Jersey Boys: Em Busca da Música, 2014

Jersey Boys: Em Busca da Música narra a história de Frankie Valli (John Lloyd Young) e da banda The Four Seasons, famosa nos anos 60. O filme foi lançado em 2014 e é dirigido por Clint Eastwood.

A origem de Jersey Boys

Diferentemente de vários musicais sobre os quais já falei aqui, Jersey Boys é relativamente recente. Ele estreou na Broadway em 2005. A inspiração para a trama de Jersey Boys é bem clara: a vida do verdadeiro Frankie Valli.

The Four Seasons
The Four Seasons

Frankie Valli é um cantor que ficou famoso na década de 60, com a banda The Four Seasons. Entre as músicas mais famosas da banda estão Big Girls Don’t Cry, Sherry e Walk Like a Man. Grande parte das músicas da banda são muito famosas, embora nem todo mundo saiba quem são os autores ou intérpretes. Valli por outro lado, também gravou em 1978, a música Grease, que fez parte da trilha sonora de Grease- Nos Tempos Da Brilhantina. 

Talvez a banda não seja tão conhecida, pelo menos aqui no Brasil, mas a história deles e de Frankie Valli é tão interessante que de fato merece um musical.

The Four Seasons

The Four Seasons é uma banda que começou sua carreira em 1960, mas só atingiu o sucesso em 1962, com a música Sherry. Entre os integrantes da banda estavam, além de Frankie Valli, Tommy DeVito (Vincent Piazza); Bob Gaudio (Erich Bergen); Nick Massi (Michael Lomenda); Charles Catello, Joe Long e Gerry Polci. A banda era composta, basicamente, de descendentes de italianos, e o nome Jersey Boys faz referência ao fato de que eles eram de New Jersey.

Frankie Valli canta com o resto da banda
Frankie Valli canta com o resto da banda

O filme Jersey Boys: Em Busca da Música entrou em cartaz em 2015. Ele começa quando os integrantes da banda ainda são bem jovens e cantam em bares locais. A atração principal da banda é Valli, que tem uma voz fina e quase feminina e por isso, consegue atingir notas altas.

Durante o filme acompanhamos a batalha dos meninos para conseguirem uma gravadora, e depois, o sucesso. Além de, claro, brigas e problemas que a fama e o dinheiro acarretam. O que é interessante é que também acompanhamos a vida pessoal dos integrantes.

A banda se apresenta em um programa de TV
A banda se apresenta em um programa de TV

Muitos musicais para você!

Mais uma vez, o destaque é para Valli. Enquanto ficamos sabendo poucas coisas dos outros integrantes, acompanhamos os vários casamentos de Valli e o nascimento de seus filhos.

Um musical como Jersey Boys é interessante não só porque já conhecemos boa parte das músicas da banda, mas porque sabemos bem pouco sobre a história de seus integrantes. O longa nos dá a chance de finalmente conhecê-los. Para quem é fã da banda, então, Jersey Boys: Em Busca da Música é um prato cheio.

Aspectos técnicos de Jersey Boys: Em Busca da Música

Boa parte da ação do filme se passa na década de 60, por isso a produção tem como função transportar o público para essa época. Isso acontece, pois os figurinos são lindos e fiéis aos estilos e tendências da época. Ainda existe certa dificuldade pois o que é retratado no filme de fato aconteceu e existem registros de algumas dessas coisas. Por isso, muito do que aparece deve ser igual ou muito parecido.

Valli e sua primeira esposa
Valli e sua primeira esposa

O elenco do filme não é muito famoso, justamente porque, em sua maioria, não esteve em muitos filmes. Boa parte deles, no entanto, esteve no musical da Broadway. Escalar o elenco que fez a peça no teatro, não costuma acontecer com muita frequência. No caso de Jersey Boys: Em Busca da Música isso é importante, porque a voz de Valli é realmente diferente e precisa de um ator que consiga alcançá-la. A escolha de elenco, inclusive, nem priorizou a aparência física, mas sim as habilidades vocais dos atores.

Embora o filme englobe um período longo, não se torna tedioso acompanhá-lo. A história é muito interessante e as músicas são ótimas. Como narra a história de uma banda, boa parte dos números musicais acontecem nos palcos, então, esse é um musical que mesmo quem não gosta do gênero pode facilmente gostar. A única exceção a isso é a cena dos créditos, que nos remete a um musical no teatro mesmo.

Confira aqui a música mais famosa da banda

As músicas que integram a trilha sonora do longa não foram compostas especialmente para ele pois, na verdade, fazem parte da discografia do The Four Seasons. Entre elas estão Cry For Me, Walk Like a Man, Sherry, Big Girls Don’t Cry, December 1963 (Oh What a Night), My Eyes Adored You e Big Man in Town.

Uma das montagens da Broadway de Jersey Boys
Uma das montagens da Broadway
Jersey Boys no teatro

A produção original da Broadway, que começou em 2005, ficou em cartaz até 2017. Ela foi indicada a 8 Tonys e ganhou 4 (melhor musical, melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor design de luz). A peça chegou no West End em 2008 e  já ganhou montagens em Chicago, Las Vegas, Toronto, Sidney, Melbourne, Tókio e Estocolmo. Infelizmente, Jersey Boys nunca chegou ao Brasil.

Jersey Boys: Em Busca da Música é um filme capaz de agradar qualquer pessoa, especialmente os que gostam de música e da década de 1960. O musical não só é divertido, como também ensina muito sobre a época e sobre o The Four Seasons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar