CríticasFilmes

Marvin, novo filme da premiada diretora Anne Fontaine

Martin Clement, nascido Marvin Bijou, escapou. Ele escapou de uma pequena aldeia no campo. Ele escapou de sua família, da tirania de seu pai e da renúncia de sua mãe. Ele escapou da intolerância, da rejeição e do bullying que sofreu por ser apontado como “diferente”. Contra todas as probabilidades, ele encontrou aliados. Primeiro, Madeleine Clement, a diretora do ensino médio que o apresentou ao teatro e cujo nome ele adotará mais tarde como símbolo de sua salvação. Em seguida, Abel Pinto, seu mentor e modelo, que irá encorajá-lo a contar sua história no palco. Finalmente, Isabelle Huppert irá ajudá-lo a produzir seu show e trazê-lo para a vida. Marvin/Martin arriscará tudo para criar esse show que representa muito mais do que sucesso: é o caminho para a reinvenção.

Marvin (Jules Porier) é um garoto lindo, de rosto angelical, que vive com uma família bruta, com pai e irmão ogros, mãe que nem queria ser mãe, num ambiente de gritos de reprimenda, álcool abundante e muitos cigarros. Além dessa família horrorosa, Marvin sofre bullying na escola, é mal tratado por garotos que o chamam de bichinha, cometem atos de violência gratuita e nojenta.

Os meninos são malvados demais, é impressionante
Os meninos são malvados demais, é impressionante

A história é contada do ponto de vista do próprio Marvin, que, ao perder uma aula de natação é levado pela diretora Madeleine Clément (Catherine Mouchet) a experimentar aulas de teatro. Ali, ele se vê diante da oportunidade de retratar sua família em representações que dão cada vez mais certo e lhe trazem mais confiança em si mesmo.

O filme vai e volta no tempo, nos mostrando Marvin como a criança que está se descobrindo talentosa num ambiente nada favorável e Marvin já adulto (Finnegan Oldfield), em Paris, conhecendo pessoas de influência no meio teatral, se relacionando com mais liberdade e fazendo sucesso com sua peça.

Charles Berling e Finnegan Oldfield
Charles Berling e Finnegan Oldfield

Devemos levar em consideração que Marvin e sua família vivem no interior da França, onde seus pais foram educados de forma antiquada e conservadora considerando o homossexualismo uma “coisa de retardado”. Parece que ninguém enxerga o garoto no meio de suas vidas conturbadas. O lar fica longe da escola e o menino sente vergonha, não deixando sua diretora o levar até em casa de carona.

Marvin sofre na escola, mas ao mesmo tempo tem fantasias com seu abusador. Ele está sempre tristonho, vive raros momentos de alegria, nem parece uma criança de verdade. De acordo com seu pai, Marvin teria uma doença mental se fosse gay, mas ele não se sente doente e percebe que somente fugindo desse universo de censura é que ele poderá se tornar outra pessoa, ou ele mesmo.

Isabelle Huppert e Finnegan Oldfield
Isabelle Huppert e Finnegan Oldfield

Marvin se inscreve na escola de teatro e é aprovado. Nesse mundo teatral ele conhece Abel (Vincent Macaigne), seu professor no conservatório. Eles cultivam uma amizade pois compartilham de experiências ruins na infância. Isabelle Huppert também está presente, fazendo papel dela mesma, ajudando Marvin a realizar sua tão polêmica peça, onde ele revisita momentos de sua infância que o moldaram quem ele é.

De acordo com a diretora Anne Fontaine, “Todo aquele vai-e-vem entre diferentes épocas da vida de Marvin parecia ser o método ideal de mostrar o duplo processo que o leva a construir sua identidade e criar uma obra de arte baseada em sua própria existência. Cria uma dinâmica que os espectadores podem brincar e isso dá um brilho para o filme”, que entra em cartaz dia 6 de setembro.

Marvin

Nome original: Marvin ou la belle éducation

Elenco: Finnegan Oldfield, Grégory Gadebois, Vincent Macaigne, Catherine Salée, Jules Porier, Catherine Mouchet, Isabelle Huppert

Gênero: Drama

Produtora: P.A.S. Productions

Distribuição: A2 Filmes e Mares Filmes

Direção: Anne Fontaine

Tags
Mostrar Mais

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close