O que aconteceria após um holocausto nuclear?

Hoje, pelo menos oito países mantem estoques de armas nucleares armazenadas em seus territórios. Preocupados com as consequências de uma possível guerra atômica, cientistas norte-americanos do Centro Nacional de Pesquisa Atmosféricas criaram modelos de computador para simular um conflito em Índia e Paquistão; países que foram escolhidos justamente porque possuem bombas de impacto menor do que as conservadas por EUA e Rússiia, por exemplo. Na simulação, cada bomba teria a mesma intensidade daquela lançada sobre Hiroshima durante a segunda guerra. Entenda como o conflito repercutiria no resto do mundo.

Guerra:

Cada lado detona 50 bombas em megacidades do país vizinho. O impacto das explosões é sentido em todo o planeta.

Na hora:

As explosões produzem 5 milhões de toneladas de carbono negro que entram na estratosfera. A temperatura nessa área aumenta 70ºC. Já que o carbono absorve boa parte do calor do Sol.

Depois:

Cinco anos após as explosões a temperatura na estratosfera ainda está 30ºC mais alta do que era antes.

Menos Ozônio:

Como resultado do aquecimento da estratosfera, o tamanho da camada de ozônio diminui entre 20% (nas latitudes médias) e 60% (nas latitudes altas)

Mais Raios UV:

o índiceUV atinge picos de 21 em vários pontos do planeta, inclusive na América do Sul (um índice UV entre 8 e 10 já é considerado “muito calor”)

Seca:

A quantidade de chuva na terra diminui 6º nos primeiros quatro anos e mais 3% no quinto ano. Uma década depois do fim da guerra, a quantidade global de precipitação ainda é 4,5% menor que era antes.

Frio:

Já que a temperatura média na superfície da terra diminui 1,25ºC. Parece pouco, mas é a temperatura média mais baixa dos últimos 1000 anos. E esse frio vai durar pelo menos 25 anos.

Gelo:

A quantidade de oceano coberto por gelo cresce nos dois hemisférios. No Antártico, ela pode resultar num aumento de até 75% da superfície congelada. Isso também influencia no resfriamento da terra, já que o gelo reflete mais luz solar para o espaço.

Fome:

A combinação de temperaturas baixas e altos índices de radiação UV tem grande impacto na agricultura. O resultado é uma epidemia de fome global, que pode afetar 2 bilhões de pessoas.

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar