Já pensou em diminuir o lag dos jogos usando Powerline?
O cenário da tecnologia tem avançado e uma das mudanças que mais ficam evidentes nos dias atuais é a utilização das redes sem fio. Presentes na maioria das residenciais que utilizam banda larga passamos de um período onde a compra do roteador era um elemento adicional na hora da contratação do serviço, até considerado errado durante um período (divisão do serviço) e hoje é característica que vem embutida direto do fornecedor.
Ainda seguindo o princípio das redes domésticas o Governo de São Paulo lançou nos últimos anos um plano de distribuição de Wi-Fi pública que pode ser utilizado por qualquer pessoa que estiver dentro do alcance da rede, geralmente disposta nos principais pontos turísticos da cidade.
Certo, em relação de quantidade a Wi-Fi se mostrou eficaz e se expandiu tecnologicamente e fisicamente por todo o país mas e a qualidade da rede? Como vai?
Uma vez que o Brasil começa a receber bandas de comunicação maiores (20, 40, 50 Mb) naturalmente os utilizadores passam a adentrar em recursos da internet muitas vezes não disponíveis anteriormente, nessa lista incluem-se jogos, vídeos em alta resolução, streaming. Esse novo mundo abre, porém, um conjunto de novas exigências que começam a mostrar que as redes sem fio também tem seus probleminhas.
Os probleminhas
O primeiro problema do sistema já ocorria quando se tratando da rede cabeada mas representa um clássico quando o assunto é redes sem fio: o desafio de dividir a banda de rede. Você está lá pronto para entrar naquele partida junto com o seu time e percebe um aumento radical da sua comunicação com o servidor e já pensa: alguém está assistindo filme na sala. Em um outro cenário você tenta assistir um filme que permanece carregando durante diversos minutos e pensa: alguém está fazendo download.
Na rede sem fio esse problema é agravado, é necessário algumas ações para verificar quem está de fato logado na sua rede, o que remete a roubo de sinal em alguns casos ou utilizam da banda por aplicativos em segundo plano.
Se já não bastasse a treta de saber dividir, problema que parece inerente do ser humano desde criança, o próprio compromisso dos jogadores atuais e o nível do mercado de games começa a exigir mais do jogador que para atingir certos ranks dentro dos jogos precisa contar com bons equipamentos e por esse compreende-se também uma boa rede.
Outro grande problema é o de infraestrutura. Seu computador está no quarto, beleza, mas está perto do roteador? O roteador fica na sala e meu computador fica na sala adjunta mas o sinal não é bom. Quem já se deparou com essas perguntas começou a sentir falta daqueles aulas de ondas do colégio. “A parede é feita de tal material“, “O roteador precisa ter 15 antenas“, “Esse roteador tem alcance de 1 milhão de dbis“. Bem, para quem não quer testar a ciência e precisa de algo mais preciso a sugestão é o PowerLine.
PowerLine – A rede que passa pela tomada elétrica
Os adaptadores Powerline são a solução para este tipo de problemas, estes usam a linha elétrica como um longo cabo de rede e oferecem Internet e redes em qualquer tomada sem dificuldade. Os adaptadores podem ser instalados facilmente e em poucos minutos estão prontos para uso.
Com o dispositivo sua rede se tornará mais estável e poderá ser utilizada por um maior número de dispositivos (hoje senso comum em muitas casas) como Smart Tvs, Video-games (online) e dispositivos IOT (internet das coisas).
Os dispositivos que fornecem esse tipo de serviço variam no mercado atual e alguns modelos contam inclusive com a saída cabeada para otimizar ainda mais a conexão. Atingindo velocidades próximas 1GBs os aparelhos podem ser também a solução ideal para quem precisa tramitar uma quantidade muito grande de dados dentro de um espaço fechado.
Preço do Sossego
Você pode encontrar o kit em duas modalidades, um disponibiliza sinal wi-fi, outro não. Os preços variam de R$130 até R$600 e a maioria dos dispositivos são fornecidos aqui no Brasil pela TP-Link. O uso do dispositivo e a sua configuração são simples e imbui de um preço acessível diante das soluções alternativas para lags em redes: instalação de novo roteador, construção de infraestrutura ou passamento de cabo ou mudança da localidade dos dispositivos. Se você já está cansado de ter queda de sinal ou se você fica sofrendo com perda de pacotes talvez essa seja a solução.
E ai você tem outra solução para o lag de sua rede? então compartilhe!!!