Maligno, tem algo errado com Miles

Em Maligno, Sarah (Taylor Schilling) começa a estranhar o comportamento violento de seu filho Miles (Jackson Robert Scott), e resolve buscar a ajuda de uma psicóloga. Ela então, passa o caso para Arthur Jacobson (Colm Feore), que está investigando coisas um pouco mais sinistras. Juntos eles vão tentar entender o que tem de errado com Miles.

Contrastes

Maligno trabalha muito com contrastes. Logo no começo do filme acompanhamos um crime que mais tarde terá ligação com a história, ao mesmo tempo em que Sarah dá à luz a Miles. O espectador acompanha momentos terríveis, referentes à morte, mas também momentos de felicidade, referentes ao nascimento. Além de, claro, a morte e o nascimento serem os dois extremos da vida.

Jackson Robert Scott como Miles em Maligno
Jackson Robert Scott como Miles

Quando Miles começa a crescer, seus pais repararam que ele é mais inteligente do que as crianças da sua idade. Ele já fala com apenas alguns meses e consegue realizar atividades que são para crianças maiores, o que leva todo mundo a pensar que Miles é superdotado. Por outro lado, logo Miles começa a demonstrar comportamentos agressivos.

Mais uma vez somos expostos aos extremos. Miles, de fato, é mais inteligente do que as outras crianças, mas ele também tem um comportamento violento quase adulto.

Taylor Schilling interpreta Sarah em Maligno
Taylor Schilling interpreta Sarah

Miles

Embora a protagonista do filme seja Sarah, Miles tem bastante importância na trama. Ele não é só “o monstro” desse filme, ele também é um garotinho.

O personagem demonstra comportamentos que vão de um extremo ao outro. Em uma cena ele é um garotinho normal de 8 anos, que só deseja brincar com a mãe. Em outra, ele profere palavrões e é violento com alguém na escola.

O fato de ele se portar de maneira tão diferente durante o filme faz com que o próprio espectador comece a sentir dúvidas em relação ao que Miles de fato é e se perguntar o que está acontecendo com ele, deixando o filme mais misterioso.

Sarah começa a estranhar o comportamento de seu filho em Maligno
Sarah começa a estranhar o comportamento de seu filho

Terror com criança

É quase uma tradição do terror usar crianças para assustar, já que na teoria, crianças seriam o exato oposto do medo e da violência. Maligno não abusa muito de elementos específicos do mundo infantil, uma vez que logo percebemos que Miles não é uma criança normal.

Embora existam milhares de filmes de terror com crianças, Maligno tem muitos pontos em comum com A Profecia. Claro que as motivações das duas tramas são diferentes, mas os resultados são muito parecidos.

Os dois filmes apresentam um menino bonitinho que é, aparentemente, inocente, mas que vive cercado de tragédias e acontecimentos misteriosos. Mais do que isso, as duas histórias apostam justamente na inocência dessas crianças, pelo menos em relação às pessoas que não são próximas deles.

Miles é inocente e perverso ao mesmo tempo em Maligno
Miles é inocente e perverso ao mesmo tempo

Aspectos técnicos de Maligno

Maligno é um filme de terror comum, não há nada de excepcional em relação a ele. Justamente porque a comparação com A Profecia é tão fácil, que o filme se torna um pouco inferior ao referenciado. Já que para quem conhece cinema de terror, é possível reconhecer diversos clichês.

Apesar disso, Maligno consegue sim assustar, não por ser um terror psicológico, mas porque tem alguns jump scares que de fato assustam e são inesperados, o que é raro em diversos filmes do gênero.

O ponto alto do filme é a atuação de Jackson Robert Scott, que consegue passar de um menino inocente, para uma criatura perversa em segundos. Em diversos momentos nem parece que é um menino de 10 anos por trás do personagem.

O grande destaque do filme é Jackson Robert Scott
O grande destaque do filme é Jackson Robert Scott

O filme poderia ter uma trama um pouco mais criativa, mas de uma maneira geral ele funciona bem e pode agradar o público.

Maligno não apresenta nenhuma novidade e não é um grande filme, mas cumpre seu papel e assusta na medida certa. O filme entra em cartaz no dia 14 de março.

Maligno

Nome Original: The Prodigy
Direção: Nicholas McCarthy
Elenco: Jackson Robert Scott, Taylor Schilling, Peter Mooney, Colm Feore
Gênero: Horror, Thriller
Produtora: Orion Pictures
Distribuidora: Imagem Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar