Instant Apps, aplicações no Android sem precisar instalar
Enquanto você lê essa matéria a Google está aprontando alguma, não tenha dúvida. Na busca por melhorias em seus produtos o foco dessa vez é no Android, que após tantas atualizações ainda pode ficar melhor. Além do sistema operacional de smartphones, a Google pretende integrar melhor seus outros serviços, levando o uso de tecnologia nos celulares a um novo patamar. O lançamento da vez são as Instant Apps, apresentada pelo Google na conferência I/O do ano passado e que agora está disponível publicamente nas atualizações dos aparelhos compatíveis.
A novidade permite que os usuários possam testar e usar aplicações sem a necessidade de instalá-las, poupando assim tempo e recursos do smartphone. Essa é provavelmente uma das maiores mudanças no mercado de distribuição de aplicativos depois do lançamento dos repositórios das gigantes Apple e Google e gera dúvidas sobre como vai afetar o mercado de fábrica de softwares, indicando que provavelmente teremos mudanças nos aplicativos afim de atender ou comercializar o novo recurso.
Ativar as Instant Apps
Para começar a utilizar o Instant Apps (Aplicações Instantâneas) você deve ir até Configurações e selecionar a opção Google. Dentro do novo menu é possível localizar a opção Aplicações Instantâneas, se não encontrar é porque você ainda não tem a atualização necessária.
Ao chegarem até a opção é possível verificar que a mesma vai estar desativada e ativá-la envolve aceitar os Termos de Utilização e revela um mini-guia para que você saiba como utilizar o recurso. Após este passo é possível verificar que a opção ficará ativa.
O próximo passo envolve encontrar aplicações que possuam o recurso de Instant Apps ativos no Android, para isso basta fazer uma busca no Google e algumas opções são exibidas.
Usar as Instant Apps
Abra o seu Chrome e pesquise por uma das Apps já disponíveis nesse formato, por exemplo: Viki, o Periscope, o Wish ou o Buzzfeed. Como resultado da pesquisa, é possível verificar que além da opção de instalação do App normal, surge uma nova opção associada a Instant Apps, é essa que vamos escolher.
A próxima tela vai perguntar se deseja abrir a aplicação no smartphone ou no browser, escolha a primeira opção. O que ocorrerá na sequência é a execução do aplicativo usando o recurso de Instant Apps. Se verificarem na barra de notificações vão ver que a a aplicação está presente, podendo utilizar sua versão web ou consultar informações sobre o aplicativo.
Caso não consiga encontrar nenhuma aplicação, tente abrir uma janela privativa no Chrome e autenticar-se com a conta do Google que fez a associação com os Instant Apps.
Informações sobre as Instant Apps
Se escolher a opção de consultar informações sobre Instant Apps é possível verificar as últimas aplicações no estilo que você usou e ao selecionar qualquer uma delas, é possível ver quais informações estão presentes. E possível ainda, instalar a aplicação para a utilização, voltando ao bom e velho: não preciso mais, vou desinstalar. Mas dessa vez, ao invés disso, é possível somente Limpar os Dados, indicando que menos armazenamento do dispositivo está sendo usado.
Para usarem as Instant Apps devem ter um smartphone da Google – Pixel ou Nexus – e estar a correr uma versão recente do Android. No caso, os testes foram feitos num Nexus 6P que corria a versão 7.1.1 do Android.
As Instant Apps vão ser uma pequena revolução na forma como os utilizadores do Android fazem uso de aplicações, libertando-os de ter de as instalar, assim como recursos e tempo. Agora que chegaram, a Google irá tratar de expandir o recurso para outros aparelhos.