Halloween Ends

O último filme da trilogia

Depois de passar a vida toda fugindo de Michael Myers, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), decide se libertar e agora ela vive com a neta, Allyson Nelson (Andi Matichak) e escreve um livro de memórias.

Mas quando Corey Cunningham (Rohan Campbell), um jovem com um passado conturbado, entra na vida das duas, Laurie começa a reviver suas lembranças, enquanto tenta proteger Allyson.

Halloween Ends é o terceiro e último capítulo da nova trilogia da franquia Halloween.

Halloween Ends promete um último embate entre Laurie Strode e Michael Myers
O longa promete um último embate entre Laurie Strode e Michael Myers

Novos perigos

O primeiro Halloween, que estreou em 1978, acompanhava a jovem Laurie Strode fugindo de um assassino mascarado que parecia imortal, como frequentemente acontece nos filmes slashers. Embora Halloween seja um dos primeiros filmes com esse tipo de estética, ele só ganha a sua primeira continuação em 1981, com Halloween 2 – O Pesadelo Continua e, depois disso, Halloween virou uma franquia e teve mais dez filmes, que eram marcados, em maior ou menor medida, pelo embate icônico entre Laurie e o vilão, Michael Myers.

Halloween Ends – o decimo primeiro filme da franquia – é o último filme da nova trilogia e é precedido por Halloween e Halloween Kills: O Terror Continua, mas o novo filme decide tomar outros caminhos: Laurie enfrentou Myers pela última vez em Halloween Kills: O Terror Continua e perdeu sua filha, Karen (Judy Greer). Ela agora vive com a neta, Allyson, e tenta se libertar do passado, enquanto escreve um livro sobre a sua vida. Myers nesse filme parece uma figura distante, da qual ninguém escuta falar por um tempo, mas cuja lenda segue assombrando a cidade e, claro, incomodando Laurie.

O perigo dessa vez é outra pessoa e Halloween Ends se sai relativamente bem nessa esfera, ainda que possa desagradar os fãs mais radicais que esperam mais um embate entre a mocinha e o vilão, já que pelo menos, consegue inovar a franquia.

O filme tenta trazer algumas inovações
O filme tenta trazer algumas inovações

O nascimento de um psicopata

Halloween Ends parte de uma premissa nova, a primeira cena nos mostra o jovem Corey Cunningham, um jardineiro que vai trabalhar pela primeira vez como baby-sitter. Sua função naquela noite é cuidar de um garoto desagradável, que zomba dele e não o obedece de maneira nenhuma. Uma tragédia acontece e o garoto morre, Corey é absolvido, pois a morte do garoto é considerada acidental, mas Corey ganha fama na cidade e vira uma espécie de bicho papão, papel que antes era de Myers.

O interessante do filme, no entanto, é que Corey é um dos protagonistas e que como a plateia assiste a cena da morte do garoto nos menores detalhes, sabemos que de fato foi um acidente e que Corey é, portanto, inocente. Os ataques que ele sofre por outros moradores da cidade são violentos e cruéis, e a audiência, naturalmente sente dó dele.

Corey se envolve com Allyson, a neta de Laurie, e o instinto inicial é torcer pelo casal, que é composto por dois excluídos solitários, mas o longa se desenvolve de uma maneira onde vamos aos poucos descobrindo quem Corey realmente é.

Jamie Lee Curtis como Laurie Strode em Halloween Ends
Jamie Lee Curtis como Laurie Strode

Aspectos técnicos de Halloween Ends

Claro que como toda a franquia, Halloween Ends é um slasher, mas ele tem alguns elementos que o fazem diferente de outros filmes desse subgênero. O longa, por exemplo, passa bastante tempo estabelecendo as relações humanas entre seus personagens, então, existe uma série de relações pelas quais a plateia preza: Laurie e a neta, e mais tarde, Allyson e Corey. Quando a violência típica dos slasher começa, já estamos presos nessas relações e, portanto, apegados a esses personagens.

O longa se sai muito bem na criação de Corey, que é retratado como um excluído, que é massacrado diariamente e que a cidade evita, mas que ainda parece ser uma pessoa boa. Ele é um dos personagens que acompanhamos bem de perto e de quem nos afeiçoamos. Halloweend Ends brinca com a sua audiência nos fazendo confiar em Corey para depois nos mostrar verdades terríveis e dolorosas sobre ele.

Por outro lado, Halloween Ends tem pouco Michael Myers, o que pode ser um pecado para quem espera, mais uma vez, assistir o vilão e Laurie batalhando por suas vidas. Parece que o roteiro quis inovar e fugir do que já foi feito em filmes anteriores, mas isso acaba descaracterizando a franquia e deixa a dúvida: se a ideia era falar de Corey, por que fazer desse um filme da franquia Halloween e não um filme completamente diferente com personagens originais?

O longa, no entanto, desperdiça seu vilão
O longa, no entanto, desperdiça seu vilão

Existe um certo clima de medo em Halloween Ends que funciona bem e que é sempre alimentado por esse medo que a cidade constantemente sente de Myers. O longa usa e abusa da violência, que é muito gráfica e chega a ser aflitiva, e de vários jumpscares que não funcionam tão bem assim. Ele conta ainda com boas atuações, Jamie Lee Curtis se sai muito bem e parece conhecer sua personagem nos menores detalhes. Outro destaque é Rohan Campbell, que interpreta um personagem dúbio, e que consegue transmitir esses dois lados de Corey de maneira muito natural.

Halloween Ends não é um filme ruim, ele prende a atenção da plateia durante bastante tempo, mesmo porque se propõe a sair do clichê e apresentar uma trama nova, no entanto, o grande vilão da franquia é desperdiçado na história, e o tão prometido grande embate entre Laurie e Myers deixa um pouco a desejar, quase como se estivéssemos acompanhando outro filme de terror, que tem um leve perfume do clássico Halloween. Halloween Ends chega aos cinemas no dia 13 de outubro.

Halloween Ends

Nome Original: Halloween Ends
Direção: David Gordon Green
Elenco: Jamie Lee Curtis, Andi Matichak. Will Patton, Kyle Richards, Rohan Campbell
Gênero: Terror
Produtora: Blumhouse Productions
Distribuidora: Universal Pictures
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar