O Quebra-Cabeça e a necessidade de valorização

Agnes (Kelly Macdonald) é uma dona de casa frustrada, que cuida dos filhos e do marido. Ela não recebe o crédito que merece. Até que no seu aniversário, ela ganha um quebra-cabeça de mil peças, que ela monta com bastante rapidez. Então, Agnes descobre que é muito boa com quebra-cabeças e resolve participar de um campeonato em dupla com Robert (Irrfan Khan), um homem que acabou de conhecer.

O Quebra-Cabeça tem uma trama interessante, que visa falar sobre o tédio que assola a vida da maioria das pessoas.

Kelly Macdonald é Agnes
Kelly Macdonald é Agnes

Agnes

O filme ganha pontos porque tem como protagonista uma mulher. E também porque fala sobre a relação dela com sua família, composta só de homens. Agnes é uma dona de casa que cuida de todos. Ela é dedicada e perfeccionista. Na primeira cena do filme, a acompanhamos arrumando, servindo e limpando a casa durante uma festa. Só depois descobrimos que, na realidade, a festa é dela. Ou seja, Agnes não pára nem para aproveitar seu próprio aniversário.

Kelly Macdonald e Irrfan Khan em cena do filme
Kelly Macdonald e Irrfan Khan em cena do filme

Raramente ela recebe um elogio, um agradecimento ou sequer um reconhecimento pelo seu trabalho. Os homens da sua vida, simplesmente entendem que ela não faz mais do que a sua obrigação.

O tédio e a falta de reconhecimento

A própria Agnes não consegue ver o seu valor. Embora ela cuide da casa, faça compras, cozinhe e depois limpe tudo todos os dias, ela acha que “não faz nada”. Quando Agnes começa a montar seu primeiro quebra-cabeça, ela vê isso como uma diversão para os poucos momentos em que ela não está ocupada. É só mais tarde que ela percebe que o quão boa ela é.

Agnes então, conhece Robert, um campeão de quebra-cabeças que procura uma parceira para um campeonato. Ele é a primeira pessoa que lhe dá algum valor, nem que seja só em relação a sua habilidade com o jogo. Mais tarde, Robert passa a conhecer Agnes como pessoa. Assim, a distinção entre o tratamento que ela recebe em casa e o tratamento que ela recebe de Robert é maior ainda.

Agnes e Robert participam de um campeonato
Agnes e Robert participam de um campeonato

Mesmo assim, é importante ressaltar que o marido de Agnes não é abusivo nem violento. Ele não a maltrata, ele é apenas egoísta e acredita que uma vez que ele trabalha e provém o sustento da família, é obrigação da esposa cuidar de tudo que diz respeito a esfera doméstica.

Os quebra-cabeças e, depois, o campeonato, também são as primeiras coisas que Agnes faz por si própria. Todas as outras tarefas que ela tem na vida são em função de sua família. De uma certa maneira, o interesse pelo jogo faz com que Agnes retome a sua própria vida.

Um encontro de solitários

A relação entre Agnes e Robert começa como uma relação de parceria, quase que de trabalho. Eles se encontram toda semana para treinarem a sincronia para o campeonato, mas enquanto eles se debruçam sobre as peças dos quebra-cabeças, os dois acabam se aproximando.

Kelly Macdonald como Agnes
Kelly Macdonald como Agnes

Primeiro Agnes conta a Robert sobre a sua vida e depois, acontece o contrário. O que o espectador pode ver na tela é que os dois são pessoas solitárias, que não se sentem compreendidas por quem está ao seu redor e que claro, tem interesse por quebra-cabeças. Dessa maneira, um serve de consolo para o outro, enquanto eles tentam tomar as rédeas de suas vidas e de suas decisões.

Os dois lidam com quebra-cabeças com relativa facilidade, mas não conseguem resolver os dramas das suas próprias vidas. Que dirá juntar as suas peças. Como o próprio Robert diz durante o filme: não se tem qualquer controle sobre a vida, mas o quebra-cabeça é lógico.

Aspectos técnicos de O Quebra-Cabeça

O Quebra-Cabeça se passa, basicamente, em um subúrbio americano e isso fica muito claro durante o filme, por causa da direção de arte. O filme usa muito de cores pastéis e padrões de cores combinando. Já quando Agnes vai à cidade, vemos cores mais vibrantes, que deixam claro que o que o espectador vê agora é Nova York.

Irrfan Khan como Robert
Irrfan Khan como Robert

O elenco do filme também chama a atenção, uma vez que tem atores relativamente novos que desempenham bem os seus papéis (Bubba Weiler, Austin Abrams e Liv Hewson) e atores já conhecidos. Kelly Macdonald está ótima no papel principal, assim como David Denman, que interpreta o marido, e que de fato, deixa a plateia pelo menos irritada com suas atitudes mesquinhas e egoístas.

O Quebra-Cabeça fala sobre o dia a dia das donas de casa, e de como o seu valor raramente é reconhecido. Inclusive por elas mesmas. Mas também fala sobre dar a volta na própria vida e perseguir seus objetivos, por você mesmo.

O filme entrou em cartaz no dia 15 de novembro.

O Quebra-Cabeça

Nome Original: Puzzle
Direção: Marc Turtletaub
Elenco: Kelly Macdonald, David Denman, Irrfan Khan, Daniel Stewart Sherman
Gênero: Drama
Produtora: Big Beach Films
Distribuidora: Sony Pictures

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar