadas de vídeo e suporte a mensagens SMS. O principal elemento do Hangouts é a possibilidade de se comunicar por entre-plataformas desktop e mobile, permitindo que os usuários possam enviar e receber mensagens entre os dois. Essa comunicação se torna fácil uma vez que a maioria das pessoas já possui uma conta Google.

Várias pessoas podem assistir as apresentações e o sistema permite que o exibidor possa controlar alguns recursos da sala afim de atender seu streaming. Além disso, o sistema ainda conta com a opção de envio do vídeo direto para o youtube permitindo a visualização posterior. Mas apesar disso, o sistema acabou ficando fechado em um nicho de de palestrantes e acabou não virando moda nos aparelhos mobile, percebendo isso, a Google resolveu lançar outros dois produtos: o Allo e o Duo.

Mensagens pela internet com Google Allo

Conforme anunciado pelo Google na conferência I/O 2016 é um aplicativo similar aos mensageiros SMS que você está acostumado e funciona em dispositivos móveis que possuírem um número de telefone.

O objetivo do Allo é entrar como competidor dos mensageiros atuais, Facebook Messenger e Whatsapp. Possuindo características de aprendizado de máquina e inteligência artificial, o mensageiro prometer se adaptar ao estilo de escrita do usuário oferecendo a oportunidade de melhoria na expressividade das mensagens virtuais. Com um layout, a Google promete atualizações e melhorias para complementar os recursos já existentes: anexos, voz e emojis. Allo, ao contrário do Hangouts, permite também que os usuários deletem mensagens de seu histórico.

Ligações usando a internet com o Google Duo

O Google Duo está disponível nas plataformas mais famosas de celulares: iOS e Android. Assim como o WhatsApp a aplicação utiliza o número de telefone do usuário, tornando desnecessário a criação de uma conta.

O aplicativo é um mano a mano dos vídeos. Lembra dos filmes onde uma pessoa ligava para outra e podia ver e falar com a outra pessoa? Recurso que está disponível a muitos anos (Apple Facetime?) mas por conta de nossa rede de comunicação mobile que não comportava (e hoje comporta?) a quantidade de dados consumidos pelo streaming de videos ficou desaparecida e agora parece que é a hora. Com a melhoria nessa qualidade de dados, nos algoritmos de compreensão, câmeras, operadoras, conhecimento tecnológico, parece que a Google quer alavancar o sistema de ver e falar e eu tenho minhas dúvidas se as pessoas querem realmente um recurso como esse na palma das mãos, é ver para saber.

Mas qual aplicativo usar?

O Hangout, Allo e Duo são aplicativos feitos com propósitos diferentes. Ao invés de uni-los e sobrecarregar a equipe de engenheiros, a estratégia da Google é individualizar os recursos permitindo assim que as decisões futuras sobre os mesmos, envolvendo a evolução do produto, possa ser feito de maneira mais específica, permitindo uma maior assertividade sobre as aplicações. Com tantas opções, a resposta se adapta a necessidade do usuário.

apps-mobile-smartphone-ss-1920-800x450

Se você precisar de um mensageiro poderá utilizar o Allo, enquanto os usuários que estiverem interessados em ligações por vídeo poderão utilizar o Google Duo no celular. Somando a isso, o Hangout trabalha horizontalmente nessas atividades, permitindo tanto as mensagens, quanto vídeos, mas em um formato voltado para compatibilidade entre dispositivos, integração com YouTube e conferências com muitas pessoas.

E o Skype?

Continua sendo comum aos usuários dos computadores mas perder um campo grande, nos dispositivos mobile, uma vez que ganha novos concorrentes. Grande parte das pessoas que eu conheço não estão satisfeitas com os serviços do Skype (apesar de não pagarmos nada por ele!) e gostariam de uma alternativa mais funcional, com menos quedas e etc.

É sentar, esperar e torcer, quem sabe essa iniciativa da Google não comece uma onda de melhorias no serviço de mensagens da Microsoft.

E você? O que achou dos novos aplicativos da Google meu amigo leitor?

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar