Áreas em que você pode trabalhar de casa

De Testador de Games a Desenvolvedor

A pandemia provocada pelo surgimento do Covid-19 apresentou a milhares de brasileiros uma realidade que já era comum aos trabalhadores do universo TI. Com essa primeira experiência no home office, as pesquisas no Google aumentaram sobre as possibilidades profissionais para quem quer trabalhar de casa.

Certamente, outro aspecto que aumentou a pesquisa por este tipo de trabalho foi o aumento na demissão em cargos operacionais e o fechamento de diversas empresas.

Para quem tem curiosidade e facilidade de aprendizado, as oportunidades para trabalhar de casa com tecnologia são variadas, além disso, permitem que o trabalhador possa estar em locais diferentes para a sua execução.

Principais vantagens de trabalhar de casa

  • Flexibilidade
  • Qualidade de vida
  • Comodidade
  • Conforto

Principais dificuldades de trabalhar de casa

  • Solidão
  • Perda da privacidade
  • Indefinição de horários de trabalho e de lazer
  • Falta de foco

Esse assunto tem ainda outras avaliações, inclusive, o Sebrae fez um especial que pode ser conferido aqui.

Se você ainda não teve este tipo de experiência profissional, converse com algum amigo que já trabalha em home office para receber algumas dicas mais personalizadas. Certamente elas serão bem úteis no seu período de adaptação e também nos cuidados que deverá tomar com a sua estação de trabalho.

Trabalhar de casa

Áreas para quem deseja trabalhar de casa com tecnologia

O mundo digital é bem amplo e conta com oportunidades bem diversas para todos os públicos. Homens e mulheres, jovens ou experientes, criativos ou objetivos contam com a possibilidade de trabalhar em casa em startups, empresas de comércio eletrônico e muitas outras.

Mas, trabalhar em qual função? Quais são as maiores demandas deste tipo de emprego? Pois para te ajudar nessas dúvidas, abaixo reunimos algumas das áreas com mais demandas atualmente.

Ideias de atividades para quem deseja trabalhar de casa com tecnologia

As oportunidades estão em áreas como atendimento ao consumidor, web designer, gestor de campanhas pagas, produtor de conteúdo, desenvolvedor de aplicativos e games e avaliador de qualidade. Então vamos falar sobre cada uma destas atividades!

Atendimento ao consumidor

A tecnologia está presente em todo o fluxo de interação da empresa com o seu consumidor. Hoje ele envia mensagens por chat, por e-mail ou mesmo via sistemas de chatbots. Assim, esse material é direcionado a um atendente que vai gerenciar as chamadas.

Esses pedidos são armazenados por uma ferramenta de CRM online que controla todas as informações da jornada do cliente e ajuda a ter dados para que o atendimento seja eficiente.

Trabalhar de casa

Web designer

Pessoas criativas contam com várias oportunidades para criar peças digitais. Seja para criar uma arte para ser usada em um e-mail marketing, em banners ou mesmo em toda uma dinâmica de User Experience (UX). O profissional de web designer é um dos mais antigos a trabalhar de casa com tecnologia.

Como essa área trabalha com projetos, é mais fácil controlar o fluxo de serviços e também as datas de cada entrega. Para facilitar a vida, o profissional pode eventualmente usar de soluções online como o Canva para acelerar o volume de entregas.

Gestor de campanhas pagas

Toda empresa que tem metas agressivas precisa fazer campanhas pagas em universos em que seus potenciais clientes estejam online e essa gestão precisa ser humana, mas não necessariamente no escritório.

Por isso, muitas empresas resolveram transferir a gestão de campanha pagas no Google, Facebook, Instagram, Linkedin, OLX, Mercado Livre e Taboola, por exemplo, para o trabalho home office.

Produtor de conteúdo

O mercado de marketing de conteúdo expandiu muito e está cada vez mais acirrado. Empresas estão investindo na criação de material útil e que seja eficiente na jornada do consumidor.

O produtor de conteúdo trabalha de casa e fornece material para ser usado em redes sociais, em campanhas de inbound marketing e na criação de artigos para otimização de páginas na pesquisa orgânica.

Desenvolvedor de aplicativos e games

Profissionais que atuam em áreas de ciência da computação, tecnologia da informação e análises de sistema conseguem gerenciar muito bem as suas atividades remotamente. Nos últimos anos, duas novas funções ampliaram as demandas para estes profissionais:

  • Desenvolvedor de aplicativo
  • Desenvolvedor de games

Não é segredo para ninguém que os aplicativos facilitam a vida de milhares de pessoas, deixam atividades presenciais obsoletas e faturam milhões de dólares anualmente. Inegavelmente essa demanda também é alta nos games e permite que toda a equipe envolvida trabalhe de casa em sistemas integrados por VPN, com toda a segurança necessária.

Avaliador de qualidade

Conhecido como tester ou avaliador de qualidade, este profissional atua para validar os sistemas e processos fornecidos por uma empresa para direcionar correções de possíveis falhas. O campo de de atuação é vasto e ajuda a identificar erros que possam comprometer a segurança e o faturamento de diversas empresas.

Alterações na navegação do site ou mudanças no processo de compra não são publicadas sem que um avaliador de qualidade tenha validado cada etapa. Qualquer erro pode impactar a receita por vários dias caso não exista um fluxo de testes.

Digitalização dos processos de recrutamento

Para otimizar os custos e tempo dos participantes, muitas empresas já usam soluções digitais para aplicar testes e entrevistas, acelerando o recrutamento de profissionais, sem que estes estejam presencialmente em suas dependências.

Atualmente, o melhor local para quem quer trabalhar de casa com tecnologia é o Linkedin, de forma geral. Algumas atividades contam com sites de freelas que permitem também ter uma renda extra, como são os casos de Workana e 99Freelas.

E você? Está trabalhando de casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar