Maravilhosa Sra Maisel (1ª Temporada)

Mulheres também fazem comédia

Miriam “Midge” Maisel (Rachel Brosnahan) é uma dona de casa que vive no Upper West Side, casada há mais ou menos quatro anos com Joel (Michael Zegen), tem dois filhos e parece ter a vida perfeita.

Joel sonha em ser comediante e se apresenta em um bar local duas vezes por semana, com Midge sempre na plateia. Uma noite, depois de um show que não é bem recebido, Joel se revolta com Midge e resolve que vai sair de casa e assumir seu romance com Penny Pan (Holly Curran), sua secretária, com quem ele vem tendo um caso.

Midge então, se vê completamente sem rumo, vai ao bar onde Joel costuma se apresentar e faz o seu próprio show de comédia, percebendo que tem talento e que é isso o que ela quer fazer da vida.

Rachel Brosnahan como Midge em Maravilhosa Sra. Maisel
Rachel Brosnahan como Midge

A típica dona de casa

Quando Maravilhosa Sra Maisel começa, Midge Maisel nos conta sobre a sua vida até aquele momento através de vários flashbacks e uma narração em voz over. Ela é uma jovem mulher rica que vive em Nova York, que fez faculdade, mas que desde que se casou com Joel se tornou uma dona de casa que cuida dos dois filhos, da casa, do marido e ainda se preocupa em preparar pratos que façam os donos do bar onde Joel se apresenta lhe garantirem um bom horário de show.

Mais do que isso, Midge é a perfeita dona de casa dos anos 1950, daquelas bem clichês e talvez, no pior sentido da expressão. A princípio, é até meio difícil gostar da protagonista, já que não só ela faz alguns comentários preconceituosos e gordofóbicos, como está presa em uma rotina absurda onde tira suas medidas todos os dias e se levanta antes do seu marido para se maquiar e arrumar o cabelo antes que ele a veja como realmente é. Midge é engraçada e faz piadas desde o começo, o que é um gancho para o resto da série.

O que muda a vida de Midge completamente é o término de seu casamento. Depois de anos se dedicando a Joel, cuidando da casa e criando os filhos, ela descobre que ele tem um caso com sua secretária e após um show de stand up em que vai mal, Joel resolve largar Midge e passar a viver com Penny. E é assim que ela descobre o seu próprio dom.

A série fala com os dias de hoje
A série fala com os dias de hoje

A comédia

Mesmo antes de se tornar uma comediante, Midge já tinha uma relação com o gênero. Joel, seu marido, fazia um show de stand up comedy uma vez por semana que ela assistia com devoção, embora fique claro que Joel não é muito bom no que faz. Midge é engraçada desde o momento que a conhecemos, então, é claro que a audiência já sabe que o stand up comedy vai fazer muito mais sentido para ela do que para Joel.

Depois que Joel vai embora, Midge vai ao mesmo bar onde o marido costuma fazer shows e começa a desabafar, sem qualquer intenção de ser engraçada, mas o que ela fala acaba agradando a audiência e Midge mostra não só que é muito melhor que Joel, como também consegue uma agente (Alex Borstein) e um horário fixo no bar.

A série se passa nos anos 1950 e essa é parte da graça, já que parece duvidoso que uma mulher pudesse fazer sucesso na comédia, ainda mais sendo tão sincera quanto Midge é, nessa época. Mas é justamente isso que é interessante, Maravilhosa Sra. Maisel é uma série que fala muito mais sobre os dias de hoje do que sobre a época em que se passa, uma vez que cada vez mais são produzidas obras que têm personagens femininas como protagonistas e cuja história vai muito mais além do que suas relações com os homens de suas vidas.

O figurino de Maravilhosa Sra. Maisel é impecável
O figurino é impecável

Midge deixa então de ser uma dona de casa que vive para seu marido e seus filhos e passa a ser uma mulher que trabalha e que busca uma carreira. Essa mudança também faz com que Midge deixe para trás sua obsessão em sempre parecer perfeita, ainda que ela se mantenha uma mulher vaidosa. Ela ainda enfrenta questões que normalmente estão relacionadas às mulheres, como a criação dos filhos, mas isso dá ainda mais realidade a Midge. Óbvio que ela é uma mulher rica, vivendo em Nova York, que conta com a ajuda de seus pais (Marin Hinkle e Tony Shalhoub) e de vários empregados e que está fora da realidade de boa parte da audiência, mas ainda é possível se identificar com algumas características da personagem e com alguns aspectos da sua história.

Aspectos técnicos de Maravilhosa Sra Maisel

A primeira coisa que chama atenção é o quanto a série é cuidadosa em relação aos seus aspectos técnicos, chega até a ser impecável, em alguns sentidos. O roteiro é inteligente e divertido e o telespectador vai gostando mais de sua protagonista a cada episódio, justamente porque ela evolui e entende quem ela é independentemente de seu marido e seus filhos. A série é um produto dos anos 2020, uma vez que fala sobre os direitos das mulheres e a busca de uma mulher dos anos 1950 por sua independência, tanto em relação à sua vida pessoal, quanto em relação à sua vida profissional.

Maravilhosa Sra Maisel tem também um figurino maravilhoso, para além do óbvio, que são roupas que condizem com o período retratado. As roupas de Midge são lindas, coloridas e chamam muita atenção. A personagem vem de uma classe social alta e durante a temporada fica claro, em vários momentos, que ela se interessa muito por moda, portanto, faz sentido que ela esteja sempre bem vestida, com roupas combinando e com todo o seu figurino muito alinhado. Midge usa, por exemplo, muitas roupas rosas, que mostram a maneira otimista com que ela vê a vida.

Maravilhosa Sra. Maisel é uma série de comédia que fala sobre comediantes
Maravilhosa Sra. Maisel é uma série de comédia que fala sobre comediantes

O grande desafio de Maravilhosa Sra. Maisel é conciliar o seu elenco, que é, de maneira geral, divertido. O que acontece na série é que Midge, que é a comediante, é a única personagem que é divertida no palco e fora dos palcos. Suas piadas, inclusive no dia a dia, parecem ser propositais, enquanto os outros personagens apresentam um humor mais involuntário. Susie Myerson, a agente de Midge, é irônica o tempo todo, enquanto o pai de Migde, Abe, é paranoico, mas todas essas características fazem parte inerente da personalidade deles. Maravilhosa Sra Maisel é uma comédia, por isso, é natural que parte de seus personagens seja divertida, mas a série consegue diferenciar muito bem quem é comediante profissional dentro da trama e quem não é.

Claro que o grande destaque da série é de Rachel Brosnahan, que está perfeita no papel de Midge e que vai conquistando a audiência aos poucos, mas o resto do elenco também se sai muito bem. Alex Borstein e Tony Shalhoub também chamam a atenção.

Maravilhosa Sra Maisel é uma série divertida, com uma protagonista que muda e evolui e que ainda conversa com os dias de hoje, mesmo que fale de uma época que já passou. A primeira temporada está disponível no Amazon Prime Video.

The Marvelous Mrs. Maisel Season 1 - Official Trailer [HD] | Prime Video

Maravilhosa Sra. Maisel

Nome Original: The Marvelous Mrs. Maisel
Elenco: Rachel Brosnahan, Alex Borstein, Michael Zegen, Marin Hinkle, Kevin Pollak
Gênero: Comédia, Drama
Produtora: Amazon Studios
Disponível: Amazon Prime Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar