Não Mexa Com Ela e o assédio no local de trabalho

Em Não Mexa Com Ela temos Orna (Liron Ben Shlush), uma mãe de três filhos, que deseja trabalhar. Seu marido, Ofer (Oshri Cohen) está abrindo um restaurante e a família está com dificuldades financeiras. Quando Orna arruma emprego em uma imobiliária, ela acredita que essa é sua chance. Suas habilidades logo são notadas pelo seu chefe, Benny (Menashe Noy) e Orna sobe na empresa. Mas tudo desmorona quando ela começa a ser assediada pelo chefe.

Orna enfrenta seu chefe, Benny, em Não Mexa Com Ela
Orna enfrenta seu chefe, Benny

Independência feminina

Não Mexa Com Ela é um filme que trata sobre diversos assuntos, mas um deles é a independência feminina. Orna é mãe de três filhos e cuida da casa, mas também sempre trabalhou. Ela largou seu antigo emprego porque não via chance de crescimento. Por isso, quando arruma um emprego na imobiliária, ela se sente dona de seu destino. Orna passa a ganhar mais, e em contrapartida a ter menos tempo para a família e para os filhos.

Isso não parece ser um problema na casa de Orna, já que seu marido assume muitas das tarefas que antes eram dela e os dois parecem dividir de maneira igualitária suas obrigações. Mas o trabalho dá a Orna um novo poder, além de um certo orgulho, por mostrar sua habilidade.

Benny, Orna e Ofer
Benny, Orna e Ofer

O assédio

No entanto, o trabalho não tem só coisas boas. No começo, Orna está radiante com suas conquistas e com suas funções, até que ela nota que tem algo errado acontecendo. Tudo começa de maneira bem pequena, quando Benny, o chefe de Orna, faz um comentário sobre sua aparência, dizendo que ela ficaria melhor de cabelo solto. Orna entende aquilo como um simples elogio e passa a usar o cabelo solto. Mais tarde, ele sugere que ela compre outro tipo de roupa para uma reunião importante. Ela mais uma vez acata, achando que aquelas são dicas importantes do chefe. Na realidade, Benny já está se intrometendo na vida de Orna e ultrapassando limites.

A situação então, fica absurda quando Benny, em uma comemoração depois de uma grande venda, tenta beijar Orna, que rapidamente se afasta. Achando que essa foi uma situação única, completamente influenciada pelo álcool, Orna perdoa Benny e continua trabalhando com ele mas, naturalmente, o perigo não morre aí.

Não Mexa Com Ela fala sobre assédio no local de trabalho
Não Mexa Com Ela fala sobre assédio no local de trabalho

Não Mexa Com Ela é um filme bem didático quando mostra o assédio que Orna sofre e, mais ainda, quando mostra os indícios dele para seu espectador. Fica claro que embora Orna não esteja vendo, tem algo acontecendo.

Aspectos técnicos de Não Mexa Com Ela

O grande trunfo do filme é o seu roteiro, mas isso não quer dizer que não há preocupação com seus aspectos técnicos. Não Mexa Com Ela conta com uma boa produção, bons cenários e boa caracterização dos personagens. Os figurinos são bonitos, realistas e estão dentro da temática do filme, ainda mais quando Orna começa a fazer mudanças no seu estilo a pedido de Benny.

Liron Ben-Shlush em cena do filme Não Mexa Com Ela
Liron Ben-Shlush em cena do filme

O filme também é movido por boas atuações, como as de Menashe Noy, Oshri Cohen e claro, de Liron Ben Shlush, que carrega o filme nas costas e nos faz torcer e sofrer junto com Orna. Não Mexa Com Ela é um filme importante, porque trata de um tema sério e infelizmente, comum. É imprescindível que possamos debater o assédio, seja ele onde for.

O filme nos dá abertura para que falemos sobre o assédio no local de trabalho, onde a mulher já está, na maioria das vezes, em desvantagem. Orna, por exemplo, luta pelo seu lugar e precisa se sobressair a todos para que seja vista e, quando isso acontece, lhe acarreta uma situação terrível. Não Mexa Com Ela é um filme forte, mas necessário, com ótimas atuações, e entra em cartaz no dia 8 de agosto.

Não Mexa Com Ela

Nome Original: Isha Ovedet
Direção: Michal Aviad
Elenco: Liron Ben-Shlush, Menashe Noy, Oshri Cohen, Sarah Markowitz, Irit Sheleg
Gênero: Drama
Produtora: Lama films
Distribuidora: Pagu Pictures
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar