MAD MAX: The Game – Primeiras impressões E3 2013
O game Mad Max foi um dos anúncios-surpresa da E3 2013. O teaser apresentado na conferência da Sony empolgou os fãs de Max Rockatansky, personagem criado por George Miller em 1979, mas nada mostrou da jogabilidade.
A portas fechadas na feira, pudemos acompanhar uma demonstração ao vivo do jogo, conduzida pelo diretor John Fuller, da Avalanche Games. A versão ainda muito preliminar e o telão enorme, porém, não permitiram que apreciássemos devidamente a qualidade dos gráficos de nova geração, mas a jogabilidade pareceu divertida.
Na trama original, Max perdeu seu icônico Interceptor, o veículo com o qual dominava as estradas poeirentas do deserto australiano em seu futuro pós-apocalíptico. Para sobreviver, o anti-herói precisa construir um novo carro. Com a ajuda de um mecânico deformado, Max corre a Wasteland em um mundo aberto vasto, repleto de oportunidades, eventos e missões paralelas, atrás de partes para o que eles chamam de “magnum opus”, a obra-prima veicular nesse mundo devastado.
“Nada é lixo. Cada parte pode ajudar nesse esforço e a exploração é central à série”, explicou Fuller. Missões distintas exigem configuração diferentes do carro – e cada parte influencia o todo, exigindo adaptações e mudando a performance e a qualidade da direção. Um para-choque muito pesado, por exemplo, exige suspensão mais longa e um motor mais potente. Rodas com maioradesão, com correntes, também podem auxiliar. Mas a velocidade sofrerá.
Na demo, Max aparece tentando atravessar uma muralha extremamente bem protegida que separa duas áreas do game. Para tanto, ele pode montar um carro capaz de destruir o portão como um aríete ou tentar arrancá-lo com um arpão. Explosões também são uma opção, mas exigem a perigosa aproximação a pé da estrutura.
O combate a bordo do veículo inclui a possibilidade de atirar nos oponentes com a escopeta de Max, derrubá-los com seu próprio carro ou arpoá-los. No entanto, a cada batida o “magnum opus” sofre – e requer reparos. O sistema de mira funciona com uma câmera lenta que facilita a ação.
Mas o combate a pé e a exploração convencional também não foram esquecidos – e Max tem finalizações diversas para despachar os seus inimigos, usando os punhos, suas facas ou a escopeta.
O game terá versões para PlayStation 4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PCs e o lançamento está previsto para 2014, mesmo ano em que o personagem volta ao cinema com Mad Max: Fury Road. O filme e o game, no entanto, não dividem qualquer semelhança, já que o rosto do protagonista não é o de Tom Hardy nem a história é a mesma.