Pastor Cláudio, uma luz sobre o regime militar

Pastor Cláudio acompanha uma conversa entre Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos direitos humanos e o Pastor Cláudio Guerra, ex-chefe da polícia civil, que participou de crimes na época da ditadura.

O documentário é filmado na forma de uma conversa entre Cláudio e Eduardo, onde o segundo faz perguntas em relação ao período abordado e o Pastor as responde. Também somos apresentados a algumas fotos da época.

Naturalidade

Um dos diferenciais de Pastor Cláudio é justamente a naturalidade que é passada durante o filme. Pastor Cláudio não é um documentário clássico, já que ele não colhe depoimentos e nem mostra pontos de vista diferentes. O que o público acompanha é uma conversa entre Cláudio e Eduardo.

Pastor Cláudio observa fotos de vitimas da ditadura
Cláudio observa fotos de vitimas da ditadura

Nós escutamos a história de Cláudio de acordo com as perguntas de Eduardo. Mas não aparece nenhuma outra pessoa que contradiga o que Cláudio tem a dizer. Nem o próprio Eduardo, que na teoria, é o exato oposto de Cláudio, dá suas opiniões próprias e nem há necessidade disso.

Toda essa naturalidade em filmar também chega ao espectador e parece que estamos acompanhando uma conversa no bar. Também é muito natural a maneira como Cláudio conta as histórias. Mesmo que elas envolvam excussões e incinerações ilegais, é quase como se ele não sentisse o que fez.

O espectador acompanha cenas de depoimentos da comissão da verdade e de familiares de desaparecidos em Pastor Cláudio
O espectador acompanha cenas de depoimentos da comissão da verdade e de familiares de desaparecidos

Um outro homem

Não existe justificativa para a naturalidade do Pastor, mas ele diz que hoje é outro homem, o que, na cabeça dele, justificaria a frieza com que ele conta histórias tão brutais.

No entanto, Cláudio parece ser sincero no que diz, mesmo porque ele não poupa detalhes e é bem claro em relação aos crimes que cometeu, embora ele não pareça arrependido.

Mesmo assim, o que ele conta não é só interessante, mas também é muito importante. Da mesma maneira que Cláudio não se poupa, ele não poupa outras pessoas. Cláudio cita alguns nomes, inclusive de pessoas que nunca foram punidas. E como fala de maneira bem explícita, ficamos conhecendo mais sobre casos emblemáticos como o de Vladimir Herzog.

O filme é uma conversa entre Cláudio e Eduardo
O filme é uma conversa entre Cláudio e Eduardo

Aspectos técnicos de Pastor Cláudio

Os aspectos técnicos de Pastor Cláudio são relativamente simples. O filme todo se passa em uma sala onde Cláudio e Eduardo conversam, e eventualmente vêem fotos que são mostradas em um teleprompter. Naturalmente que a pesquisa deve ter sido enorme, afinal Eduardo faz as perguntas a Cláudio, cita diversas pessoas desaparecidas e vários acontecimentos da época da ditadura.

Além das fotos, o público também assiste, assim como Eduardo e Cláudio, cenas de depoimentos da comissão da verdade e de familiares de desaparecidos políticos.

É muito importante que a gente de fato fale sobre o aconteceu no regime militar, e isso nem sempre acontece. Infelizmente, existe uma tendência a simplesmente jogar esse período do Brasil para debaixo do pano. É por isso que filmes como Pastor Cláudio são extremamente importantes, afinal, ele nos conta, em primeira mão, fatos sobre o período que provavelmente não são do conhecimento de todos.

Cláudio e Eduardo em Pastor Cláudio
Cláudio e Eduardo

O formato do filme, que aproxima o espectador, também se torna cansativo ao longo do tempo, já que não há muitos cortes e permanece basicamente na sala onde os dois homens estão. Mas isso não tira o mérito do filme, que joga luz sobre um período tão assombroso do país e que precisa ser de conhecimento geral.

Pastor Cláudio entra em cartaz no dia 14 de março.

Pastor Cláudio

Nome Original: Pastor Cláudio
Direção: Beth Formaggini
Elenco: Cláudio Guerra, Eduardo Passos, Ivanilda Veloso, Marival Chaves, Maria Helena Vignoli
Gênero: Documentário
Produtora: 4 Ventos Comunicação
Distribuidora: ArtHouse
Ano de Lançamento: 2017
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar