Guild Wars 2 é disponibilizado gratuitamente
Guild Wars 2 levou 5 anos para ser lançado e foi aguardado durante muito tempo pelos jogadores do mundo todo com a promessa de levar o gênero MMORPG para um novo nível. Na última semana a produtora do jogo fez um anúncio bombástico: Guild Wars 2 agora é F2p (Free-to-play) e está disponível para quem quiser jogar, olha que legal!
Para quem ainda não conhece o jogo Guild Wars 2 foi lançado em 2012 mas não se engane, não os gráficos são ótimos como os outros recursos do jogo foram muito bem pensados. Em seu lançamento GW2 apresentava como premissa a melhoria no sistema de jogatina online, algumas muitas interessantes, vamos conferir algumas:
Missões e Eventos
Diferente da maioria dos MMOs o jogo trabalha com duas vertentes de missões, a primeira pretende contar a história de seu herói e as modificações feitas nessas instâncias permaneceram por toda sua história no jogo. A segunda apresenta o conceito de “eventos” que ocorrem no mapa de acordo com a sua exploração e avanço. A ideia aqui é que existem missões que são aquelas dadas por pessoas e que existem eventos que ocorrem no mundo, ao invés de falar com um NPC para ele falar: “Um monstro está invadindo a cidade…” você simplesmente chega na cidade e vê o monstro invadindo. Conceito legal né?
Outra demonstração ocorre quando temos aquela missão “Os animais estão sendo atacados por monstros”, nesse caso você vê realmente os animais sendo atacados pelos monstros e se você não eliminá-los eles vão exterminar os animais e invadir a cidade. Outro conceito bacana que agrega uma certa responsabilidade do jogador com o jogo.
Grupos e Classes
Seguindo o objetivo de mudanças, ao invés de “dividir XP” de maneira desigual ou “abandonar” respaws antigos de monstros que já não compentem ao seu nível, o jogo efetua um nivelamento de dano, vida e recompensas que são de acordo com o nível do jogador para aquela área.
Divisão de quests não ocorre, você simplesmente anda pelo mapa e os eventos vão surgindo para todos, escalonadamente de acordo com a quantidade de jogadores daquele local. Se você tem problema com seleção de classes o jogo também ajuda, ao invés de ser “Tanker” ou “Healer” a mecânica do jogo permite que todas as classes possam curar e dar um bom dano, junto a isso os monstros possuem habilidades especiais afim de não deixar ninguém parado.
PVP e Guerra
Em um mapa separado do PVE os jogadores podem participar da guerra, diferente dos outros jogos você não vai acessar uma instância específica ou somente defrontar jogadores de leveis altos. A proposta do game é que o cenário da guerra seja destrutivo e que os jogadores fiquem nivelados, assim, o que vale é quem tem mais dedo.
Ao entrar no mapa de PvP, o seu personagem muda completamente: Ele atinge o nível máximo, recebe todas as magias, e troca de equipamento, ficando totalmente nivelado com todos os outros jogadores. Como de praxe o jogador pode ganhar pontos que serão trocados por equipamentos diferentes dos encontrados no jogo (diferentes, não necessariamente mais fortes). Isso tudo a partir do level 1.
Além do PVP clássico o jogo conta com as guerras entre servidores existentes desde o primeiro game. Aqui o jogador também receberá o nível máximo porém ele não receberá equipamentos e magias melhores. Em compensação as guerras são compostas de grupos de 50 contra 50 o que indica que você só tem a acrescentar.
No ínicio do ano a produtora lançou uma expansão para o game intitulada “Escape from Lion’s Arch” onde a cidade principal do jogo recebe toda uma reformulação:
“No novo evento, os jogadores irão ver a cidade, normalmente resistente em batalhas, trazida à beira da destruição por Scarlet Briar, a antagonista principal no enredo de Guild Wars 2, e os piratas do céu, com criaturas reptilianas que agora servem como lacaios.”
E para o próximo ano a empresa promete uma nova expansão: Heart of Thorns. Com uma nova profissão Revenant, um novo estilo de PVP, Stronghold, Guild Halls e um novo mapa para a guerra. Até o momento não há uma data de lançamento da expansão e nem mesmo um preço, mas estaremos de olho.