Jumanji: Próxima Fase, mais aventura em outro nível

Em Jumanji: Próxima Fase, Spencer (Alex Wolff) está vivendo e estudando em Nova York, mas não está se dando muito bem. Quando ele retorna para a sua cidade natal, ao invés de ir se encontrar com seus amigos, ele resolve jogar Jumanji mais uma vez e acaba tragado novamente pelo videogame.

Quando seus amigos descobrem, eles resolvem ir atrás de Spencer, mas dessa vez levam junto o avô dele (Danny DeVito) e seu antigo sócio (Danny Glover).

O problema é que dessa vez eles voltaram em avatares diferentes. Eddie, o avô de Spencer, entrou no jogo como Smolder Bravestone (Dwayne Johnson), Milo, o sócio, como Moose Finbar (Kevin Hart), Fridge (Ser’Darius Blain) como Shelly Oberon (Jack Black) e Spencer como Ming (Awkwafina) e, ainda por cima, eles são mandados para outra fase do jogo, que se passa no deserto. Jumanji: Próxima Fase é a continuação de Jumanji: Bem-vindo à Selva.

Os amigos retornam a Jumanji
Os amigos retornam a Jumanji

Jumanji: Próxima Fase – Vida real

O filme, assim como seu antecessor, pode ser dividido em duas partes: o que se passa fora do jogo e o que se passa dentro do jogo. Começamos acompanhando os cinco amigos do primeiro filme: Spencer, Martha (Morgan Turner), Fridge e Bethany (Madison Iseman), que agora saíram da cidade onde moravam e estão seguindo com suas vidas.

Spencer, no entanto, não está se dando muito bem em Nova York, onde faz faculdade, e nem se sente mais próximo de sua namorada, Martha. Por isso, quando ele volta para a sua cidade natal para as festas de final de ano, ele não sente vontade de rever seus amigos. Tudo que ele deseja é se sentir bem consigo mesmo, por isso, resolve entrar no jogo novamente para se sentir mais uma vez na pele de Bravestone. Entretanto, tudo dá errado quando ele volta na pele de Ming.

Jumanji: Próxima Fase - O jogo tem novos cenários
O jogo tem novos cenários

Como Jumanji: Bem-Vindo à Selva, que mostrava a vida dos quatro adolescentes antes de entrarem no jogo, Jumanji: Próxima Fase também recorre à vida real para explicar algumas das coisas que se desenrolam no jogo, mas ele mostra uma vida real mais realista. Spencer, que é inteligente, tinha tudo para se dar bem na faculdade, mas não é o que acontece. Muitos jovens, de todas as idades, podem se relacionar com isso, já que existem muitas expectativas com a ida para a faculdade e para a vida adulta de uma maneira geral. É justamente a sua tristeza, que beira uma depressão, que o levam a jogar o jogo que ele tinha jurado que não ia mais jogar.

O jogo

O jogo, por outro lado, tem aspectos diferentes dos do primeiro filme, o que é um ponto positivo, se não os dois filmes seriam muito parecidos. Dessa forma, os personagens são jogados em um deserto e tem uma missão diferente. Isso porque, passaram de fase. Além disso, os seus avatares são trocados, o que rende situações divertidas e inusitadas. Martha é a única que recebe o mesmo avatar do primeiro filme, Ruby Roundhouse (Karen Gillan), os outros personagens entram em Jumanji com avatares diferentes e Bethany até chega ao jogo como um cavalo.

Os personagens voltam ao jogo com outros avatares
Os personagens voltam ao jogo com outros avatares

Ao longo do filme outros momentos, que são muitas vezes perigosos e muitas vezes divertidos, vão sendo adicionados ao jogo e os personagens até trocam de avatares. O filme tem ótimos momentos e é bem divertido, mas ainda é um pouco repetitivo, uma vez que segue o mesmo princípio do anterior. As paisagens e as situações se alternam, mas os dois filmes ainda falam de algumas pessoas presas em um videogame.

A adição dos personagens de Danny DeVito e Danny Glover, que só são interpretados por eles no começo do filme, é inteligente e divertida. Os dois homens representam um gap de gerações. Enquanto Spencer e os amigos compreendem um jogo de videogame com clareza e sabem como se comportar dentro de um, Eddie e Milo passam boa parte do filme tentando entender o que está acontecendo. Assim, essa confusão rende boas cenas e bons diálogos.

Dwayne Johnson e Kevin Hart em cena do filme Jumanji: Próxima Fase
Dwayne Johnson e Kevin Hart em cena do filme

Aspectos técnicos de Jumanji: Próxima Fase

É óbvio que Jumanji: Próxima Fase é uma grande produção, e o filme deixa isso claro. O longa é repleto de efeitos especiais muito bem feitos. Acompanhamos os personagens no deserto e em uma cidade, então o filme também tem uma série de animais selvagens, que são colocados de maneira interessante e que ajudam muito nas cenas de ação. Aliás, o que mais tem aqui é ação e aventura. O lomga certamente vai agradar os fãs do gênero, e deixar os espectadores tensos na cadeira em diversos momentos.

O novo Jumanji também mantém a estética parecida com a de um game, então, existem aqueles personagens que tem apenas uma fala e continuam repetindo essa mesma fala sempre; as coisas acontecem meio do nada e é tudo muito plausível, uma vez que se passa dentro da esfera de um videogame. Essa perspectiva também é ótima para colocar o público dentro da trama. Uma vez que nós também estamos em Jumanji junto com os personagens, é fácil se ver dentro de um videogame quando reconhecemos características e estereótipos clássicos de jogos.

Awkwafina é uma das adições ao elenco
Awkwafina é uma das adições ao elenco

O elenco é composto de bons comediantes, que se saíram bem no primeiro filme, assim, é muito divertido ver os atores interpretando personagens que são completamente diferentes dele. No entanto, Dwayne Johnson que estava bem no outro filme, dessa vez faz um Danny DeVito um tanto exagerado e que não se sai tão bem. Já quando Awkwafina interpreta Eddie, é quase como se pudéssemos ver DeVito. Também deve-se dar crédito a todo o elenco por ser capaz de mudar de personagens em uma frequência quase frenética, durante o filme.

Leia aqui a resenha crítica sobre o filme anterior

Jumanji: Próxima Fase tem boas piadas e momentos ótimos de ação, sendo um bom filme, com capacidade para entreter toda a família, mas seu antecessor ainda é melhor, porque traz mais inovações e é mais divertido.

Jumanji: Próxima Fase é repleto de cenas de ação
Jumanji: Próxima Fase é repleto de cenas de ação

No entanto, o filme é uma boa pedida, cumpre o que promete e entrega boas cenas de ação, muita comédia e até momentos emocionantes. Ele tem potencial para agradar todas as faixas etárias e fãs de diversos gêneros. Jumanji: Próxima Fase entra em cartaz hoje, dia 16 de janeiro.

Jumanji: Próxima Fase

Nome Original: Jumanji : The Next Level
Direção: Jake Kasdan
Elenco: Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart, Karen Gillan, Nick Jonas
Gênero: Aventura, Comédia
Produtora: Sony Pictures Entertainment
Distribuidora: Sony Pictures
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar