Filmes

Musicais: Rent – Os Boêmios, 2005

Um grupo de amigos vive na boêmia e moderna East Village, bairro da cidade de Nova York. Entre eles está Mark Cohen, um cineasta nerd que ama Maureen Johnson, uma professora pública. Já Maureen sente atração por Joanne Jefferson. Roger Davis é o companheiro de quarto de Mark, sendo viciado em drogas e portador do vírus HIV. Roger é apaixonado por Mimi Marquez (Rosario Dawson), uma dançarina sadomasoquista que mora com o gênio da computação Tom Collins (Jesse L. Martin) que, por sua vez, gosta da drag queen Angel (Wilson Jermaine Heredia).

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-57055/

Rent estreou em um teatro Off Broadway em 1996, mas o filme baseado na peça só foi produzido em 2005.

O musical se passa em Nova York, no começo dos anos 90 e tem como protagonistas um grupo de artistas, vivendo seu dia a dia e sobrevivendo com pouco dinheiro. O nome da peça, inclusive faz alusão a primeira música, aonde eles perguntam se vão conseguir pagar o aluguel.

A história se foca em 8 personagens: Mark Cohen, um cineasta que acabou de ser largado pela ex- namorada, Roger Davis, um músico portador do vírus HIV e ex-viciado em heroína, Mimi Márquez, uma dançarina hispânica também portadora do vírus HIV e viciada em drogas, Tom Collins, um professor anarquista, Angel Dumont Schunard, uma drag queen portadora do vírus HIV que se apaixona por Collins, Maureen Johnson, uma artista performática, ex-namorada de Mark e que agora está com Joanne, Joanne Jefferson, uma advogada certinha, completamente diferente dos outros personagens e atual namorada de Maureen e Benny Coffin, ex-colega de quarto de Mark e Roger, que após se casar com uma mulher rica, “traiu” o amigos.

Rent foi escrito por Jonathan Larson, ele mesmo um artista de Nova York, enfrentando os mesmos problemas que os seus personagens, sendo a peça inspirada na opera La Boheme, de Pucccini.

O elenco canta La Vie Boheme.

A obra de Puccini se passa em Paris nos anos 1800, e fala sobre a epidemia de tuberculose, já Rent se passa em Nova York, nos anos 1990, e fala sobre a epidemia de AIDS. Os nomes dos personagens também fazem referência aos nomes dos personagens da opera, embora suas características não sejam necessariamente parecidas.

Rent também tem um grande espectro de representatividade. A peça tem personagens heterossexuais, gays, bissexuais, drag queens e nenhum deles tem menos voz que os outros, todos são igualmente importantes, tudo isso em uma época em que não se falava sobre representatividade. A obra também apresenta diversas formas de relações, Maureen e Joanne, Mark e Maureen, Collins e Angel, Roger e Mimi.

Mais importante que isso, Rent dá voz a pessoas que são excluídas e underdogs, pessoas que normalmente não são protagonistas e faz um retrato dos personagens portadores do vírus HIV, que hoje é comum, mas que é muito moderno para a época.

Levando em conta que o autor da peça estava profundamente envolvido na cena artística de Nova York, é seguro dizer que Rent é uma obra realista, que nos mostra o que acontecia na época. Larson infelizmente não pode ver sua peça sendo encenada, ele morreu na noite anterior a estreia da peça.

Joanne e Maureen.

Claro que o musical também fala sobre a vida particular de cada um desses personagens, suas amizades, seus romances, seus questionamentos, suas brigas, seus medos, inseguranças e suas lutas diárias para viverem de sua arte, seja ela qual for.

O filme não fez muito barulho por aqui e ainda hoje é pouco conhecido, provavelmente porque não tem muitos atores famosos e porque a peça não era muito conhecida no Brasil na época do lançamento. A atriz mais famosa no elenco é Rosário Dawnson (de Sin City- A Cidade do Pecado), que interpreta Mimi. O elenco ainda tem seis membros do elenco original reprisando seus papeis: Anthony Rapp (de Star Trek: Discovery), como Mark Cohen, Idina Menzel (que mais tarde ficaria famosa por seu papel em Wicked), como MaureenAdam Paschoal como Roger e Jesse L. Martin, como Collins.

O longa é quase literal ao musical, o que o tornou um pouco longo (2h15 minutos), mas é repleto de músicas incríveis e emocionantes como One Song Glory, Tango Maureen, Out Toonight, I´ll Cover You, Take Me Or Leave Me, a incrível La Vie Boheme e a linda Seasons Of Love. É até difícil escolher que músicas citar, porque todas as músicas de Rent são incríveis.

O elenco original da Broadway.

Rent recentemente completou 20 anos de lançamento e ganhou uma montagem nova em Nova York em comemoração. Aqui no Brasil Rent já foi encenado em 2001, e mais recentemente em 2016.

Rent – Os Boêmios é um filme que em duas horas consegue falar sobre amor, amizade, preconceito, liberdade sexual e arte e mais importante ainda, sobre pessoas que abriram mão de segurança, dinheiro e até de família, porque não conseguiam abrir mão da arte.

Tags
Mostrar Mais

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close