Joias Brutas, uma pedra lapidada com excelência

Depois de chamarem a atenção de Hollywood com “Bom Comportamento”, os irmãos Josh e Ben Safdie colocam Adam Sandler como um judeu falastrão, trambiqueiro viciado em apostas, que é dono de uma loja de diamantes e revelam sua vida ladeira abaixo, neste Joias Brutas, um filme frenético, completamente intenso e muito improvável.

Dos sintetizadores da trilha sonora de Daniel Lopatin (que preenche todos os espaços a todo momento), das figuras de margem que habitam a trama, passando pelos cenários atípicos, tudo nessa produção dissolve estereótipos e clichês em favor de uma narrativa perturbadora, mais pela condução naturalista dos diretores e da excelente atuação de Sandler (de longe, em seu melhor papel, estranhamente ignorado pelo Oscar), do que pelas escolhas de roteiro, que também é carregado de acertos.

Joias Brutas

Joias Brutas

Transitando da Etiópia para o centro de Nova York e saltando de um jogo decisivo de basquete para uma joalheria. Assim, Joias Brutas mescla drama, suspense, crime e humor negro para narrar a jornada de um homem que não sabe quando parar. Afinal, ele vive de esperanças vazias e é autodestrutivo sem perceber.

O longa traz ainda no elenco o jogador Kevin Garnett (competente, que fornece ainda mais verossimilhança a obra); o sempre ótimo Lakeith Stanfield; o estranhíssimo Eric Bogosian, Idina Menzel e Julia Fox (que quebram seus próprios estereótipos enquanto esposa e amante) e o assustador Keith Williams Richards. Dessa forma, o longa serve-se de cada sequência, sem desperdiçar momentos, rendendo cenas memoráveis (de como quando a porta da loja de joias quebra, do jogo durante o clímax, da balada lotada e até do apartamento vazio), enquanto que a câmera permite que Sandler brilhe sozinho e prove que pode ser muito além da figura patética de seus filmes de sempre, repetindo mais uma vez seu perdedor adorável, mas de uma maneira que ninguém nunca viu.

Joias Brutas

Nome Original: Uncut Gems
Direção: Benny Safdie, Josh Safdie
Elenco: Adam Sandler, Keith Williams Richards, Tommy Kominik
Gênero: Crime, Drama, Thriller
Produtora: Elara Pictures
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar