O Matemático – Ética x Destruição

Stanislaw Ulam (Philippe Tlokinski) é um matemático judeu polonês de 30 anos, recém estabelecido nos EUA no ano de 1939 junto de seu irmão. Stan começa a se destacar no meio acadêmico como professor de Harvard, e chama atenção de um grupo de matemáticos e físicos. Em 1943 ele é convidado a se juntar em um estudo que está sendo feito na região do Novo México, chamado de Projeto Manhattan.

No meio tempo, Stan conhece uma jovem judia com a qual se casa e tem um filho, e a relação com seu irmão se torna mais fria e distante, depois de se mudar para Los Alamos (Novo México). Parte de sua família ainda está na Europa, e os irmãos vivem em tensão, enquanto chegam notícias cada vez mais preocupantes das ocupações dos Nazistas se alastrando pelo leste europeu. E é nessa tensão no meio da 2ª Guerra Mundial, que se passa boa parte da trama.

O Matemático
Philippe Tlokinski é O Matemático

O futuro da humanidade: uma questão moral

A narrativa dá forte foco ao envolvimento de Stan na produção da Bomba Atômica, e posteriormente na Bomba de Hidrogênio. Ele indaga, várias vezes, se a construção de uma arma tão destrutiva poderia ser usada contra a própria humanidade. O limite filosófico e moral chega ao ápice quando o matemático perde parte de sua família no Holocausto, e fica óbvio que a Alemanha Nazista está próxima de construir a Bomba Atômica.

Enfim os EUA chegam, através do projeto Manhattan, à finalização da Bomba Atômica, e todos sabemos como foi o efeito em Hiroshima e Nagasaki no Japão, umas das maiores catástrofes da História. Após a guerra, Stan se contrapõe em construir uma arma ainda pior, a Bomba de Hidrogênio, e classifica que “brincar de Deus terá suas consequências”.

O Matemático

O Matemático – Baseado em fatos

Um grande filme, com narrativa objetiva, vale cada segundo como grande referência histórica, mostrando os limites éticos e morais que permearam a criação das duas maiores armas da humanidade (Bomba Atômica e de Hidrogênio) e que definem a geopolítica mundial até os dias atuais.

O filme foi dirigido por Thor Klein e é baseado no livro/biografia (Adventures of a Mathematician) de Stan Ulam, ou seja, baseados em fatos históricos.

O Matemático - Trailer (Legendado)

O Matemático

Nome Original: Adventures of a Mathematician
Direção: Thor Klein
Elenco: Philippe Tlokinski, Esther Garrel, Sam Keeley
Gênero: Biografia, Drama
Produtora: Dragonfly Films
Distribuidora: A2 Filmes
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar