O Cavalo Amarelo, de Agatha Christie

Uma investigação sobrenatural

Em O Cavalo Amarelo, o escritor Mark Easterbrook se vê envolvido em uma estranha série de mortes, aparentemente naturais, que só têm duas coisas em comum: sempre alguém lucra muito com cada uma delas e os nomes dos falecidos constam na lista redigida pelo reverendo Gorman na noite em que foi assassinado.

Mark então entra em contato com um lugar chamado O Cavalo Amarelo, uma casa onde supostamente, vivem bruxas, que fazem rituais de magia. Ele logo chega à conclusão de que as bruxas são responsáveis pelas mortes que vêm assolando a cidade.

O Cavalo Amarelo e o Sobrenatural

Quando se pensa em Agatha Christie, logo se pensa em alguns clichês que aparecem nas obras da escritora, como investigações intrincadas, com muitos suspeitos e detetives que muitas vezes são mais importantes do que os casos que eles investigam. Entretanto, O Cavalo Amarelo é uma obra bem diferente.

Cena do telefilme de 1997
Cena do telefilme de 1997

Primeiro que o protagonista é um personagem que só aparece nesse livro, nenhum dos detetives de Christie (como Hercule Poirot e Miss Marple) faz nenhuma aparição aqui, embora Ariadne Oliver, que também aparece em Os Elefantes Não Esquecem seja uma das personagens de O Cavalo Amarelo.

O Cavalo Amarelo também parece trabalhar com uma trama mais ampla, uma vez que ele começa com a morte de uma mulher que acabou de se confessar para um padre e com o assassinato desse padre logo em seguida. Logo são apresentadas ao leitor uma série de outras mortes, que nem parecem ter ligação.

Acesse aqui mais resenhas de livros

Não somos apresentados a todos os personagens ou pelo menos aos que são suspeitos. Os personagens vão aparecendo conforme é necessário à trama e, nesse sentido, O Cavalo Amarelo soa muito mais como um livro policial mais moderno ou um noir. No topo de tudo isso, o livro ainda adiciona uma trama que aparentemente é sobrenatural, já que tem bruxas e rituais que elas praticam.

Cena da adaptação de 2010
Cena da adaptação de 2010

Com um toque de Agatha Christie

No entanto, O Cavalo Amarelo ainda é um livro de Agatha Christie e tem alguns aspectos que são típicos das suas obras e que sempre atraem seus fãs. O livro ainda acompanha uma investigação, mesmo que ela traga elementos diversos dos que normalmente aparecem nas obras da autora.

Os métodos de investigação também são relativamente parecidos, mesmo que o detetive desse livro não seja o mesmo dos outros. Claro que Mark não tem o mesmo humor e nem a mesma inteligência ou as técnicas de Poirot, por exemplo, afinal, ele nem é um detetive profissional, mas sim, um escritor que se interessa pelo caso.

Rufus Sewell e Kaya Scodelario em cena da minissérie de 2020
Rufus Sewell e Kaya Scodelario em cena da minissérie de 2020

Christie também coloca uma série de personagens que aparecem em outros livros, como Ariadne Oliver, o Coronel Despard e sua esposa Rhoda Dawes, que aparecem em Cartas na Mesa, Dane Calthrop que aparece em A Mão Misteriosa, Mrs. Lancaster, personagem de Um Pressentimento Funesto é mencionada nesse livro e um evento de A Extravagância do Morto também é citado.

Por isso O Cavalo Amarelo tem potencial para agradar quem já é fã de Christie e quem ainda não conhece muito da autora.

O Cavalo Amarelo na mídia

O livro ganhou uma série de adaptações, e a primeira é o telefilme de 1997, que leva o mesmo nome do livro. Mais tarde, em 2010, o livro ganhou um telefilme que fazia parte da série Agatha Christie’s Marple´s, e a trama foi ligeiramente adaptada para que o caso fosse investigado por Miss Marple, que nem aparece no livro.

O Cavalo Amarelo é um livro que tem aspectos diferentes das outras obras da autora
O Cavalo Amarelo é um livro que tem aspectos diferentes das outras obras da autora

O livro também ganhou duas adaptações para o rádio, em 1993 e em 2014. Em 2020, O Cavalo Amarelo virou uma minissérie, estrelada por Rufus Sewell e Kaya Scodelario.

Talvez O Cavalo Amarelo não seja um dos livros mais famosos de Agatha Christie, mas ele pode agradar quem já é fã e atrair quem ainda não é.

Nome Original: O Cavalo Amarelo
Autor: Agatha Christie
Editora: HarperCollins
Gênero: Suspense
Ano: 1961
Número de Páginas: 240

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar