O Namoradinho – Estrelado por Twiggy

Polly Browne (Twiggy) é uma jovem tímida e insegura que trabalha na produção de uma pequena trupe teatral. Na noite em que o famoso diretor Cecil B. De Thrill (Vladek Sheybal) vai assistir à peça, Rita (Glenda Jackson) torce o pé e Polly é forçada a entrar no lugar dela. Ao mesmo tempo, ela começa a se apaixonar por Tony (Christopher Gable), o protagonista masculino da peça.

O Namoradinho é inspirado na peça The Boy Friend, escrita por Sandy Wilson e que estreou no West End em 1954. A peça foi montada em Londres em 1964, 1984 e 1995. Já na Broadway, The Boy Friend ganhou sua primeira montagem em 1954 e um revival em 1970. Em 2005, Julie Andrews dirigiu uma montagem regional de The Boy Friend. A ideia por trás da trama é fazer uma sátira aos musicais dos anos 20, especialmente do musical The Girl Friend.

Twiggy é a protagonista do filme O Namoradinho
Twiggy é a protagonista do filme

A trama de O Namoradinho

Bem simples e um pouco batida, a trama acompanha Polly, uma jovem tímida, que só se mantém na companhia teatral que trabalha porque está nos bastidores. Porém, de repente ela é jogada para a frente do palco, onde tem que interpretar a protagonista de uma peça.

É óbvio que Polly não sabe o que fazer quando começa a atuar e isso rende uma série de situações cômicas. O grande tema de O Namoradinho é justamente colocar uma personagem insegura fora da sua zona de conforto, para que ela possa mudar. É mais ou menos isso que acontece.

Tony e Polly
Tony e Polly

Polly começa insegura e tropeçando nos seus próprios pés, até que vai ficando mais segura, mais experiente e se sentindo mais tranquila em relação ao que está fazendo no palco. Mas conforme ela vai se acostumando com o palco, ela também se apaixona por Tony, que faz seu par romântico na peça.

Metalinguístico

O Namoradinho tem um aspecto metalinguístico nele, uma vez que fala sobre uma companhia de teatro e que a peça que está sendo atuada tem algumas semelhanças com o que acontece fora do palco. Na peça, a personagem de Polly também está apaixonada pelo personagem de Tony, que por sua vez, não sabe muito bem o que quer, mais ou menos como na vida real.

Polly se apaixona por Tony, o protagonista da peça
Polly se apaixona por Tony, o protagonista da peça

O filme não tem grandes reviravoltas, pois apresenta uma trama simples, onde o telespectador consegue adivinhar o final de maneira bem rápida, mas é divertidinho e soa quase como uma comédia romântica.

Aspectos técnicos

O Namoradinho tem um roteiro relativamente simples, mas pode agradar quem gosta de comédias românticas e é um filme divertido, bem leve, ideal para quem quer se distrair.

Ele também se sai muito bem na sua ambientação, os cenários são bonitos e os figurinos muito bem feitos, e nos remetem aos anos 1920, embora ainda tenham aquele ar de anos 1960 e 1970. A presença de Twiggy dá um certo charme ao filme, ela não é a melhor atriz do mundo, mas tem olhos grandes e expressivos e é carismática, o que ajuda a construção da sua personagem.

A trama de O Namoradinho é simples, mas divertida
A trama de O Namoradinho é simples, mas divertida

O musical tem muitas cenas fantasiosas que parecem se passar só na cabeça de Polly e que são bem-feitas no longa, e também divertem o telespectador. O Namoradinho não é uma grande obra cinematográfica, mas cumpre o que se propõe.

As músicas

As músicas que fazem parte da trilha sonora são praticamente as mesmas que estão na trilha sonora do musical. Entre elas estão Perfect Young Ladies, The Boy Friend, Won’t You Charleston with Me?, I Could Be Happy with You, You Are My Lucky Star e All I Do is Dream of You.

Boa parte dos números musicais são encenados no palco, enquanto os personagens estão atuando na peça, o que pode agradar quem não gosta tanto de filmes musicais, mas alguns desses números começam no palco e extrapolam para as fantasias, o que é comum em musicais como All That Jazz – O Show Deve Continuar e Chicago, por exemplo, mas que podem parecer um pouco surreal para quem não está acostumado com o gênero.

Os números musicais de O Namoradinho acontecem, em sua maioria, no palco
Os números musicais acontecem, em sua maioria, no palco

O Namoradinho também tem um grande número de músicas, tendo ao todo 25 números musicais, enquanto Os Miseráveis, que é cantado do começo até o fim, quase como uma ópera, tem 20. Isso também pode incomodar quem não gosta de números musicais em excesso.

O Namoradinho é um filme divertido e sem muitas pretensões, que tem um elenco que se sai bem e uma trama, que embora, simples, entretém o público.

O Namoradinho

Nome Original: The Boy Friend
Direção: Ken Russell
Elenco: Twiggy, Christopher Gable, Max Adrian, Bryan Pringle, Murray Melvin
Gênero: Musical, Comédia, Romance
Produtora: Russflix
Distribuidora: Metro-Goldwyn-Mayer
Ano de Lançamento: 1971
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar