No Ritmo da Vida

À procura de si mesmo

Russell (Thomas Duplessie) acabou de terminar uma relação e não consegue se estabelecer como ator, então ele se muda para o interior, na casa de sua avó (Cloris Leachman), que está cada vez mais debilitada, mas se recusa a se mudar para uma casa de repouso.

Enquanto isso, ele começa a se montar como drag queen e fazer performances em um bar local ao mesmo tempo que tenta se encontrar.

Fishy Falters

No Ritmo da Vida acompanha Russell, um rapaz de 31 anos que sempre sonhou em ser ator, mas nunca conseguiu, e que recentemente terminou um namoro duradouro com Justin (Andrew Bushell). Ao mesmo tempo, ele também começou a se interessar por drag queens e criou sua própria personagem: Fishy Falters.

Russell está em busca de si mesmo em No Ritmo da Vida
Russell está em busca de si mesmo

Se sentindo frustrado e sem dinheiro, Russell acaba na casa de sua avó, Margaret, com quem ele se dá bem e que parece estar esquecendo detalhes básicos da vida, mas que se recusa a ir para uma casa de repouso. Russell resolve que vai ficar cuidando da avó na tentativa de evitar que a mãe dele, Ene (Linda Kash) a interne e, ao mesmo tempo, encontra um bar LGBTQIA+ no local, onde começa a se apresentar como Fishy Falters.

É interessante que a orientação sexual de Russell não seja uma questão no filme, sua relação com Justin não só é aceita por sua avó e por sua mãe, como também é apreciada pelas duas, que sempre perguntam sobre o ex-namorado de Russell, mas ninguém parece saber que ele é uma drag queen. Russell, na realidade, está começando e tentando se entender, suas apresentações no bar da cidade são uma forma dele se conhecer melhor e aprimorar sua drag.

Ele também passa por outros questionamentos e reflexões, como a dúvida se ele deve continuar perseguindo a carreira de ator, que nunca emplacou de fato, e um relacionamento bem estranho com Zachary (Kwaku Adu-Poku), um bartender do lugar onde ele trabalha.

Russell e Margaret
Russell e Margaret

Relação com a avó

Outro mote de No Ritmo da Vida é a relação de Russell com Margaret, sua avó. Os dois se mostram muito unidos desde o começo do filme e Russell é o único que defende a avó quando Ene propõe que ela passe a viver em uma casa de repouso.

Enquanto ele passa um tempo com Margaret, os dois se reconectam, já que Russell morava longe há bastante tempo, e essa reaproximação também o ajuda a se conhecer melhor.

Margaret parece estar esquecendo coisas e Russell percebe, com tristeza, que talvez ela não tenha muito tempo de vida, mas ela ainda se lembra de histórias do passado que envolvem a mãe de Russell e seu avô, o que também acrescenta na jornada de descoberta e entendimento de Russell.

A relação da avó e do neto é um dos temas de No Ritmo da Vida
A relação da avó e do neto é um dos temas de No Ritmo da Vida

Aspectos técnicos de No Ritmo da Vida

A produção é bem simples, o elenco é pequeno e o filme tem poucos cenários. Até o roteiro não tem muitas reviravoltas e se concentra em passar uma mensagem rápida, mas interessante. Como o filme é centrado em Russell e nas suas descobertas, o longa funciona dessa maneira.

A obra se divide de duas maneiras: Russell vivendo com a avó, e Russell como Fishy Falters, e essas duas vidas são bem diferentes. Russell não esconde sua orientação sexual em nenhum desses momentos, mesmo porque o filme não tem como intenção discutir essa questão, mas na casa da avó ele é mais discreto e se veste com roupas tradicionalmente masculinas, enquanto no bar ele se monta como drag. Isso fica ainda mais claro logo no começo do filme, quando vemos uma série de fotos de Russell quando criança na casa da avó, em uma tentativa de demonstrar a transformação do protagonista, assim como a maneira com que sua avó ainda o vê. No Ritmo da Vida parece se concentrar em mostrar que Russell está buscando quem ele é através desse meio termo.

Cloris Leachman em cena do filme No Ritmo da Vida
Cloris Leachman em cena do filme

O elenco também chama a atenção, todo mundo se sai relativamente bem e Cloris Leachman, que é muito divertida e Thomas Duplessie, que é carismático, chamam bastante a atenção. Este não é um filme com muitas reviravoltas, pois é mais focado nas mudanças que acontecem dentro de Russell, mas também não é parado.

No Ritmo da Vida é um filme que aborda questões sérias de maneira leve, mas contundente e que prende o telespectador do começo ao fim. O filme estreou no dia 3 de março.

No Ritmo da Vida

Nome Original: Jump, Darling
Direção: Phil Connell
Elenco: Thomas Duplessie, Cloris Leachman, Linda Kash, Jayne Eastwood, Andrew Bushell
Gênero: Drama
Produtora: Big Island Productions
Distribuidora: A2 Filmes
Ano de Lançamento: 2020
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar