Quando as Metralhadoras Cospem

Um filme de gangster diferente

Na época da lei seca, os gangsteres Fat Sam (John Cassisi) e Dandy Dan (Martin Lev) disputam território, até que Dandy Dan cria uma arma capaz de aniquilar qualquer inimigo.

Enquanto isso, Bugsy Malone (Scott Baio), que leva a vida de maneira despreocupada, se apaixona pela aspirante a cantora, Blousey Brown (Florrie Dugger) e, como os dois não tem dinheiro, ele passa a aceitar qualquer trabalho, inclusive de Fat Sam.

As coisas se complicam mais ainda quando Tallulah (Jodie Foster), a namorada de Fat Sam, se interessa por Bugsy, causando ciúmes em Blousey e raiva em Fat Sam e colocando Bugsy ainda mais dentro dos negócios ilegais do gângster.

Florrie Dugger e Bugsy Malone - Quando as Metralhadoras Cospem
Florrie Dugger e Bugsy Malone

A origem de Quando as Metralhadoras Cospem

Este é o primeiro filme de Alan Parker, que também é responsável por seu roteiro. O filme é uma sátira aos filmes de gangsteres e é ligeiramente baseado em acontecimentos da época da lei seca e nas histórias de Al Capone e Bugs Moran.

Quando as Metralhadoras Cospem tem, no entanto, alguns diferenciais, como os números musicais e o fato do elenco ser composto inteiramente por crianças com menos de dezessete anos. Para fechar esse pastiche, a arma criada por Dandy Dan atira apenas tortas.

Quando as Metralhadoras Cospem é uma sátira aos filmes de gangsters
Quando as Metralhadoras Cospem é uma sátira aos filmes de gangsters

A ideia é bem original e divertida, mas pode soar um pouco estranha para os dias de hoje, uma vez que o filme tem várias cenas de crianças se comportando como adultos, tanto em cenas violentas – que não são tão violentas, porque geralmente envolvem tortas -, quanto em comportamentos que emulam a sedução, o que acontece especialmente nas cenas envolvendo a personagem de Jodie Foster.

Um típico filme de gângster

Todos os aspectos são comuns aos filmes de gangsteres. Aqui acompanhamos Bugsy, um jovem que não deseja se meter em nenhuma encrenca, mas que não consegue evitar. Ele vive em uma cidade dominada por gangsteres, onde Fat Sam e Dandy Dan disputam território.

Bugsy se apaixona pela inocente aspirante a cantora, Blousey Brown e tudo que o casal quer é se mudar para Hollywood e viver feliz para sempre. Em busca de dinheiro, Bugsy aceita fazer trabalhos para Fat Sam, e conhece Tallulah, a namorada do gângster, que se interessa por Bugsy.

Jodie Foster como Tallulah - Quando as Metralhadoras Cospem
Jodie Foster como Tallulah

Quando as Metralhadoras Cospem tem tudo que é necessário em um filme do gênero: um protagonista de bom coração que deseja mudar de vida, uma mocinha inocente e apaixonada, gangsteres perigosos e que dominam a cidade, uma moça sedutora e potencialmente perigosa e muitos tiros.

Aspectos técnicos

Quando as Metralhadoras Cospem é um filme bem produzido, que se preocupa bastante em criar o ambiente. A trama se passa nos anos 1920 e os figurinos, maquiagens e penteados condizem com a época, colocando o público dentro da história. O longa se encaixa dentro do gênero dos filmes de gangsteres, que tem aspectos estéticos bem característicos, e é isso o que vemos aqui: meninos de terno, com armas na mão, meninas com cabelos curtos e maquiagens fortes, cenas de tiroteios e performances em cabarés.

A ideia é fazer piada com os filmes do gênero e tudo funciona muito bem, embora algumas das situações possam não ser muito bem vistas atualmente. O filme simula cenas de violência, já que todos os tiros disparados são na verdade, tortadas na cara, mas é um pouco mais explícito em relação às cenas que simulam uma sexualidade adulta.

O elenco é composto só por crianças
O elenco é composto só por crianças

É justamente a iniciativa de colocar crianças atuando em um filme com temas tão adultos que faz de Quando as Metralhadoras Cospem um trabalho que se destaca.

O filme tem ainda boas atuações, uma vez que apresenta atores mirins interpretando papeis adultos, e entrega atuações que misturam seriedade com humor. John Cassisi interpreta um típico gângster bonachão e consegue ser assustador e absurdamente divertido ao mesmo tempo, e Jodie Foster está perfeita no papel, embora seja adulto demais para ela.

As músicas

As músicas foram compostas por Paul Williams especialmente para o filme. As crianças que fazem parte do elenco apenas dublam, já que as músicas foram gravadas por adultos.

O longa é extremamente bem ambientado
O longa é extremamente bem ambientado

Entre as músicas que fazem parte da trilha sonora estão Bugsy Malone, Tomorrow, I’m Feeling Fine, My Name Is Tallulah, Down and Out e You Give a Little Love.

As músicas empurram a trama para frente, mas algumas delas são interpretadas no palco como canções de cabaré, uma vez que o longa tem personagens que são artistas.

Quando as Metralhadoras Cospem é um filme divertido, que mergulha nos clichês dos filmes de gângster, mas traz uma abordagem completamente inovadora, fazendo do longa um feito inédito e até hoje, nunca repetido.

Quando as Metralhadoras Cospem (1976) Dublagem Parisi Vídeo

Nome Original: Bugsy Malone
Direção: Alan Parker
Elenco: Scott Baio, Jodie Foster, Florrie Dugger, John Cassisi, Dexter Fletcher.
Gênero: Músical, Comédia
Produtora: Robert Stigwood Organisation Ldtd., Bugsy Malone Productions, Goodtime Enterprises, National Film Finance Corporation, National Film Trustee Company, Rank Organisation
Ano de Lançamento: 1976
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar