Os Grandes Impostores, de Jan Bondeson

As Verdadeiras Histórias por trás de Famosos Mistérios Históricos

Em Os Grandes Impostores: As Verdadeiras Histórias por trás de Famosos Mistérios Históricos, Jan Bondeson analisa alguns casos famosos de identidades supostamente trocadas. Além disso, esses casos são todos históricos e que nunca foram resolvidos.

Uma nova interpretação

No livro, o autor fala sobre casos históricos, que de fato aconteceram, portanto é importante ressaltar que este é um livro de não ficção e que trata de casos reais. Quando o lemos, é impossível não reconhecer o trabalho de pesquisa de Bondeson. Afinal, ele entra nos mínimos detalhes sobre as histórias.

Jan Bondeson - Os Grandes Impostores
Jan Bondeson

Outro ponto interessante do livro é que o autor nos apresenta fatos novos sobre os mistérios. Bondeson também nos dá a sua própria opinião sobre o fato retratado, deixando o leitor ainda mais curioso.

No entanto, se você procura um livro que dê certezas dos fatos que apresenta, Os Grandes Impostores pode não ser uma boa escolha, uma vez que muito do que o autor coloca no livro são suposições e teorias.

Teorias

Por outro lado, este é o livro ideal para qualquer pessoa que goste de teorias da conspiração, já que a obra nos apresenta diversas delas. Os Grandes Impostores é um livro intrigante, que deixa o leitor preso. É impossível soltá-lo, pelo menos, antes de terminar o caso que se está lendo.

Gravura do último Delphin da França
Gravura do último Delphin da França

É natural que o livro agrade quem tem um interesse geral por história, assim como pessoas que tem interesses específicos pelos temastratados no livro. Mas nada disso impede que outras pessoas se divirtam e aprendam lendo a obra de Bondeson.

Casos abordados em Os Grandes Impostores

Entre os casos abordados estão a história do último Delphin da França, o filho de Maria Antonieta e Luis XVII, que, depois da queda dos seus pais, foi trancafiado em uma masmorra. No entanto, depois de um tempo, surgiram diversos boatos dizendo que o menino tinha escapado e vários supostos Delphins apareceram, reivindicando o título.

A história de Kaspar Hauser, um homem que dizia ter sido criado em uma cela escura e isolado, também aparece no livro. Ninguém nunca soube dizer exatamente quem era Kaspar Hauser. Mas Bondeson nos apresenta algumas teorias sobre sua origem, e uma delas até remete à nobreza.

Assim como a história de um homem que alegava ser o herdeiro da baronesa de Tichborne. O verdadeiro herdeiro supostamente teria morrido aos 25 anos. Mas, sua mãe, que não aceitava sua morte, começou a ouvir boatos sobre a possibilidade do filho ainda estar vivo. Por isso, ofereceu uma recompensa para quem pudesse trazer informações.

Gravura de Kaspar Hauser - Os Grandes Impostores
Gravura de Kaspar Hauser

Considerações finais

As histórias observadas são interessantes e contém muitos detalhes para serem explanadas de maneira simples e rápida. Mas a leitura certamente vale a pena.

Os Grandes Impostores: As Verdadeiras Histórias por trás de Famosos Mistérios Históricos é um livro onde terminamos a leitura com muito mais informações do que tínhamos antes. O fato da escrita de Bondesan ser simples e fluir de maneira rápida, torna a leitura, além de interessante, extramente poderosa. Ou seja, só melhora tudo.

Nome Original: Grandes Impostores: As Verdadeiras Histórias por trás de Famosos Mistérios Históricos
Autor: Jan Bondeson
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Não ficção, história
Ano: 2004
Número de Páginas: 384
Fechar
Fechar